Poque o Linux Mint 20.2 Xfce não reconhece toda a memória ram do meu pc

Olá friends, bom dia, paz e bem!
Sou um felizardo por participar deste fórum que possui tantas pessoas solícitas e de boa vontade!
Parabéns a todos os participantes, pois seria muito difícil ser usuário do Linux sem a ajuda desta galera gente b :smiley: a !
Meu pc possui 16mb de ram, ocoorre que o sistema não reconhece toda a memória …

É normal? Tem algo que eu possa fazer, tendo em vista que tenho o processador Ryzen 5 3400g Vega 11 e 16mb de Ram com o intuito de editar vídeos com o DaVinci Resolve, que é um programa que exige muita memória ram.

16Gb, não?

Vamos lá… Você tem 16 Gb, o monitor do sistema mostra em GiB.
16 Gb → ~14.9 GiB, fora que a sua placa de vídeo é uma Vega integrada, o que faz com que ~2Gb de memória RAM sejam alocados para vídeo, ou seja, 13.7Gib → ~14.7Gb. Não tem nada de errado ai, a não ser o desespero do usuário :slight_smile:

Acho que você não conseguirá editar com a Vega integrada, por causa dos drivers para OpenCL não estarem embutidos na versão Open Source e não existir um driver closed source para essa iGpu no Linux…

4 curtidas

Olá friend, bom dia, paz e bem!
“Não tem nada de errado ai, a não ser o desespero do usuário :slight_smile:” … muit :grin: b :sweat_smile:a esta piada :rofl:.

Então GiB, é um parâmetro de diferente? Se quiser e puder falar algo sobre.

1 curtida
1 curtida

Obrigado nobre.
Vou olhar com cuidado.
Vlw!!! :+1: :grinning:

1 curtida

“Acho que você não conseguirá editar com a Vega integrada, por causa dos drivers para OpenCL não estarem embutidos na versão Open Source e não existir um driver closed source para essa iGpu no Linux…”
Cuma? :smiley:
Nâo há que possa ser feito?
Estou no Linux, justamente para sair fora do Windows e se não puder editar, de forma nenhuma, vídeos, para o uso do dia a dia, poderia ter montado uma máquina inferior.
Há uma luz no fim do túnel?

Pelo que eu entendi, algumas distribuições tem suporte e outras é preciso baixar através de um script que o Diolinux disponibiliza no GitHub dele que está na descrição do vídeo…

Veja aí:

O ROCm não resolve para as vega?

Pode tentar. No site diz que tem suporte para “Veiga Series”, mas creio ser somente Vega 56 e 64. Mas não recomendo fazer gambiarra, ainda mais sendo usuário novo…

2 curtidas

Sobre a questão da memória compartilhada pré-alocada para o vídeo integrado, você pode reduzi-la nas configurações da BIOS:

Suspeitou desde o princípio … :smiley:

image

O que tento fazer primeiro, das dicas apresentadas?
Fiz há pouco a atualização para o a versão 20.3.
Como sou iniciante no Linux, não tenho ideia por onde começar.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.