Ola pessoal
Essa é a primeira postagem que faço aqui no forum, assim como, este fds foi palco do meu primeiro contato com o PopOS, e logo com o recem lançado 24,04.
Trabalho a anos com TI, mas basicamente sempre em ambientes windows, o pouco contato com linux que tive até então foi no ubuntu 14 e 16, péssima experiência por sinal. Nos últimos anos, no entanto, tenho atuado na área de infraestrutura de redes, servidores e etc… o que obviamente me colocou em maior contato com linux, Debian e derivados mais especificamente. É por este contato mais aprofundado com linux ser recente que me considero um iniciante, apesar de já conhece-lo a tempos.
Neste novo período, tenho tido uma experiência muito positiva, principalmente o contato com o ubuntu server 24,04 LTS, e foi justamente essa experiência positiva que me criou a vontade de tentar trazer uma distro linux para meu desktop do dia-a-dia. é neste momento que o PopOS surge para mim.
Tirei este final de semana para encontrar uma distro. Passei por arch, cristal, ubuntu e alguns outros que passei menos de 5 min mexendo para ficar claro que não eram o que eu queria. os problemas iam desde crashs a simples sensação de não atendimento de expectativas. No sábado, porém, me deparei com o recente anuncio de lançamento do popOS 24,04, finalmente encontrei o que procurava!
O sistema , apesar de ainda em alpha, já aparenta ser robusto ( minha percepção, no curto período de testes, é claro ). além disso, eu nunca vi um linux com interface tão bem acertada, tão intuitiva e tão customizavel ( eu sei que o kde é mais, mas eu simplesmente não cosigo fazer ele funcionar, então não conta ). meu pc possui gpu integrada atraves de um ryzen 4600g além de uma rtx3060, o que me permitiu testar alguns detalhes referentes aos drivers de video. de inicio, apenas o drive de video da gpu integrada funcionou decentemente. sendo necessário o update dos drivers da gpu nvidia para que esta também fluísse corretamente. Dito isso, alguns bugs ainda acontecem hora ou outra, esses se resolvem ao desabilitar e habilitar novamente o monitor ( seria ainda o preço de se usar um sistema em alpha ? creio que sim )
zero problemas com audio, Bluetooth, placas wifi e etc… todos esses pontos já haviam sido fonte de preocupação para mim em contatos anteriores com distros desktop linux, mas no pop foi bem tranquilo.
outro ponto que tenho achado incrível é a loja de apps. bem completa e funcional ( diferente de toda loja de apps que vi anteriormente ).
resumindo, o sistema me pareceu surpreendentemente estável para um alfa e surpreendentemente facil de usar e configurar para um linux desktop.
se alguém esta em duvida sobre testar ou não, eu recomendo fortemente que sim, testem. poderá ser seu próximo SO de uso diário.