Por que as pessoas gostam tanto do tema do Mac OS?

[Textão kkk] Talvez seja por uma questão de detalhes no design. Vou chutar:

Cores: por padrão, o MacOs vem com diferentes tons de cinza, fazendo bom contraste de cores entre esses tons, o branco e o azul. Além de não cansar as vistas, deixa o sistema com uma carinha mais sofisticada e polida. Até o Google Chrome tem usado cinza por padrão (sempre troco por uma interface escura, e sempre volto para o cinza padrão rs). Se formos comparar com as janelas do Windows que é quase toda branca, esse cinza dá uma grande diferença.

Design das janelas: Os botões das janelas são diferentes, coloridos e bonitinhos hehe. Tem efeito blur/transparente em algumas partes e os cantos são arredondados (parece bobagem, mas dá diferença).

Ícones: muita gente gosta. O porquê não sei, mas deve se porque eles são bem coloridos e combina com aquela Dock. Não não sou muito fã dos ícones do sistema (mas gosto das cores azuis das pastas).

Dock: Como a maioria das pessoas passam um bom tempo com Windows (pelo menos aqui no Brasil), aquela dock + a barra superior acaba sendo um diferencial em relação à mesmice da barra de tarefas do Windows.

Enfim, pode ser por tudo isso que falei ou simplesmente por marketing + status que tem o MacOs kkkk

6 curtidas

Eu tenho preconceito com temas que imitam os outros sistemas como Windows e MAC, é como se a pessoa quisesse uma MAC ou Windows usando Linux.

1 curtida

Eu uso tanto o tema de aplicações quanto de shell do mac mojave no gnome e são temas bem fluídos, mas tema de ícones prefiro o papirus que é o mais bem trabalhado.

3 curtidas

Tipo pra você pagar de cheio da grana que tem um PC de R$5000, mas não gastou nada kkkkk

3 curtidas

kkkkkkkkk, pessoalmente gosto de deixar o sistema parecido com um pouco de tudo aquela barra do “padrão do Windows” em cima uma dock parecida com a do Mac embaixo e uma outra barra na lateral para funcionar como aquela dock do Gnome-Shell, gosto de juntar o que eu acho que tem de bom de cada mundo, rsrssrssr.

5 curtidas

Brincadeiras à parte… eu até entendo um Linuxer querer imitar o MacOs pela bela interface, porém um Hackintosh é meio complexo de configurar pra um iniciante e até mesmo um usuário médio…

Agora querer deixar o Linux parecido com o Windows é o cúmulo do bizarro, pq o sistema está ali, só bootar e instalar… mas tirando os gamers e adobe users… muita gente quer passar longe das janelinhas do Tio Bill rs.

4 curtidas

Eu diria que não é nem pelo tema em si, mas si pela filosofia e pela rigorosidade que a Apple tem por trás do desenvolvimento do layout em seus sistemas. É uma das coisas mais bem trabalhadas e lineares quando se trata de design. E a Apple é exigente quanto a interface de seus produtos. Tem todo um padrão de desenvolvimento e que deve ser seguido ponta a ponta pelos desenvolvedores.

E o resultado disso são inúmeros dispositivos, aplicativos, sistemas operativos e ambientes gráficos que tentam copiar ou usar a Apple como referência, por causa da linearidade, da padronização e pela excelência na construção de interfaces.

7 curtidas

Sanderdsz você pode usar um tema que chama elementary X. Eu te recomendo usar esse script, caso vc nao conheça: GitHub - btd1337/elementary-script: A tiny script that helps you perform necessary tasks after you install Ubuntu based systems as elementary OS, Linux Mint and Ubuntu itself. It saves your post-installation time. Esse script pemite vc instalar esse tema.

4 curtidas

Obrigado meu caro, vou fazer este teste hoje mesmo!

1 curtida

Logicamente a Apple tem um time de designers que ditou tendências no mundo, tendo um refinamento especial com a interface de suas aplicações e sistema como um todo. Gosto é pessoal, mas em relação a primor de interface, não que seja minha preferida, eles estão um degrau acima de outros players de mercado. Mas a minha resposta ainda é “modinha”, é bonito, muito gente tem desejo de ter um MacBook, usar o OSX… Customiza pra ter seu “Apple” em casa kk.

2 curtidas

Nem sei por que!! por que será? :thinking:, creio que assim como Windows, o Mac tem sua padronização, e por isso as pessoas que os utilizam estejam habituadas a suas configurações… bom dia.

2 curtidas

Também desisti de usar ícones like macOS pela inconsistência. Experimentei o tema de ícones Papirus no RadiX do Raul Dipeas e depois eu mesmo personalizei meu Xubuntu usando o Papirus porque ele não deixa furos na interface, cobre todos os ícones de todos os aplicativos que uso, menus do sistema, “bandeja” do sistema, ícones na tray, etc.

