Pop!_OS 20.10 é lançado de forma oficial, confira

Uma das distros que mais vem ganhando “terreno” tanto no mundo Linux quanto “fora” dele, o Pop!_OS, sistema mantido pela empresa System76 (que também monta os seus próprios computadores), lançou a sua versão 20.10 do sistema.

Após um dia do lançamento do Ubuntu 20.10, que fizemos uma extensa cobertura aqui no Diolinux. Tivemos um post sobre o lançamento quanto um falando do pos-install no sistema.

NOVIDADES

O que veio na base do Pop!_OS 20.10 foi:

  • Kernel na versão 5.8;
  • GNOME 3.38;
  • Driver da NVIDIA na versão 455.28;
  • Mesa Driver na versão 20.2.1;
  • Mozilla Firefox 82
  • Updates de segurança

SUPORTE para o formato de repositório DEB822

Segundo a nota de release do pessoal do Pop!_OS, a adição da nova biblioteca para gerenciamento dos repositório, habilita recursos como a capacidade de alterar os espelhos do repositório padrão, redefinir os espelhos para os padrões e alterar os nomes dos mesmos.

STACKING

Outro recurso que foi lançado na versão 20.04 e agora aparece de forma mais incisiva, é o STACKING, que se assemelha muito quanto você “empilha” as janelas para assim facilitar a organização do seu fluxo de trabalho no PC. Como podemos ver no vídeo abaixo.

FLOATING WINDOW EXCEPTIONS

Antes do upgrade de versão, quem tentasse por janelas pequenas no esquema “lado a lado”, poderia ter algum problema para isso. Mas o pessoal do Pop!_OS deu uma ajeitada nisso, lançando agora uma ferramenta para que você possa escolher as “exceções”. Essa nova ferramenta se encontra junta com outra ferramenta, o Tile Windows.

SUPORTE PARA MONITOR EXTERNO NO MODO GRÁFICO HÍBRIDO

Para quem tem notebook híbrido como eu, o Pop!_OS sempre traz alguma novidade e facilidade para facilitar a vida de quem tem esse tipo de aparelho. Muitos usuários de dGPUs das série GTX 1000 pra cima, reclamavam que conectar um monitor externo era uma verdadeira “batalha”. Mas isso tende a ser menos problemático a cada dia.

Com a chegada das versões 450 e 455 do driver, esse problema já tava contornado, mas o pessoal do Pop foi lá e melhorou isso, agora adicionando uma opção no próprio GNOME que eles mandam. Muito bom ver essas facilidades sendo implementadas.

Fazendo o upgrade no Pop!_OS

Se você estiver usando o Pop!_OS 20.04 e queira atualizar para o 20.10, eles recomendam duas formas de se fazer, uma via gráfica e outra via terminal

Na forma gráfica, você vai até em Configurações > Role a barra lateral até atualizações do sistema operacional > Download e depois em Atualizar.
Ou via terminal com o seguinte comando:

pop-upgrade release upgrade

Aí é só esperar o procedimento terminal e reiniciar o sistema só para garantir que tudo foi feito da forma correta.

O post de lançamento se encontra neste link.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

7 curtidas

Será que o @Dio atualizou o dele ou ficou na LTS?

Creio que ficou na LTS mesmo, pois tem muita coisa ali instalada e tals, então melhor não arriscar.

1 curtida

Todas as novidades que estão na 20.10, eles trouxeram para a LTS, o Kernel eu consigo mudar se eu quiser de boas, apesar de não fazer, a única coisa realmente nova seria a versão mais recente do GNOME no Pop 20.10, e acho que não compensa sair dessa versão por enquanto.

3 curtidas

Estou no Pop! OS 20.10 a pouco tempo, já que antes esta no Manjaro + KDE. Mudei para voltar a usar o GNOME depois de muito tempo, e também pela funcionalidade do tiling manager que quero me aventurar de vez.

Até o momento está estável e funcionando super bem, mas acabei vendo um tweet acerca dos famosos random freezes do GNOME que alguns passam (e já passei, espero que não mais):

https://twitter.com/guilherme_rodz/status/1319335727864467457

Pelo que o autor do tweet viu, parece ser culpa do Ubuntu Appindicators. Então, se alguém estiver usando essa extensão é bom ficar atentos.

1 curtida

“Depois de pesquisar por horas, rodei cat /var/log/syslog no terminal e verifiquei as últimas linhas. O problema era um erro de JS proveniente da extensão “Ubuntu AppIndicators” que travava todos os processos, incluindo ele mesmo.
Desde que removi a pasta à força, não há freeze.”

Corrigindo, random freezes do GNOME fornecido pelo Pop! devido ao uso das extensões.
E realmente acontecem eu tenho o 20.04 instalado no meu Desktop que é impossível de utilizar mais de 30 minutos mesmo com todas atualizações, sorte que é só para teste mesmo, pois não consigo nem acessar o tty para reiniciar, no Mesmo Desktop tenho o Fedora 33 e EndeavourOS ambos com GNOME 3.38.1 que nunca tiveram esse comportamento, ou seja, é um bug introduzido que não deveria existir.

Seja bem vindo!

6 curtidas

Pop OS está incrível. Finalmente posso voltar a usar minha interface favorita GNOME, pois GNOME 3.36 tinha bug chato que me incomodava. Ainda bem que GNOME 3.38 não tem mais esse bug.

Até que 20.10 está bem estável para usar. Até agora vi nenhum instabilidade. Claro que estou usando Pop OS há pouco tempo kkkkkk.

1 curtida

Posso até estar enganado, mas pelo que eu notei o pessoal da System76 é bem ágil pra consertar as coisas. Logo logo o sistema estará redondinho.

2 curtidas

Eu uso só para testes, é problemático e alguns problemas são por causa do Xorg.
Sei que tem pessoas que amam o xorg, mas larguem isso e reportem bugs para o wayland, xorg é perda de tempo.