Popularidade crescente do KDE no Diolinux

No meu caso eu uso o KDE no Arch Linux. Além de ter a opção gráfica do discover também tem o pamac. Mas o que eu acho bem mais prático é a forma de instalar as coisas via terminal: No caso do arch, além do repositório pacman temos ainda o yay e o paru, que acha simplesmente tudo. A complilação é toda automática e sem complicações. Além de tudo tem a opção de converter pacotes .deb para arch compatíveis. Tudo isso que falei também vale para distros arch/based como o manjaro.

Mas se você não abre mão de centralizar tudo na gnome software e gosta dela, aí já são outros 500 :smiley_cat:

2 curtidas

Realmente. Talvez seja pq windows seja uma coisa muito comum e padrão, as pessoas que usam só usam mesmo, não usam pq são entusiastas dos OSs em si não

1 curtida

Algo que sempre me irritou. Qual é o sentido? Nenhum pouco apropriado. Precisam dar fim nisso.

1 curtida

Não é que eu seja fã da Gnome Software… Eu tenho uma implicância (devido a várias “dores de cabeça”) com o Discover especificamente. Softwares que você manda instalar e não instala (já aconteceu de eu mandar instalar o Gimp 4 vezes até ele ser de fato instalado), pesquisa que não funciona, a lista de apps que não carrega, mostrar atualização disponível que na verdade já foi instalada… Dentre outros.

Devido a isso, o menos que eu dependa do Discover, melhor.

3 curtidas

No Neon o Discover tá ok, e uso as vezes o Muon para instalar algum pacote ou outro. E pra quem quiser, tem o bom e velho terminal; logicamente que não é atrativo como uma central, mas pra maioria das vezes é simples, rápido e eficiente.

1 curtida

As vezes ele é pouco responsivo, e definitivamente lento; uma das coisas que nunca funcionou de fato foi a porcentagem durante a instalação, quase sempre congela e depois já aparece como instalado; mas tem melhorado, só não gosto (isso acredito ser do Neon) lhe recomendar os Snaps sempre como preferidos, as vezes vc tem que caçar literalmente o pacote .deb.

1 curtida

Nunca tive problemas para instalar pacotes .deb no Kubuntu, que usa o instalador de pacotes QApt.
Que programas você tentou instalar através de pacotes .deb crus?

Não sei se você é iniciante no Linux, mas saiba que você não depende do Discover para instalar programas. Eu pessoalmente não gosto de lojas de aplicativos (não importa se é Discover ou Gnome-Software), independente da distribuição e ambiente gráfico que estou usando, sempre uso um gerenciador de pacotes como Synaptic, Muon ou Octopi.

1 curtida

Até o 7, existia uma certa coerência no design do Windows. Foi do 8 em diante que desandou.

Fora que existiam inúmeros temas, feitos pela Microsoft ou por usuários comuns.

Além disso, aplicativos também pegavam o tema do sistema ou tinham temas próprios como o Winamp:

1 curtida

Eu já fiz isso aí tudo e não adiantou. Além do que fica muito estranho as janelas sem o compositor.

1 curtida

Pelo menos os apps da Microsoft Store têm um design mais consistente.

1 curtida

Dei uma olhada no Phabricator e vi que estão trabalhando em um redesenho do Breeze. Está ficando interessante.

https://phabricator.kde.org/T10891

7 curtidas

GitHub - timbertson/gnome-shell-impatience: speed up gnome-shell animations

1 curtida

4 curtidas

Aí que tá: a pessoa que muda para qualquer coisa que não é Windows muda simplesmente por ser diferente. Nessa vibe, você começa a perceber detalhes pequenos da inteface, especialmente quem começa a customizar demais. Se tiver Windows em conjunto, começa a perceber mais ainda.

1 curtida

Mas enfim, quem sabe novidades venham por aí.

