Por onde aprender Linux?

Boa noite, pessoal!

Como o próprio título sugere, gostaria de dicas de por onde estudar Linux. Pra facilitar, vou estabelecer meus objetivos. Não quero virar um expert, não quero ser um profissional nem trabalhar na área. É apenas curiosidade de saber resolver pequenos problemas comuns do dia a dia, entender o que tá acontecendo.

Não pretendo querer dominar distros mais difíceis como Arch. Sempre gostei da base Debian/Ubuntu e pretendo ficar nela. Mas ainda sou muito iniciante, apesar de usar linux como SO principal há mais de 5 anos. Não entendo conceitos básicos como particionamento de Discos, tabelas de partição, sistemas de arquivos, quais partições criar, ponto de montagem (entendo que não é exclusivo de Linux, mas sempre que vou instalar uma nova distro do zero, tenho que pesquisar como fazer certinho e com o passar dos anos sempre muda algo, nunca entendo o fundamento certo e tal), não sei como fazer um gerenciamento correto de pacotes, adicionar/remover repositórios, saber quais são seguros, mexer em arquivos texto de configuração de programas, saber remover completamente um pacote que de repente não é o que eu esperava.

Pretendo apenas entender e dominar coisas básicas do dia a dia.

Pesquisando isoladamente no google cada coisa dessa, é possível encontrar como fazer, mas as vezes a fonte é duvidosa, o método diverge de uma pra outra, etc. Queria algo mais confiável, mais sólido.

Eu comecei estudando o Guia Foca, no início é legal, mas tem algumas coisas bem defasadas (como não falar nada sobre o ext4 nem BTRFS) e também por logo focar em coisas mais avançadas como conhecimentos de redes e servidores.

Enfim, não sei se consegui me fazer entender, mas qualquer coisa esclareço mais. Grato pela atenção! :smiley:

2 curtidas

Olha, que lembro de cabeça recomendo os vídeos do Slackjeff, Vagner Fonseca e Fabio Akita, além claro do próprio Diolinux, que tem excelentes conteúdos. Deixo uns links:

Leia a documentação do Debian também, tem um manual (handbook) muito completo, explicando basicamente todo funcionamento do Debian e também do Linux em si. O wiki do Archlinux também sempre é uma boa fonte de conhecimento, quando preciso de algo sempre caio por lá e consigo resolver hehe, apesar de também preferir Debian e derivados.

4 curtidas

Eu sempre recomendo o curso do Kretcheu. A playlist é https://www.youtube.com/watch?v=SZMIL87CyVE&list=PLuf64C8sPVT9L452PqdyYCNslctvCMs_n

Vale a pena ver. Como vc não quer ser expert, pode ir pulando algo mais avançado. Mas tenho certeza que vai gostar, até mesmo porque um curso é um conteúdo estruturado.

5 curtidas

Opa, muito obrigado! Seguirei suas dicas!

Acabei de ver que o manual do Debian que você citou tem versão completa em Português. E o do Arch tem algumas partes em nosso idioma também. Não que seja grande empecilho só inglês, mas facilita em Português. Valeu! :smiley:

Opa! Cara, abri a playlist aqui e é realmente muito boa, exatamente pelo que você falou, de ser um conteúdo estruturado. E pelos comentários no vídeo, o cara é um “papa” no Linux rs. Vi os dois primeiros vídeos e gostei bastante já. Valeu mesmo! :smiley:

2 curtidas

Verdade, esqueci desse mito!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.