Pop!OS travado após update do 20.04 para o 20.10

Olá, boa tarde.
Hoje de madrugada atualizei o Pop_OS da versão 20.04 para a 20.10 pela própria configuração do sistema. Quando a instalação terminou, o sistema não funcionou mais. Se abro o terminal, o sistema trava. Se abro as configurações o sistema trava. A interface não me permite nem desligar o computador! Eu tive que arrancar o PC da tomada! A única modificação que eu fiz, foi um tema do macOS big Sur. Eu estou usando Linux a uma semana. Tem alguma maneira de resolver o problema sem ter que fazer uma instalação limpa do sistema? Desde já, muito obrigado.

O Pop_OS está instalado em uma partição estendida de mais ou menos 128 GB, MBR, o boot é legacy. Eu uso um Pentium G3250 de 2015, 4GB de RAM DDR3. O Meu HD é de 1TB.

Veja se a publicação deste colega pode te ajudar:

Olá @ManuPedro tudo beleza?

Essa atualização do Pop!OS está sendo bastante complicada com várias pessoas reportando problemas.

Primeiro sugiro que você use um live pendrive para fazer um backup dos seus dados e dessa forma não correr nenhum risco.

  • Quando chegar na tela de login aperte “ctrl+alt+f3” para ir para o TTY
  • Faça login normalmente e tente corrigir possíveis pacotes quebrados com “apt install --fix-broken”
  • Após terminar de instalar tudo, reincie o computador e tente novamente fazer login

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Muito obrigado, eu vou fazer aqui, depois digo o resultado :v::+1:t4:

O resultado foi:
Reading package lists… Done
Building dependency tree
Reading state information… Done
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 2 not upgraded.

Reiniciei e o problema não foi resolvido :frowning:

1 curtida

Existe a chance de você ter alguma configuração antiga conflitando com a instalação atual, é dificil mas não é impossível.

Para testar isso você pode criar um diretório chamado “backup” na sua “/home/usuário” e mover os diretórios de configuração para dentro dele. Isso vai forçar o ambiente a recriar suas configurações no próximo login.

Faça os comandos abaixo com o seu usuário

mkdir backup
mv .config .local .gnome backup/

Reinicie a máquina e teste


Se não resolver mesmo assim, tente os passos abaixo.

Uma outra tentativa seria executar o comando, que tentará instalar todos os pacotes elegíveis para atualização assim como qualquer dependência que esteja faltando.

apt dist-upgrade --install-recommends


Uma coisa importante é descobrir e seu sistema foi atualizado ou não, para isso no terminal execute

cat /etc/lsb-release

O resultado tem que ser similar ao da tela abaixo, caso tenha qualquer outro valor é possível que a atualização não tenha sido completada com sucesso.

Se estiver na versão 20.10, siga os passos neste manual para tentar finalizar a atualização. Tente seguir os passos para refazer a atualização pelo TTY.
Upgrade Pop!_OS - System76 Support.

1 curtida

Creio que um systemctl restart gdm seja o suficiente para recarregar as configurações.

É sim, mas achei menos problemático simplesmente reiniciar do que usar ainda mais comandos no terminal.
:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Tentei aqui e não deu certo.

O sistema funciona normalmente quando eu faço isso:

  1. Clico para ver as opções avançadas no Grub

  2. Escolho a versão do 5.4

Quando eu escolho o Pop GNU/Linux ou quando escolho a versão 5.8 o sistema não funciona.

Essas versões 5.4 e 5.8 são as versões do Kernel?

Sim.

Por algum motivo você está tendo algum problema com o kernel 5.8.

A sugestão de dou é continuar subindo o sistema com kernel 5.4, ou baixar uma ISO do Ubuntu 20.10 e realizar uma instalação limpa.

Caso queira insistir em usar o kernel 5.8 da instalação atual, sugiro que aguarde por mais suporte dos colegas.

1 curtida

Por enquanto, eu vou continuar fazendo isso mesmo. Se não tiver como resolver, aí eu faço uma instalação limpa. Muito obrigado, pela ajuda de vocês! :grin::+1:t4:

1 curtida