Por que a ISO do Debian é tão grande?

Recentemente eu tava passando umas ISOs para meu pendrive com o ventoy, e eu reparei que a ISO do debian tá com quase 4 gigas! Existem alguma razão do por que disso?

1 curtida

A ISO padrão do Debian, disponível no site, tem menos de 1GB, é chamada de netinstall pois precisa de internet para baixar os programas e ambiente gráfico.

Essa ISO de 4GB que você baixou provavelmente é a full que já contém os pacotes de todos os ambientes gráficos inclusos na ISO, sem precisar baixar da internet.

1 curtida

Bem-vindo @Ultimate_Quack

Atualmente, praticamente as ISOs de praticamente todas as distros, que funcionam no modo Live, tem esse tamanho, até mais.

Isso é pela necessidades de apresentar diversos programas, para quem não conhece, ou quem está sem conseguir acessar o Windows, mas precisa de uma ferramenta específica (como uma suíte office), dentre outros fatores.

1 curtida

Tem os liveinstall tmb que vem com instalador calamares
Gnome KDE e outras eles preinstalam muita coisa como libreoffice, isso almenta muito o tamanhoas é so remover depois ou usar o netinstall.

2 curtidas

Olá @Ultimate_Quack !

A atual iso do Debian 13 com GNOME (Live) (debian-live-13.2.0-amd64-gnome.iso) tem cerca de 4,1 GB.

Desses 4,1 Gb, 3,3 GB é o arquivo de imagem compactado que contém toda a estrutura de arquivos e diretórios do LiveCD, chamado filesystem.squashfs:

Ao descompactar esse arquivo filesystem.squashfs, você consegue visualizar melhor o que está consumindo espaço na iso:

Ou seja, no caso da iso do Debian 13, o que ocupa mais espaço na iso são os arquivos de tradução, que estão no diretório /usr/share. Só o LibreOffice ocupa 1,2 GB.

O LiveCD vem com todos os pacotes de idiomas instalados (fontes, arquivos de ajuda em vários idiomas, etc). Isso ocupa bastante espaço.

1 curtida

Ataa, deve ser por isso então, se bem que o site deles é confuso eu lembro de ter baixado a iso netinstall (eu acho) e ter entre 2 a 3 gigas.

Se você acessar o site www.debian.org e clicar nesse botão de download aí vai baixar a ISO netinstall, que atualmente tem cerca de 800 MB.

2 curtidas

Aproveitando, esse tópico é interessante para saber mais sobre o Debian:

2 curtidas

todas as respostas acima explicam e não explicam o tamanho. nos anos 2000 tínhamos um cd de 700mb onde cabia um debian completo, com firefox (não me lembro o nome na época), libreoffice (cujo outro nome também não lembro), gimp etc. tudo em 700mb porque a internet era discada.

e o libreoffice também tinha tradução para outras línguas.

mas era época do kde/gnome 1:

image
KDE 1

image
GNOME 1

Era de se esperar que toda essa tosquice ficasse menor após a compilação. E o kernel não era um kernão, mas um kerninho muito mais modesto, com muito menos dispositivos para guardar módulo em suas entranhas.

Nos dias atuais ainda temos distros magrinhas, como o Tiny Core:

Mas repararam o que receberão como interface gráfica? Muito menos elaborada que as que conhecemos e usamos.

2 curtidas

Firefox era o Mozilla com a famosa logo do dinossauro, e o OpenOffice. Época que era embasado de instalar porque dependia do Java que dava uma trabalheira danada. Lembra do tanto de tutorial e scripts só para instalar o Java?

3 curtidas

Não lembro se tinha como instalar o Netscape no Linux, o Mozilla era meio bugado… Nessa época o KDE fazia a diferença konqueror, kwriter, Amarok…

Também era chato instalar o plugin do flash… ainda bem que esse acabou! Obrigado Apple!

O site de pesquisa era o alta vista e a diversão era o bate papo do UOL :laughing:

3 curtidas

tinha a porquera do flash também. rsrsrsrsrsrsrs

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.