Por que não tem nenhuma distro Linux brasileira que pode ser considerada um grande caso de sucesso? Como funciona o Distrowatch? Respondemos a essas e mais perguntas no Diolinux Responde de hoje!
Cara eu nem conheço uma distro brasileira sequer
Pode começar com a minha: TigerOS
Resumindo muito: é caro, nós vivemos num país com uma moeda desvalorizada, cada post custa 6x mais caro pra nós, e como já ganhamos menos que a maioria fica complicado furar a bolha, mesmo no Brasil é difícil, não é que não quer ou que não tem estrutura (em alguns casos é, mas nem sempre) só é caro, o Tiger OS por exemplo, o orçamento é negativo, o projeto conseguiu 400 computadores para doação mas como fazer publi disso?
o problema não é ser brasileira. o problema é que já existem tantas distros para os usos mais específicos e diferenciados que fica difícil de alguma nova se destacar. de vez em quando surge um kurumin mas é bem raro. principalmente depois que lançaram o ubuntu, ficou muito difícil de algumanova e desconhecida conseguir se destacar.
Distrowatch não pode ser ponto de referencia pois os dados é fácil de ser manipular.
Em relação as tais ditros br esta faltando foco e criar algo fora da caixa.
Defina: fora da caixa
Tudo que não esta na caixa…
Isso de “…desenvolvido para facilitar a vida de todos…” já tem na caixa.
Mas o que seria tal nível de disrupção?
Desculpe me intrometer, mas imagino que seja no sentido de “oferecer coisas que ninguém oferece”, tipo o Kurumin, que tinha os Ícones Mágicos que era uma coisa que poucas distros tinham - senão, nenhuma - lá em 2003, quando o Kurumin surgiu.
Posso estar completamente errado, mas imagino que seja realmente isso.
Cara, o problema é que ninguém usa algo só por conta da sua origem. O produto primeiro deve agradar o visual e depois a praticidade do usuário. É simples, basta pergunta de onde vem o Iphone, um monte de usuário vai dizer errado. Logo, não devemos focar o motivo de não haver um distro brazuca famosa seja por questão de sua origem, mas sim por causa de que no mercado, as distros brazucas são só mais um grupinho.
Temos três EXCELENTES distribuições de Linux criadas, mantidas e desenvolvidas no Brasil: BigLinux, Regata OS e Tiger OS.
Resenhistas no estrangeiro já fizeram análises altamente elogiosas do Big e do Regata, pelo tanto de facilitam a vida dos usuários e por sua beleza. O espaço para games do Regata impressiona os gringos muito positivamente!
O fator limitante dos projetos brasileiros é que são pequenos ou muito pequenos. Os recursos para divulgação são muito limitados. E a condição de “projeto da periferia do mundo” é mais uma barreira.
Tipo???