Pop Shell: Como instalar em outras distros?

Confira o post completo no blog: Pop Shell: Como instalar em outras distros? - Diolinux

O Pop Shell é uma ferramenta de produtividade incrível para usuários com monitores ultrawide ou que abrem várias janelas. Saiba como instalá-lo em sua distribuição GNOME favorita!

5 curtidas

O procedimento só difere para o Fedora 32, o fedora 33 após atualizado tem o nodejs-typescript-4.0.2 :wink:

3 curtidas

No meu Fedora 33 deu erro

A extensão “pop-shell@system76.com” não existe
make: *** [Makefile:61: enable] Erro 2

Como consertar??
E no post na parte onde é para instalação da extensão do Fedora 32 e 33. No comando “npm -g typescript” esta faltando o “install” o correto seria assim “npm install -g typescript”.
Se eu quiser remover a extensão, e todos esses programas que foram instalados. Como proceder?

Obrigado.

O fato é que pode haver um problema no script de compilação da extensão, na verdade ela foi instalada, só não foi habilitada, pelo que observei aqui faltou colocar os schemas no diretório e compilar os schemas para que ela seja reconhecida.
Faça o seguinte:
1 - cd $HOME/.local/share/gnome-shell/extensions/

2¹ - sudo cp pop-shell@system76.com/schemas/org.gnome.shell.extensions.pop-shell.gschema.xml /usr/share/glib-2.0/schemas/

¹- isso é uma única linha, o comando deve ser executado completo para não dar erro.

3 - sudo glib-compile-schemas /usr/share/glib-2.0/schemas/

Reinicie a sessão e ative a extensão, fiz a instalação na minha VM do 34, mas o processo no 33 seria o mesmo, só não deu coragem de reiniciar só para fazer isso.

Como mencionei acima no fedora 33 não tem a necessidade de rodar o comando npm, somente precisa instalar o make e o nodejs-typescript.

sudo dnf install nodejs-typescript make

Faça o procedimento contrário removendo os pacotes instalados, a extensão terá que remover manualmente pois o script de instalação falhou, se tivesse sido executado com êxito bastaria um “make uninstall” ou “make disable” não olhei o README, isso fica a seu critério.

Boa sorte aí :wink:

Acabei de fazer o procedimento e deu isso.

Deu certo? Ou deu outro erro?

Só reiniciar a sessão e habilitar a extensão, essas informações do glib-compile-schemas são mostrando chaves inválidas ou obsoletas do gsettings, pode ignorar.

Okay vou reiniciar o PC espero que não quebre meu sistema. Meu medo no Linux é esse, sempre que vou fazer algo no terminal ou é 8 ou 80

Não precisa reiniciar o PC, só reinicie a sessão.
Menu do sistema-> Desligar / encerrar sessão.

Captura de tela de 2020-11-02 20-57-17

Ao efetuar o login a extensão estará disponível.

Vou atualizar aqui

2 curtidas

Heresia @umcarlinho :slight_smile:
Atualiza lá, só não entendi ainda a falha ao habilitar, não cheguei a olhar o script e nem a testar em outra distro que não o fedora.

Na verdade a primeira vez que instalei no F32 eu só peguei a pasta da extensão direto do pop e compilei os schemas.

Eu particularmente não utilizo pois tem que ficar de olho no git para ver possíveis correções de bug ou vez ou outra baixar o pacote do pop e substituir a extensão.

Só atualizando, acabei de fazer o teste no Debian e acontece o mesmo erro, porém se você reiniciar a sessão ela estará instalada.

O Manjaro como sempre mandando muito bem. Estou rodando o Manjaro gnome-20.2-pre4 numa máquina virtual e foi só habilitar a extensão, que já estava instalada. Funcionando perfeitamente.

1 curtida

Sim, é importante reiniciar o GNOME para que o shell possa recarregar e encontrar as extensões.

Fedora >=33
sudo dnf install gnome-shell-extension-pop-shell
Eu nem tinha procurado o pacote no repositório, está disponível desde o dia 24/10.

2 curtidas

Deu tudo certo no Ubuntu 20.10, mas não consigo mudar o atalho do Launcher… portanto não vou aproveitar o desdobramento dessa extensão… mas só a divisão de tela já quebra um galho danado…

Para quem estiver interessado, estive usando a extensão instalada via pacote (gnome-shell-extension-pop-shell) e tenho que dizer que funciona e recebe atualizações seguindo as do Pop!_OS, porém após um tempo, percebi que o meu Fedora estava dando algumas engasgadas com as quais não estou acostumado, logo, estranhando, imaginei que poderia ser a extensão, então decidi desativar a mesma e os problemas desapareceram.

Simplifiquei o que ocorreu, mas essa foi a minha experiência. Uma ótima extensão, mas posso ficar sem ela assim como posso usar ela caso eu esteja usando o Pop!_OS.

No Manjaro 20.2 Nibia está vindo pré-instalada - mas como eu uso note com um monitor um pouco pequeno, ela fica esquisita. Para quem tem monitores grandes, é uma mão na roda mesmo!

Acabei de instalar essa extensão no Ubuntu 20.04 LTS, foi tudo certo… Porém não consigo acessar a launcher com super + / e nem encontrei onde modificar o atalho… poderiam me ajudar por favor?

Encontrei um comentário no Reddit recentemente que explica sobre o processo. Ainda não testei, mas segue:

How to change Shell Keyboard Shortcuts

A Pop Launcher agora é um módulo à parte da Pop Shell, ou seja, em outras distros ele deverá, ao menos por enquanto, ser compilado de forma separada.

Resumo:

1 - Clone o repo da Pop Shell.

2 - Compile e instale segundo as instruções.

  • Instale as dependências se necessário:
    make node-typescript
  • Instalação da extensão:
    make local-install

3 - Clone o repo da Pop Launcher.

4 - Instale as dependências:
cargo rustc libgtk-3-dev

Caso tenha problemas na compilação, desinstale o pacote rustc e instale através do script de conveniência abaixo:
sudo curl --proto '=https' --tlsv1.2 -sSf https://sh.rustup.rs | sh

5 - Compile:
make

6 - Instale:
make install

7 - Reinicie para concluir.

Se você deseja apenas usar a Launcher, a meu ver não valeria a pena todo o esforço. Há outras opções que fazem a mesma função, como a Ulauncher por exemplo.

2 curtidas

Caraca cadê meu openSUSE Leap nessa brincadeira… Protesto!!! rsrs