Por onde começar quando está no zero?

Feliz ano novo! Gente, eu sou recém formado em medicina e ao formatar meu pc e pesquisar sobre segurança me deparei que não sei absolutamente nada de tecnologia/programação… Não sei nem o que fazer em um cmd ou configurar uma rede de wifi…
Bom, decidi que quero aprender, após ver vários vídeos do canal eu me interessei muito por cybersecurity e programação, principalmente ao descobrir que ela estimula muito o racicionio lógico.
Eu decidi que quero aprender e sei que é do zero, decidi começar por Python, porém preciso de um curso ou algo do tipo com o conteúdo organizado em ordem, junto com projetos para colocar o conteúdo aprendido em prática, como hoje em dia existem 9887382 cursos, gostaria de pedir a vocês opiniões e dicas, tudo será de extrema ajuda. Ao ver vídeos como os do Diolinux vi que não sei nada de nada, e quero muito aprender. Obrigado desde já!

Rapais, nada contra querer aprender, mas é que a sua área de medicina não requer nenhum conhecimento sobre o que acontece debaixo do capo de um carro(computadores).

Dito isso, se quer seguir em frente, para programação, a primeira coisa e que é uma necessidade fundamental para programar é saber e estudar “lógica de programação” sem isso vc não sai do lugar.

O Python a qual vc escolheu é uma linguagem de programação interpretada, ou seja ela precisa de um software que interprete o código programado no arquivo de script e este programa que interpreta ele trata da execução do algoritmo que esta no arquivo de script.
Ela é uma linguagem que contem muitas abstrações, isso torna ela mais fácil do programador entender o código programado.

O melhor curso de Python que posso recomendar para quem está começando é o do canal Curso em Vídeo no YouTube.

Eu diria que nesse canal você tem tudo o que precisa para começar a programar quando se fala em vídeo aulas. É claro que existem outros cursos excelentes como você bem disse, mas vou ficar por aqui e recomendar só este mesmo.

Não tem projetos a serem construídos nesse curso, mas eu penso que nesse momento eles não são necessários. Tem muitos exercícios para praticar (uma playlist inteira).

A comunidade Python é uma das melhores (a melhor na minha opinião) e eu recomendo que você se envolva. Entre nos grupos para ajudar e ser ajudado também. A comunidade que eu recomendo é a do canal do Eduardo Mendes do Live de Python no Telegram. O canal dele também tem conteúdo de altíssimo nível sobre Python.

Se você quiser um livro, tem o Pense em Python que é aberto e gratuito. Ele também está disponível em versão impressa para a compra.

Programação não costuma ser uma coisa muito fácil, mas pode ser bastante divertido aprender esse negócio. Então, divirta-se!

3 curtidas

Legal ver essa atitude de se aprofundar nas ferramentas que temos disponíveis! Eu sou um pouco assim também, inclusive por diversas vezes procurando informações de medicina, sempre preocupado em ouvir as pessoas com maior formação na área.

Embora não pareça, uma ferramenta que poderá te ajudar muito são as planilhas eletrônicas. É uma forma diferente de programar, com cada célula funcionando como uma etapa do algoritmo. Algo que sai de algumas informações e as processam para chegar em outras. A base é usar a função SE(condição; então isso; senão aquilo). Encadeando vários SE e várias células com SE, uma planilha pode ser uma forma alternativa de programação ao já conhecido algoritmo em texto.

Além dessa forma simples de programação, o Libreoffice (que eu recomendo por ser open source e bastante sólido no código da sua planilha Calc) ainda aceita scripts em python, podendo aumentar ainda mais o poder de suas planilhas.

Também não posso esquecer das funções das planilhas como base de dados e de consolidação de dados através de tabelas dinâmicas, que são uma mão na roda quando vc precisa gerenciar pequenas quantidades de dados como por exemplo, finanças do mês ou base de clientes.

Por onde começar?

Bem, programação começa a se aprender com lógica de programação. Não importa a linguagem, muitas vezes se começa com linguagem natural, como por exemplo “me leve ao meu trabalho com o meu carro”. Parece simples, mas facilmente essa atividade poderá demandar mais de 200 linhas de instruções, entre elas rotinas de abastecer o carro, rotinas de manutenção semanal/mensal, além claro daquela última linha de código “dirigir pelo caminho selecionado” depois que vc já garantiu que o carro está OK e vc sabe o caminho (afinal vc não quer multado por dirigir o meu carro que está com o IPVA atrasado, e depois dizer que não sabia kkk)

Além disso o exercício de lógica pode até ser “gamificado” e há diversos jogos que exploram essa dinâmica onde vc precisa desvendar o quebra cabeça, ou então partir de pequenas atividades pra conseguir cumprir um objetivo.

Já sobre tecnologia fica difícil dar dicas quando o assunto é tão grande. Mas daí use a mesma tática que vc fez agora: use o fórum! Aqui é um excelente ponto para pesquisa e, caso não ache a resposta, coloque uma nova pergunta que há dezenas de pessoas que estão querendo ajudar. O começo é meio complicado, mas tudo é complicado quando não se sabe.

1 curtida