Por que " de repente" muitas distribuições Linux estão abandonando a base Ubuntu em favor da base Arch?

Tenho notado que “várias” distros, como PearOS e Ultima Edition e tantas outras, cada vez mais têm migrado da base Ubuntu para a base Arch. à que se poderia atribuir isso? Lembro que antigamente, quase todo novo projeto, principalmente, remaster tomava Ubuntu por base, mas, agora parece que a coisa está se diversificando cada vez mais.

Também notei isso

Imagino que seja pelo fato da Canonical estar indo cada vez mais pro lado corporativo, e adicionando coisas no sistema que são de maior interesse de grandes empresas. Eu mesmo gosto de ter um sistema apenas com coisas que vão ser úteis pra mim, e hoje em dia uso Debian no desktop e Arch no notebook, pra mim é perfeito.
Mas não sei se é realmente esse o motivo, até porque eu suponho que as distros que forem adotar o Ubuntu como base tenham a liberdade de remover recursos que não acharem pertinentes.

Salve, tudo bem contigo?

Parte desse movimento se deve ao efeito Valve + Steam Deck. Durante muito tempo, usar uma distribuição baseada em Ubuntu era praticamente sinônimo de ter acesso à tecnologia mais amigável, apoiada em uma experiência sólida.

Sempre foi possível alcançar algo semelhante com uma base Arch, mas o Steam Deck ajudou muito a popularizar esse ecossistema. Somam-se a isso os avanços do Plasma nos últimos anos.

Também não dá para deixar de mencionar as distros imutáveis baseadas em Fedora, que vêm ganhando espaço impulsionadas por esse interesse crescente em um Linux que “simplesmente funciona”.

Abordamos um pouco dessa discussão em um episódio recente do Diocast. Não é que o Ubuntu tenha ficado ruim de uma hora para outra, o que aconteceu é que a concorrência evoluiu bastante e está cada vez melhor.

:vulcan_salute:

O problema do arch no momento se chama aur.

Pelo que vejo aqui no site está sofrendo ataque roda hora.

Eecomendo usar flatpak

As motivações e que e algo feito especialmente para o “usuario”

Tudo bem atualizado/alta segurança

Desempenho e estabilidade(nada de bugs para zerar o filesystem e causar dor de cabeça pro usuario)

E o melhor sem bigtechs por tras…(canonical manda no projeto debian então ninguem quer uma empresa anti-usuario por perto)