Por que a interface MATE é tão pouco comentada?

É estranho mesmo. Se não fosse o KDE – meu DE favorito – eu acho que eu usaria o MATE.

2 curtidas

Realmente também uso no mint mas poças pessoas falam sobre está aí uma boa pergunta PORQUÊ?

1 curtida

o MATE está na 3ª posição das DEs que mais gosto, atrás apenas do KDE e Cinnamon.
Usei o Ubuntu MATE e Linux Mint MATE, sempre gostei.

1 curtida

Você vê que com a excessão do @anon48453804 que fez um comentário um pouco mais elaborado, geral também não entende isso. E considerando que esse é um tópico ainda sem resposta, é algo difícil de se entender.

1 curtida

Sobre o problema de tearing que eu mencionei, ele completará 1 ano no dia 21 de março, e até agora não foi corrigido, apesar de ser uma tarefa simples pelo que disseram.

1 curtida

“Seja quente ou seja frio, não seja morno que te vomito.”
( Apocalipse 3:15-16)

O Mate é morno. Não é bonito como o Cinnamon,o KDE e o Gnome, nemé leve e funcional como o XFCE, o LXDE e o LXQT.

3 curtidas

Será que o problema é no MATE ou da GPU? Será que da pra corrigir pelos links?:

https://www.diolinux.com.br/2014/09/tela-cortando-com-placas-nvidia-no-ubuntu.htm

Esse workaround funciona com o driver antigo da Intel (xserver-xorg-video-intel), mas não funciona com o driver moderno (xserver-xorg-video-modesetting), este é o problema. Com o driver atual o Mate não tem tearing, não é necessário nenhum workaround, mas o bug na biblioteca do Debian impede que a função funcione corretamente.

3 curtidas

Afirmaram que o MATE não seria leve nem funcional.
É leve, sim. Fica no nível do XFCE em consumo de recursos.
Aliás, o XFCE no padrão é feio. O MATE no padrão é mais interessante.
Não resisto ao ambiente com duas barras e menu clássico dividido em três itens.

3 curtidas

Essa é uma pergunta que eu também faço as vezes, o MATE (mesmo com essa interface “diferenciada” dele) é uma ótima interface.

2 curtidas

Ah, como o @Sergio_H comentou em outro tópico, a pronúncia é toda em castelhano (Caja - carra, como dito em “carioquês”, MÁTE, com sílaba tônica no A), o que é bem legal num ambiente majoritariamente anglófono…

3 curtidas

Pq é um fork do Gnome2 de quase 20 anos atrás, e ninguém hj mais quer usar uma interface defasada.

Muita gente a usa sim, principalmente por causa do Mint.
O fato de não comentarem muito sobre ela se deve mais a um outro aspecto que é: normalmente a principal razão para se comentar sobre uma interface gráfica está relacionada a sua customização, portanto, apesar de naturalmente ela ser passível de customizações, existem DEs bem mais propensas para isso.

2 curtidas

Há quem preferia os Gnomes antigos aos atuais, eu sou um dos casos…

2 curtidas

O “GNOME 2” e uma das grandes maravilhas do Linux kkkkk mas não da pra entender pq pouca gente usa se tem uma produtividade alta

3 curtidas

Não diria defasado, Mate apenas está seguindo o conceito do Gnome 2, pode parecer que não mais Mate é bem mais utilizado do que se imagina ( não tenha como base somente no fórum), sem contar que todo ano é lançado uma nova versão e tem uma comunidade ativa. Não é atoa que as principais distros mantém o Mate como opção.

6 curtidas

E olha que antes muitos usavam, mas quando chegou o 3, foi a mesma coisa que rolou agora com o 40: Muitos não gostaram.

2 curtidas

Exato, veja a lista das distribuições que usam MATE:
MATE is available via the official repositories for the following Linux distributions:

Sem contar que ela também está disponível em algumas versões de SO’s baseadas em UNIX:

Isto é uma verdade, embora creia que o MATE poderia facilmente ser colocado como no grupo das “leves”, embora seja a menos de todas elas.

Certamente. Não digo que é o caso do Mac OS, que piorou, mas não vi nenhuma vantagem nas novas versões. Quem viveu o Linux na década de 2000 não imagina o tanto que Gnome 2 era absurdamente à frente de qualquer outra interface gráfica. A do Mac OS é que chegava perto, e isto graças a um recurso fabuloso de pesquisa e indexação que tinham na época.

Meus dois palitos
É morno. Talvez algum dia eu olhe para todas e pense: “devia ter usado mais tempo”. Mas ao mesmo tempo, PC tem uma lógica diferente de carro. Se a interface fosse um automóvel, MATE certamente seria a mais usada, porque tem aquilo do Onix e Corolla: não se sobressai em nada, mas é igualmente mediano em tudo.

5 curtidas

“Focar em oferecer apenas a mesma experiência saudosista do GNOME 2 não é algo ruim necessariamente. Mas creio que em 2021 exista cada vez menos público para isso.”

7 curtidas

Relembrar compiz fusion ativou minha sede por uma experiência saudosista.

4 curtidas