PopOS 20.10 dando "microtravadas"

Fala pessoal!

Sou novo no mundo linux moderno, apenas brinquei a uns 7 anos atrás com o ubuntu mas nunca foi meu sistema principal, resumindo, voltei já testando o PopOS e fiquei apaixonado com o workflow que ele me proporciona, algo que o windows me decepcionava demais.

Mas nem tudo são flores, estou encucado com umas microtravadas de uns 0,7 seg em algumas situações em específicas que me tiram do sério. São elas:

  • Clicar em um campo e começar a digitar, por exemplo: barra de navegação do navegador, chat do telegram, etc
  • Multitasking BÁSICO: Quando dou alt tab ou troco entre áreas de trabalho.

Isso está me matando de raiva, com programas básicos abertos parece que gargala e falta máquina pra rodar essa mixaria de coisa.
Rodo Windows 10 Pro nessa máquina sempre 100% atualizado com multitasking bem mais pesado que esse dos prints e ele lida tranquilamente, sem me gerar dor de cabeças.

O que pode ser? Realmente queria resolver isso nessa distro, pois pra ser bem sincero não tenho mais idade pra ficar testando 1001 distros, gostei da Pop e se possível queria continuar nela.

Irei anexar uns prints para que possam ajudar e descrever meu uso.

Obrigado a todos.


Obs: Utilizo SSD.
Testei a versão 04 e estou na 10, ambas com essas travadas.

Xeon E5450 3.00GHz x4/4
8gb RAM DDR3
RX 550 4GB
SSD 720GB

MEMORY:


SISTEMA/SPECS

CONFIGS KERNEL - Atualmente está no default, testei algumas mudanças mas não surtiram melhoras.

Sugestão:

  1. Tentou deixar o governor em “performance” pra ver se resolve (não que eu indique em deixar nesse modo, mas só pra testar)
  2. Há alguma saída de mensagem de erro durante as micro travadas? Deixe o log em tempo real e acompanhe mensagens suspeitas durante o evento. sudo journalctl -f