2 curtidas

Mas deixar o Linux parecido com o Windows ajuda nos casos de migração de alguns usuários mais resistentes que usam o computador pra atividades triviais, mas acham o Linux coisa de outro mundo. Um ambiente de trabalho mais familiar/parecido com o Windows ajuda a quebrar essa resistência. Aí você fala pro usuários que nunca mais aqueles pen-drives cheios de vírus vão bagunçar o computador dele e pronto, está quebrada a resistência. :rofl::rofl::rofl::rofl:

3 curtidas

Entendo perfeitamente e concordo com sua opinião… acho que o maior problema é que parte dos usuários são acomodados, tem preguiça de aprender coisas novas… e só aprendem quando lhes convém…

Um exemplo disso são os usuários que migram do PC com Windows p/ o Mac… Porque será que não existe essa resistência em aprender a usar o Mac/Os e em alguns casos, até em aprender a usar o terminal do Mac ?? (e antes que digam que a pessoa que compra Mac é profissional em algo, eu posso dizer que tem gente que conheço que comprou apenas por “status” e usa só pra navegar na internet e coisas triviais… mas como na carcaça tem uma maçã faltando um pedaço… se acham o máximo… isso sim é “modinha” rs)

3 curtidas

Gosto, simplesmente isso, tudo se resume a gosto.

Não entendo até hoje porque a galera se incomoda com isso da pessoa deixar o Linux parecido com Windows ou MacOS. Um SO é muito mais do que só o visual, tem toda a filosofia por trás, a forma de utilizar o sistema, o conjunto de ferramentas, a pessoa pode muito bem achar que Window/MacOS tem um visual lindo, mas querer usar Linux no dia a dia, pra desenvolvimento, pra lazer, pra jogos.

Tem uma galera que acha que gostar de Linux é odiar qualquer outro sistema, mas não é bem isso. Linux se trata de liberdade, liberdade de deixar seu sistema do jeito que você quiser (tanto que Linux não tem um “visual padrão”, temos inúmeras DEs a nossa disposição), do jeito que mais te agrada e que você se sinta confortável usando, e se esse jeito for deixando o visual parecido com o do Windows/MacOS, ótimo.

Não é uma crítica ao post, mas sim à uns comentários que vi aqui.

3 curtidas

Eu já tive um Mac e usei macOS até a vensão High Sierra e, pessoalmente, gosto do visual dele, mas sem os programas que uso no Linux e a forma que os instalo ou tendo de comprar tudo que eu precisar pra realizar algum trabalho fica difícil porque o equipamento em si já é bem caro. Fora o tempo que eu gastaria pra configurar tudo, coisa que no linux posso resolver com apenas um linha de apt pra instalar quase tudo que eu preciso.
Mas é preciso reconhecer que um eco-sistema completo da Apple é show, a integração de telefone, tablet e computador é muito boa, nem poderia ser o contrário pelo preço que custa.
:vulcan_salute:

1 curtida

Eu também gosto do visual do MacOs, por isso que deixo minhas máquinas com Xubuntu com esse tema… Mas o sistema real em si, pra mim não tem muita utilidade pelos mesmos motivos que os seus… falta de programas e tudo custando o olho da cara… Eu tenho uma máquina Hackintosh, mas só montei por curiosidade e está com o High Sierra instalado, mas fica parada e logo vai ter Linux nela

Esclarecendo a alguns que o meu repúdio pelo Windows (não a quem usa) é uma questão mais pessoal… eu uso desde a versão Windows 3.1 e acompanhei toda a “evolução” desde problemático sistema, por isso que evito temas e interfaces que lembram ele… mas como foi dito em algum lugar aqui… “gosto é gosto”… muita gente que não acompanhou a evolução e ja caiu de pára-quedas direto no Windows 10, acha o sistema lindo…só que quem usa sabe dos problemas que existem “debaixo do capô”

2 curtidas

Mas o Windows não é padronizado a cada grande update o sistema ganha um novo padrão de layout, tema e ícones, atualmente tem 4 estilos visuais:

  • Classic que é aquele tema “quadrado”
  • Aero que é aquele mais arredondado que a maioria dos programas usa
  • Metro aqueles programas flat
  • Fluent a evolução do metro

É bagunça maior que no Linux

2 curtidas

e um padrão que a grande maioria das pessoas gostam… kkkkkk

1 curtida

Existem alguns motivos. Um deles é para tentar fazer aquele Mac OS de araque, sabe, tipo um clone.
Outro é só porque a Apple conseguiu criar um tema de fato bonito, em contraste ao Tudo preto no branco ou tudo branco no preto, como o Windows 10 é nativamente.

Eu estaria mentindo se eu disser que também não tentei a mesma coisa. Mas a real é que dá para tentar clonar a aparência do macOS nas principais interfaces gráficas, como o Gnome e Plasma. No Gnome fica um pouco mais parecido por causa da forma que o GTK funciona, embora o Plasma use Qt da mesma forma que o Aqua do macOS, assim não só a tecnologia é a mesma, mas a possibilidade de deixar mais parecido está mais próxima.

Ou pode ser só dedo nervoso mesmo. Como essas interfaces são completamente customizáveis, algumas pessoas tem prazer em modificar e tentar deixar parecido com outro sistema ou deixar a gosto. Eu mesmo sou uma dessas pessoas, heh…

4 curtidas