Por onde começar (VPS)

Navegando por aí vi um pessoal que hosteava seu próprio servidor de E-mail, armazenamento online, etc. Curti bastante a ideia e fui dar uma pesquisada mais a fundo, porém, obviamente, é algo mais trabalhoso e que exige certo conhecimento técnico, coisa que não tenho. Alguns conceitos como SSH, por exemplo, eu só ouvi falar, mas não sei como usar a ferramenta.

Apesar das minhas limitações quanto ao tópico, ainda gosto da ideia e gostaria de fazer o mesmo, porém, como dito, não manjo nadinha do assunto. Minha pouca experiência com Linux é limitada ao desktop. Aí que entra a ajuda de vocês: o que preciso aprender para criar/fazer a manutenção do meu próprio servidor de email e armazenamento online? Recomendam algum curso?

Eu começaria por um web host, bem mais simples e as ferramentas já estão instaladas e operacionais.

O VPS passa a ser interessante quando você quer rodar serviços além dos padrões, necessita de controle total sobre o servidor. Claro que todo esse controle vêm com a dificuldade de vc ter que configurar tudo.

Pra brincar de VPS, vc pode instalar uma distribuição linux em uma máquina virtual (sem interface gráfica) e configurar os serviços que vc quiser, em especial um servidor LAMP bem simples e instalar gerenciadores de conteúdo. Se fizer isso vc já terá rompido a barreira inicial de configuração da sua própria VPS.

Já cursos eu não sei o que recomendar… geralmente adquiri conhecimento através da leitura das wikis das distribuições, em especial a do Arch que é bem completa e muito se aplica a demais distros.

2 Curtidas

Opa, valeu! Vou pesquisar algumas coisas que você citou sim. O LAMP mesmo não conhecia.