PopOS 24.04, primeiras impressoes de um "iniciante"

Ola pessoal
Essa é a primeira postagem que faço aqui no forum, assim como, este fds foi palco do meu primeiro contato com o PopOS, e logo com o recem lançado 24,04.

Trabalho a anos com TI, mas basicamente sempre em ambientes windows, o pouco contato com linux que tive até então foi no ubuntu 14 e 16, péssima experiência por sinal. Nos últimos anos, no entanto, tenho atuado na área de infraestrutura de redes, servidores e etc… o que obviamente me colocou em maior contato com linux, Debian e derivados mais especificamente. É por este contato mais aprofundado com linux ser recente que me considero um iniciante, apesar de já conhece-lo a tempos.
Neste novo período, tenho tido uma experiência muito positiva, principalmente o contato com o ubuntu server 24,04 LTS, e foi justamente essa experiência positiva que me criou a vontade de tentar trazer uma distro linux para meu desktop do dia-a-dia. é neste momento que o PopOS surge para mim.

Tirei este final de semana para encontrar uma distro. Passei por arch, cristal, ubuntu e alguns outros que passei menos de 5 min mexendo para ficar claro que não eram o que eu queria. os problemas iam desde crashs a simples sensação de não atendimento de expectativas. No sábado, porém, me deparei com o recente anuncio de lançamento do popOS 24,04, finalmente encontrei o que procurava!

O sistema , apesar de ainda em alpha, já aparenta ser robusto ( minha percepção, no curto período de testes, é claro ). além disso, eu nunca vi um linux com interface tão bem acertada, tão intuitiva e tão customizavel ( eu sei que o kde é mais, mas eu simplesmente não cosigo fazer ele funcionar, então não conta ). meu pc possui gpu integrada atraves de um ryzen 4600g além de uma rtx3060, o que me permitiu testar alguns detalhes referentes aos drivers de video. de inicio, apenas o drive de video da gpu integrada funcionou decentemente. sendo necessário o update dos drivers da gpu nvidia para que esta também fluísse corretamente. Dito isso, alguns bugs ainda acontecem hora ou outra, esses se resolvem ao desabilitar e habilitar novamente o monitor ( seria ainda o preço de se usar um sistema em alpha ? creio que sim )
zero problemas com audio, Bluetooth, placas wifi e etc… todos esses pontos já haviam sido fonte de preocupação para mim em contatos anteriores com distros desktop linux, mas no pop foi bem tranquilo.

outro ponto que tenho achado incrível é a loja de apps. bem completa e funcional ( diferente de toda loja de apps que vi anteriormente ).

resumindo, o sistema me pareceu surpreendentemente estável para um alfa e surpreendentemente facil de usar e configurar para um linux desktop.

se alguém esta em duvida sobre testar ou não, eu recomendo fortemente que sim, testem. poderá ser seu próximo SO de uso diário.

12 curtidas

ok, alguns problemas detectados…mas não que eu não tenha contribuído, de certo modo.

assim que consegui um sistema estável, passei a instalar pacotes e mais pacotes da loja…não que eu estivesse tentado quebrar, mas tbm sem muito cuidado em evitar a quebra do sistema heheeheh. apos alguns abusos, o bluetooth parou de funcionar, mexi daki e mexi dali, o cosmic virou poeira e não tive mais acesso a interface grafica… poderia tentar concertar, mas optei por reinstalar do zero, menos dor de cabeça, e como não terei nehum prejuizo por cota disso, não vejo pq não.

4 curtidas

Sou fã do POP, não testei a nova versão ainda. Mas dei uma olhada em reviews, e eu achei muito curioso, ao meu ver, estão tentando criar um conceito misturando kde e gnome na interface do cosmic.

1 curtida

na parte de customização da interface, axo que é bem por ai msm.

depois de alguns dias fazendo testes e me adaptando finalmente criei coragem e parti para o uso do pop como sistema do meu pc. deixei 0 24.04 mais pra frente, e instalei o 22.04. a experiencia com o 22 e bem menos empolgante, diga-se de passagem. o painel superior [e menos dinamico, a loja tbm axei inferior e pra completar o bluetooth me pareceu mais instavel. o ponto positivo ficou por conta do video, zero problemas referentes a driver nvidia e afins.

vejamos como iremos nos sair nos proximos dias

Não cheguei a instalar o 24.04, porém instalei o Comic ( que é a interface que você usou no 24.04),
Depois de uns testes, tentei usar esta no dia a dia, mas ainda tem muita coisa faltando, suporte a 2 monitores ainda é ruim, não consigo nem mudar o modo com o atalho pelo teclado, além de vários bugs e falta de opções, realmente como um alpha, não recomendo usar.

No Gnome ( a interface que você esta usando no 22) Ela é um pouco fechada de começo, você pode instalar algumas ferramentas e extensões para alterar ela, caso queira.

2 curtidas

concordo plenamente, o cosmic do 24 sendo alpha não serve para o dia a dia, mas cara…como quero usar ele quando estiver pronto, a meu ver cumpriu perfeitamente sua função como alpha, a de criar expectativa.
o pop22 com gnome me agradou o suficiente para animar de sair do windows, mas ao comparar com o 24 ele parece “sem graça” ( o que recomenda de extensoes e ferramentas? )

sobre os problemas de video que citou, tive tbm algo parecido nos testes que fiz, meu pc é uma apu ryzen com uma nvidia 3060, então pude testar até que bastante. no video do ryzen tive zero problemas, na nvidia foi ruim até instalar o driver 550 e deixar melhor ( ou seria menos ruim? ) mas ainda haviam bugs, tarvamentos e etc…

Uso o blur my Shell para deixar o shell um pouco transparente, ai de utilitarios tenho o Media controls, removable Drive Menu e o Sound Input & Output Device Chooser, nomes auto-descritivos, entre outros que utilizo que já são do sistema,

Além do gnome tweaks consegue alterar algumas coisas, ter alterado algumas coisas do comportamento, não lembro o que

1 curtida