Devido ao chaveiro do sistema que faz a gestão de senhas, também tenho o Void e ele pergunta sempre pela senha de sincronismo do Vivaldi via Flatpak, mas não consigo alterar esse comportamento de estar sempre a pedir senha quando o abro.
Pelo que eu percebi, só pede senha se você configurar para entrar automaticamente sem digitar a senha. Digitando a senha no login, não irá pedir senha para abrir o navegador, discord, etc.
Antes de abrir o Chrome / Chromium / Firefox pela primeira vez, eu vou na central de configurações (KDE System Settings) e desabilito a “carteira de senhas” (KDE Wallet). – Daí, nunca mais pede senha quando abro o navegador.
O chaveiro do sistema vai continuar pedido senha independente do login automático ou não, basta remover as entradas relacionadas ao Google Chrome e Chromium no “Senhas e Chaves” do gnome.
Essa senha é solicitada para desbloquear o chaveiro de sessão, que é uma espécie de “cofre” que armazena senhas de aplicativos como Google Chrome, senhas de autenticação para armazenamento em rede (para o gerenciador de arquivos), etc.
Como já foi mencionado aqui, a senha é solicitada caso você tenha configurado o sistema para entrar automaticamente no seu usuário, sem pedir senha. Do contrário, o chaveiro é desbloqueado automaticamente quando você desbloqueia o computador.
Pode acontecer também de você alterar a sua senha de usuário. Nesse caso, o chaveiro vai voltar pedir que você digite a senha, e nesse caso você deverá inserir a senha antiga, para que o “cofre” criptografado possa ser desbloqueado. Então a sua senha do chaveiro será atualizada automaticamente e ele não vai mais solicitar nas próximas vezes.
Alguns sugerem desabilitar o chaveiro, excluir, ou ainda criar um sem senha. Eu não acho recomendável pois, se fizer isso, as senhas serão armazenadas na sua pasta pessoal sem criptografia. E isso não é bom para a segurança, mesmo que você seja o único usuário da máquina e não a utilize fora de casa.
Como é que desbloqueio o chaveiro no XFCE, se ele não tem nenhuma ferramenta de chaveiro como o KDE?
Tenho login manual do Void e cada vez que inicio o Vivaldi via Flatpak, ele pergunta pela mesma senha do chaveiro.
Parece que, mesmo que as exclua, elas voltam dos servidores de senha em uma nova sessão. Ou seja, se eu entendi bem, a sua proposta funciona, apenas, dentro de uma sessão.
Olá, pessoal. Acho que encontrei a resposta do porquê da solicitação da senha: parece se tratar de um bug não solucionado desde 2016. Alguém sabia disso?