PopOS 20.04 e Windows em SSDs diferentes - não entra na BIOS/UEFI

Tentarei ser o mais breve possível.

Tenho dois SSDs, ambos com conexão NVMe: um para trabalhar que roda Linux e outro com Windows 10 pra jogar. Antes eu estava usando Kubuntu e estava funcionando normalmente o ‘dual-boot’, decidi mudar para o PopOS 20.04 LTS e manter o Windows no outro SSD.

O que acontece é que a ordem de boot está assim (conforme a imagem mais abaixo):

• Windows 10
  • PopOS

Como uso mais o Linux, seria interessante que ele viesse primeiro, então para mudar isso eu precisaria entrar na BIOS/UEFI, porém ao apertar F2 uma tela preta aparece com um underscore branco e não inicia a tela de configuração BIOS/UEFI para eu mudar a ordem de boot, colocar o PopOs em primeiro e instalar o grub como gerenciador de boot.
Mas como podem ver, a tela de seleção de boot (F12) funciona.

Achei esse post no Reddit, mas não me ajudou. Ao inserir o comando de reboot pelo firmware setup, acabo caindo na mesma tela preta.
https://www.reddit.com/r/pop_os/comments/fblzd2/cant_get_into_bios_setting_anymore_after/

Tenho a impressão que com o PopOS instalado, o UEFI fica perdido e não consegue entrar nas configurações do notebook.

*Seleção de boot (F12)

*Tela preta com o undesrcore:
PS: Já tentei apertar Crtl + Alt + F1, F2, F3...

O colega do reddit resolveu quando fez atualização da BIOS/Firmware.

Veja no site do fabricante do seu equipamento se a sua está atualizada.

Outra opção é trocar a ordem de boot pelo próprio sistema operacional. Para isso precisa usar o comando efibootmgr no Linux, ou então algum procedimento pelo windows (não conheço como fazer). Isso resolve a ordem de boot mas não resolve a impossibilidade de entrar nas configurações da BIOS/Firmware.

A BIOS/Firmware está atualizada. Isso eu conferi também antes de mandar aqui no fórum :grin:

Eu também tentei alterar a ordem de boot usando efibootmgr antes e não tive sucesso. Vou tentar alguma solução à partir do Windows.

Acho que resolvendo a questão do boot, eu consigo acessar a BIOS/Firmware, pois aqui no PopOs eu já instalei o grub (pra adiantar) e ele reconheceu a entrada de boot para a BIOS

E já conseguiu fazer o boot pelo GRUB? Se já conseguiu então daria pra apagar o diretório do popos com o systemd-boot da partição EFI. Talvez seja justamente esse bootloader gigantesco que cause problema de compatibilidade com a firmware atual, fazendo com que o processo trave ao entrar na tela de configuração da firmware…

1 curtida

Pelo que vi das imagens basta colocar o Pop em primeiro usando a tecla enter na sua BIOS.

Esse é o problema hahahaha.
Essa tela é de seleção de Boot, não consigo alterar a ordem. Para alterar, eu teria que ir na UEFI/Firmware, porém é isso que trava a tela.

Consegui sim, porém ele foi pro final da lista de boot.

*Tentei acessar a opção de UEFI pelo Grub, mas congelou de novo.

Tentarei fazer o que me disse! Faz tempo que não mexo no systemd-boot, mas eu pesquiso aqui. Se tiver algum conteúdo que ajude, é só me passar.
Obrigado até o momento!

@Deleterium, era isso mesmo! Aparentemente o bootloader estava congelando por conta disso.

Vou descrever o que eu fiz para facilitar se outras pessoas tiveram o mesmo problema:

• Depois de instalar e configurar o Grub (esse tutorial explica melhor o que fazer - Install GRUB on POP!_OS 20.04 - YouTube)
  • sudo bootctl list: listou todas as entradas do systemd-boot, tinha apenas do Pop_OS
  • Como queria apenas o Grub dentro do EFI, usei o sudo bootctl remove: removeu todas as entradas do systemd-boot (arquivos e pastas).

Depois disso, reiniciei e consegui entrar na BIOS e alterar a ordem de boot:

• Grub
  • Windows 10

Obrigado @Deleterium!
E agradeço o @anon96679446 pela tentativa de ajuda =)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.