Por qual motivo você usa(ria) o Fedora?

Eu vejo muita gente elogiando o Fedora, dizendo que é uma ótima distro, e eu já usei ela algumas vezes, confesso que é uma distro boa, mas nunca consegui achar nada além disso, o que sempre faz ecoar na minha cabeça que ela é uma distro superestimada.

O único ponto fraco que eu poderia citar dela é a experiencia do usuário do instalador, mas qual é o ponto forte? Isso que me intriga, muitos iriam dizer “Ela tem a melhor integração com o Gnome”, ok, isso é válido, mas eu consigo fazer qualquer distro ter uma boa integração com o Gnome com um pouco de esforço, não é uma feature do fedora em si mas uma integração que os desenvolvedores fazem.

Eu já usei muitas distros, e decidi por ficar no Arch Linux só por causa do AUR, eu não acho ele uma distro sensacional, mas tem uma feature dele que me faz gostar da distro, eu não possso ter AUR no Ubuntu.

Eu não quero plantar treta aqui, quero que quem usa ou conhece mais sobre o Fedora justifique o porque dele não ser uma distro superestimada como sempre me aparentou, é uma distro boa, mas eu sempre sinto falta da “Killer Feature” que deixaria ela ótima.

4 curtidas

Já fui usuário, gostava da estabilidade mas a parte muito obrigatória do “free” me fez deixar de lado
Como fui pro mageia não sinto falta do fedora já que gosto dos RPM kkkkk mas usaria se fosse pra usar o GNOME(que e a única coisa que chama a atenção praticamente)

2 curtidas

“feature killer” isso pode ser relativo para cada um…para alguns usuários é a escolha do tema de ícones! e tudo bem…

Por exemplo, para mim é a combinação RedHat + Fedora. São duas coisas (empresa + comunidade) porém uma depende da outra e esta parceria rendeu e rende até hoje muito desenvolvimento, suporte, empregos e inovações de tecnologias open source… que acabam beneficiando todos projetos que “orbitam” o Linux e suas tecnologias, por trabalhar com uma cultura de “upstream first” e os 4F’s.

5 curtidas

Faço das suas minhas palavras, fora que é estável uso a anos e nunca passei por borós que passei em outros sistemas incluindo o arch citado no tópico

2 curtidas

Acho o Fedora uma das distros que mais trás novidades embarcada a cada lançamento é uma porta de entrada para recursos novos para Red Hat e comunidade como um todo, nessa versão 34 além do Gnome 40 temos Systemd-oomd, Compressão Zstd, Pipewire, GCC11, LLVM 12 entre outras, e sem contar que é uma distro bem estável.

Gosto do Fedora mais sou do lado based-debian da força :rofl:

4 curtidas

Já usei o Fedora e eu gostei, uma distro bem estável, só sai dela porque queria esperimentar outras distros. O fedora também traz os repositórios dnf, que na minha opinião são mais bonitos visualmente. A distro também é uma “Rolling release” o que significa que ela sempre virá com os recursos mais novos e atualizados. Sem dúvida uma distro excelente, hoje estou no Arch, porém eu voltaria a usar o fedora.

1 curtida

Fedora, pessoalmente, eh a segunda melhor distro. Eu gosto do Gnome padrao e nao tenho odio do RPM, alem de ser uma das mais inovadoras no mercado, varias tendencias comecaram la e vieram para o mercado depois.

Mas, ainda sou user de Archlinux, pois tem os mesmos beneficios do Fedora, alem de ter o Pacman + AUR.

1 curtida

Para mim o ponto principal do Fedora é inovação tecnológica.

Como foi falado pelo @fastos2016, “feature killer” realmente pode ser percebido de forma diferente pelas pessoas.

O Fedora não é tipo de distro que por si só modifica interfaces e/ou cria “facilitadores” para serem usados pela própria distro, ao invés, disso, o sistema reflete muito das iniciativas da Red Hat e da própria comunidade de desenvolvimento Open Source em torno do Linux, trazendo para o sistema ferramentas novas e recém desenvolvidas, por isso, muitos chamam o Fedora de “campo de testes”.

Por exemplo, o Fedora foi uma das primeiras distros a trazer o Wayland como padrão, anos atrás ainda, uma época que ele nem funcionava tão bem assim, hoje, é uma das primeiras a trazer o Pipewire, também foi uma das primeiras a trazer o novo GNOME 40, também foi uma das primeiras a trazer o Systemd, com o Flatpak, e assim por diante. Um grande destaque seria o OSTREE com o Fedora Silverblue, que desde hoje é uma forma de imaginar como seria um sistema com atualizações atômicas, baseados em snapshots e pacotes confinados.

Querendo ou não, a adoção dessas novas tecnologias pelo Fedora, acaba ajudando a tecnologia a desenvolver mais rápido, porque mesmo em estágios iniciais, ela é meio que “colocada em produção”, permitindo que as coisas avancem mais rápido.

E claro, é uma forma da Red Hat testar e debugar tecnologias que poderão ir parar no RHEL, o produto principal deles, em termos de sistema operacional, depois de já ter sido testado no Fedora, no CentOS Stream, assim quando chegar no RHEL, já terão poucos bugs.

