População brasileira mais conectada
O Brasil alcançou, em 2025, um marco histórico na inclusão digital. Pela primeira vez, mais de 90% da população com 10 anos ou mais utilizou a internet.
O dado, divulgado nesta quinta-feira (2 [de julho de 2026]) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma o avanço da conectividade no país e evidencia que milhões de brasileiros estão incorporando as tecnologias digitais ao dia a dia para estudar, trabalhar, empreender e acessar serviços públicos.
Fontes: EBC [o link para esse texto completo], G1, A Tarde
TV 3.0 (finalmente
) chegou…
… Bem… Por enquanto, não pra todo mundo (
)…
(vídeo do Mundo Conectado)
Conta aí pra gente: Quando foi que você ouviu falar da TV 3.0 (ou “DTV+”, ou “TV interativa”) pela primeira vez? 
Eu já vi gente falando que antes de 2010… Acho que eu só ouvi depois de 2010…
1 curtida
nao sei se posso comentar muito, estou mais vendo streaming do que outra coisa,
a comodidade de ver o que quer, quando quer…
o modelo de TV Digital parei no 1Seg do PSP, la pelos ano de 2008,
depois disso somente streaming…
mas sei que o DTV+ usa a internet junto para os apps
1 curtida
Vixe…
Ouvi falar de “TV interativa”, quando ainda se estava debatendo qual deveria ser o modelo de “TV digital”.
Isso iria exigir mais espaço no “espectro de frequências” – mas as empresas conseguiram que esse espaço fosse usado para permitir “mais canais” para cada empresa. – Tipo, “TVx-geral”, “TVx-esporte”, “TVx-criança”, “TVx-cozinha”, “TVx-rural”, “TVx-fofoca” etc.
Nem sei se estão criando tantos desdobramentos – afinal, mal estão conseguindo se manter, perante a queda de receita $$ devido à concorrência da internet. – Mas na época, esse modelo limitou ou impediu a interatividade, e privilegiou (a possibilidade de) “mais do mesmo” – ou seja, “empresa fala / consumidor só consome”.
Quanto a essa coisa de “3.0”, virou moda desde que o primeiro software lançou “2.x”, “3.x” etc. – Agora, até presidente tem “2.0”, “3.0”…
1 curtida