2 curtidas

Utilizei tanto o Gnome que vem no Ubuntu quanto o KDE que vem no Kubuntu e tenho alguns pontos que notei em cada um deles:
(Na minha visão como desenvolvedor backend e que não quer se preocupar com a interface na hora de trabalhar)

(Tudo baseado em minha experiência)

• Gnome
    Eu gosto do Gnome pela simplicidade em vários aspectos, como gerenciadores de arquivos bem limpo e direto, menu de configurações de fácil entendimento. Mas tem algumas coisas que me irrita muito nele como em todo notebook que eu uso o Gnome do Ubuntu, aqueles avisos quando esta aumentando o som ou brilho da tela ou notificações sempre tem lentidão, congela o sistema por 1 ou 2 segundos. Recursos que acredito serem essenciais como aquele ícones de bandeja (Telegram por exemplo, não sei o nome do recurso em si) isso faz falta. Varias configurações estão em um aplicativo separado, que ao meu ver poderia vim no aplicativo de configurações principal, não sei porque precisaria de 2 para fazer as mesma coisas. E por fim a interface ter engasgos aleatórios as vezes. Não passa confiabilidade.

• KDE
    Estou usando o KDE (Kubuntu) a alguns meses e estou gostando muito porque vários problemas que tinha com Gnome, não encontro aqui, como os engasgos nos avisos de aumento de som ou brilho de tela. A estabilidade geral da interface é ótima, não tenho enganos aleatórios nem lentidões que sempre presencio no Gnome (Ubuntu). Mas ele me desagrada em alguns pequenos pontos como o aplicativo de configurações é super completo, mas parece meio bagunçado, algumas aplicações tem muitas opções por padrão que deixa poluído alguns menus de contexto por exemplo (Windows tem esse mesmo problema em alguns casos). Talvez uma configuração mais simples do que colocar nesses menus seria de grande ajuda, falo de algo facilitado, pq sei que tem como fazer. E uma coisa que me irrita muito no KDE é que as vezes as configurações de alguma coisa fica em lugares sem sentido, como por exemplo colocar para o gerenciador de arquivos abrir as pastas com 1 click, passei alguns minutos procurando isso no próprio aplicativo e não achei, tive que recorrer a internet para saber como fazer e esta configuração esta dentro do aplicativos de configurações do sistema, pra mim não faz sentido.

Sobre a popularidade, acredito que esteja crescendo por causa da sensação de robustez que a interface trás aos usuários, diferente do Gnome que não trás a mesma sensação. Falo de Gnome referente ao do Ubuntu, afinal a maioria dos novos usuários e ate dos que já usam sistemas baseados em Linux estão nele.

3 curtidas

Os que eu tentei instalar e não conseguiu foi Google Chrome e o Opera. Aparece “não é possível satisfazer dependências”. Daí eu tinha desistido do Opera e instalei o Chrome via terminal. Tinha baixado outros programas .deb (agora no momento não lembro) mas o único dentre todos eles que consegui instalar foi o GeoGebra Classic 6.

1 curtida

Perfeito!

1 curtida

Usei o GNOME um tempo atrás e nunca conseguia deixar as coisas do jeito que queria, sempre tinha algo que me incomodava, quando migrei para o Plasma consegui fazer tudo e mais um pouco. :joy:

Tudo que vi reclamarem do Kate e Dolphin parecem bons para mim, consigo tirar o que não gosto e acrescentar o que gosto, agora se quiser mudar algo no Nautilus ou Gedit como faço? :thinking:

Kate

Dolphin

2 curtidas

Quando há algumas dependências faltando (90% dos casos), o próprio QApt seleciona os pacotes que faltam. É óbvio que o programa não pode fazer milagres, ele não poderá adicionar dependências que não se encontram nos repositórios do *ubuntu, embora eu nunca tenha tido um caso desses.

Se um dia você voltar para o Kubuntu, tenha certeza de configurar o Dolphin para abrir os arquivos .deb através do “Instalador de pacotes QApt”.

1 curtida