Se isso, em particular, não chamar muito a sua atenção, talvez a “feature killer” do Fedora, não seja um fator para você. Eu acho uma distro interessante para ver “o amanhã” do mundo Linux, sendo que outras distros geralmente esperam um pouco até tecnologias amadurecerem um pouco mais para adotarem.

10 curtidas

A “feature killer” do Fedora é INOVAÇÃO!

7 curtidas

:wave: Uso fedora por ter novas tecnologias, sendo estável

8 curtidas

Eu usaria porque os programas normalmente são recentes, contexto:

Pra quem vem do windows como eu, está acostumado a ir no site do programa, baixar e instalar a versão mais recente. Já nas distro baseadas em ubuntu vejo uma versão mais antiga mesmo sendo uma distro com versão recente.

Ex: um dos primeiros programas que instalo em um pc é o qbittorrent, no windows e no fedora vou baixar a 4.3.5, nas ubuntu based está a versão 4.2.5, isso me dá uma sensação de que essas outras distros são velhas e desatualizadas. E eu não sou avançado o suficiente para usar arch e seus derivados rolling release.

Sei que o tópico não é comparar o fedora com as outras, mas eu precisa trazer essa explicação do porquê eu usaria o fedora.

3 curtidas

Uma maneira também de pegar os softwares mais atuais mesmo usando uma distro LTS é baixar em versões flatpak e snaps como exemplo o Qbitorrent. Só q meu pensamento é o seguinte: Preciso de um programa pra baixar torrent e gosto do Qbitorrent, baixo o Qbittorrent do repositório do Ubuntu 20.04. OK, está numa versão mais antiga do q a do site. Mas consegue realizar a tarefa q é baixar torrent? Sim! Então pra mim não há nenhum impacto em usar softwares um pouco mais antigos. Se eu preciso de alguma feature mais nova posso recorrer a ppa ou a pacotes snap, flatks ou appimage. Mas sejamos honestos a maioria aqui não vai precisar usar a ultima versão de um Qbitorrent ou um Libreoffice, porq vão conseguir realizar sua tarefa nas versões disponíveis na sua distro. Outro exemplo: Necessito de ter a ultima versão blaster plus ultra do rhytmbox para ouvir meus mp3? Não! A que está no repositório irá executar os mp3. Com exceção dos navegadores q estes sim por questão de segurança e suporte a novos recursos na web é adequado que estejam sempre atualizados.

3 curtidas

eu tenho toc e isso me incomoda ¯_(ツ)_/¯

3 curtidas

Nesse caso vc deve procurar tratamento rs.

2 curtidas

o fedora é o tratamento :v

5 curtidas

Cara, sinceramente? Ela foi a única distro que eu instalei e falei pra mim mesmo “é essa”. Vem com tudo recente, tudo que eu tento fazer funciona sem ter que fazer gambiarra, sempre está atualizada, tem o gnome puro e atualizado, com outras distros eu passava raiva em uns pontos nada específicos, bug de att, app que fica cagado na DE, gnome cheio de personalização, pacote que para de funcionar e por aí vai. Eu aprendi muito nos Debian based, porém, hoje em dia, não utilizaria não. Eu sempre tinha a sensação de um produto feito pelas metades nas outras distros. Como o Fedora não tenta inventar quando se trata de DE, ele é extremamente simples. E tudo nele faz sentido visual, porque ele não personalizou, apenas te entregou o que você pediu. O meu ponto de hoje gostar muito do Fedora é esse. Simplicidade e inovação perfeitamente equilibradas.

9 curtidas

Motivos por quais eu quase usei o fedora é: Gnome mais limpo, gosto da aparência do DNF, e pelo oque eu tendi, as atualizações chega mais rápido neles e eu gosto disso.

1 curtida

O pouco que consegui testar do Fedora na prática e não em VMs, encontrei apenas um, talvez dois problemas que, apesar de não ser um “Ó Deus, que coisa ruim, INUTILIZÁVEL”, já era o suficiente para me desanimar um pouco.

• O processo de instalação para usuários intermediários ou com um pouco de conhecimento não é tão difícil, porém convenhamos, não é tão intuitivo.
  • Por algum motivo o DNF é EXTREMAMENTE lento para mim. Não sei se é algum problema com minha rede, computador, provedor de internet, etc…
    Exemplo: Utilizar o neofetch e demorar para carregar o número de pacotes pois o DNF ficava “pensando”.
    O autocomplete com o tab no terminal acontece a mesma coisa quando procurando pacotes para instalar. Novamente, não é algo que faça o sistema ficar inutilizável, porém me incomodou um pouco.

Acho que tirando esses motivos acima, não vejo o porquê não utilizar. Distro sempre se mantendo atualizada, um gnome bem puro (Preferência de usuário a usuário, eu prefiro), trazendo tecnologias novas, tem uma grande comunidade e tem um “feeling” mais “profissional”, não sei se é por ser algo mais voltado ao trabalho? Pelo menos essa é a sensação que ela me traz.

5 curtidas

+1, foi outra coisa que me fez desanimar com o fedora… Mas não sentia total dependência

2 curtidas

Pra solucionar esse “Problema”, é só fazer o processo abaixo:

1 - Abre o terminal
2 - sudo nano /etc/dnf/dnf.conf
3 - Adiciona isso na ultima linha: fastestmirror=True
4 - Pronto.

3 curtidas