Olá @Diones, welcome a comunidade Diolinux Plus
Primeiro o Linux em si é um Kernel, ou seja vamos entender como um programa apenas. O Sistema Operacional Windows tem seu próprio Kernel. Um Sistema Operacional consiste de vários programas trabalhando juntos, o Kernel é um deles.
Então vamos conhecer a enorme variedade de Sistemas Operacionais baseados no Linux kernel, conhecidos como “Distros”, então indico você a navegar neste link:
Assim como o Sistema Operacional Windows ou o Mac da Apple, temos o Ubuntu da Canonical, Mint, Fedora, Manjaro, Opensuse, Arch, Gentoo, Debian, Pop!_OS da System76, Zorin, Elementary entre vários outros. Tem um Sistema Operacional mais bonito que o outro. Então oque você mais gostar deste link, comece a pesquisar sobre ele. Por exemplo você gostou do Ubuntu, então joga no Google vai em imagens, veja alguns vídeos sobre, vai no site deles.
A diferença dos Sistemas Operacionais baseados no Linux Kernel com o Sistema Operacional da Microsoft ou o da Apple o Mac, até mesmo o Android(ele é baseado em Linux kernel) da Google é a modularidade. O Windows você instala e pronto para funcionar. Hoje os Sistemas Operacionais baseados em Linux kernel estão no mesmo nível, instalou e é só usar mas você vai ver termos como Gnome, KDE, XFCE, LXqt, Cinnamon. Oque é isso? Eu disse que Sistemas Operacionais são um monte de programas trabalhando juntos, neste caso estes termos são programas que tomam conta do Ambiente do Desktop. O Windows tem o dele. Mac tem o dele. Isto tudo você vai aprendendo com o tempo.
Finalizando, dá uma olhada no link, veja qual você gostar mais vai no site baixa a ISO e tenta instalar no computador. Se não gostar você pode trocar, pois além da enorme variedade de Sistemas Operacionais baseados em Linux kernel existentes, eles são gratuitos! Então não tenha medo de testar! Só uma dica, sempre faça back ups dos seus dados, especialmente se você quer continuar usando o Windows e testar outros Sistemas Operacionais baseados no Linux Kernel.