Pop!_OS - Tela preta no boot - Erro probe with driver amdgpu failed na RX 5600/5700 XT

Olá, pessoal!

Sou um usuário comum/doméstico do Linux e sempre usei o Pop!_OS sem nenhum problema grave. O problema começou de repente: meu irmão estava jogando Roblox (via Sober) no PC quando, segundo ele, a tela ficou preta do nada. Desde então, o sistema não abre mais a interface gráfica ao ligar o computador.

Meu Hardware:

• Placa de vídeo: AMD Radeon RX 5600 XT / 5700 XT (não sei exatamente qual é)

• Sistema: Pop!_OS (aconteceu no 22.04 LTS e continua no 24.04 LTS)

O que está acontecendo: Olhando os logs do sistema pelo terminal, encontrei a seguinte mensagem de erro: amdgpu 0000:05:00.0: probe with driver amdgpu failed

O sistema até reconhece a placa instalada (lspci), mas o driver da AMD falha na hora de inicializar. Eu só consigo entrar na interface visual se eu colocar o comando nomodeset na tela de boot, mas aí a imagem fica toda gigante e sem aceleração 3D.

O que eu já tentei fazer:

1. Atualizar e mudar de sistema:

• Eu usava o Pop!_OS 22.04 e atualizei para o Pop!_OS 24.04 para ver se corrigia o erro, mas não adiantou.

• Baixei até a ISO do Linux Mint para testar no pendrive, mas nem o modo Live do Mint conseguiu iniciar (deu a mesma tela preta).

2. Comandos no terminal: Reinstalei os drivers da AMD (linux-firmware, mesa), o gerenciador de tela (gdm3) e atualizei o sistema.

3. Opções do Kernel: Testei alguns parâmetros para o driver de vídeo via kernelstub (como amdgpu.audio=0 e amdgpu.dpm=0).

Olá! Boa investigação até aqui — você já eliminou bastante coisa (reinstalação, atualização de sistema, parâmetros de kernel).

Um detalhe que você mencionou chamou minha atenção: o Live USB do Linux Mint deu a mesma tela preta. Isso é importante porque um pendrive live roda com kernel e firmware próprios, independentes da sua instalação — então isso já desloca a suspeita de “configuração do Pop!_OS” pra outra coisa. Antes de eu sugerir os próximos passos, pode me passar mais detalhes?

1. Qual placa-mãe você usa? (modelo exato, e se ela tem mais de um slot PCIe x16)
  2. Qual a fonte (PSU) do PC — modelo e potência?
  3. Consegue confirmar exatamente qual é a GPU (5600 XT ou 5700 XT)? Rodando lspci -k | grep -A3 VGA no terminal (mesmo pelo nomodeset) ele te dá o nome completo.
  4. O processador tem vídeo integrado (iGPU)? Se tiver, dá pra testar tirando a placa de vídeo dedicada do slot.
  5. Você tem acesso a outra placa de vídeo, ou a outro computador pra testar essa RX nele?
  6. A placa é nova, usada, tem quanto tempo de uso?
  7. Pode postar o log completo em vez de só a linha do erro? Rode:
sudo dmesg | grep -iE "amdgpu|drm|vbios|ring test|gpu reset"

e cola o resultado aqui — geralmente tem mais linhas antes do “probe failed” que ajudam a apontar exatamente o que está travando.

Com essas informações dá pra saber se é um problema isolável por software ou se aponta pra hardware.

executa um sudo update-initramfs -u -k all e reinicia o PC e veja se resolve

Boa tarde, Rodrigo! Obrigado pelo retorno. Desculpe a demora em responder (não esperava que fosse ser respondido no domingo! haha).

Sobre os seus questionamentos:

1. Placa-mãe: Machinist E5-MR9A PRO (placa chinesa com soquete LGA 2011-3 para Xeon) e 2 slots PCIe x16.

2. Fonte: Aerocool KCAS Full Range 600W Bronze.

3. GPU: AMD Radeon RX 5700 XT.

4. Processador: Intel Xeon E5-2640 v3 @ 2.60GHz (não possui vídeo integrado).

5. Teste em outro PC: Estou alinhando com alguns amigos para testar a GPU em outro computador, mas por enquanto ainda não consegui.

6. Origem da GPU: Comprei na China na época da pandemia; provavelmente é recondicionada… usada em mineração de criptomoedas.

7. Saída do comando:

Plaintext

[    0.000000] Command line: initrd=\EFI\Pop_OS-84bedcbf-6b2a-4742-ade5-7aa87dba9490\initrd.img root=UUID=84bedcbf-6b2a-4742-ade5-7aa87dba9490 ro  splash amdgpu.dc=1 systemd.show_status=false quiet loglevel=0 amdgpu.dpm=0 nomodeset
[    0.042995] Kernel command line: initrd=\EFI\Pop_OS-84bedcbf-6b2a-4742-ade5-7aa87dba9490\initrd.img root=UUID=84bedcbf-6b2a-4742-ade5-7aa87dba9490 ro  splash amdgpu.dc=1 systemd.show_status=false quiet loglevel=0 amdgpu.dpm=0 nomodeset
[    0.541322] ACPI: bus type drm_connector registered
[    0.585051] simple-framebuffer simple-framebuffer.0: [drm] Registered 1 planes with drm panic
[    0.585115] [drm] Initialized simpledrm 1.0.0 for simple-framebuffer.0 on minor 0
[    0.586013] simple-framebuffer simple-framebuffer.0: [drm] fb0: simpledrmdrmfb frame buffer device
[    5.978747] amdgpu: Virtual CRAT table created for CPU
[    5.978783] amdgpu: Topology: Add CPU node
[    5.978952] amdgpu 0000:05:00.0: probe with driver amdgpu failed with error -22
[    6.722575] systemd[1]: Starting modprobe@drm.service - Load Kernel Module drm...
[    6.734833] systemd[1]: modprobe@drm.service: Deactivated successfully.
[    6.734973] systemd[1]: Finished modprobe@drm.service - Load Kernel Module drm.

Boa tarde, Cassiano! Obrigado pela resposta.

Rodei esse comando e reinicie o PC conforme solicitado, mas mesmo assim, permaneceu na tela preta no momento do boot.

Eu não uso POP_OS, mas talvez esse vídeo te ajude:

É amigo, esse também não deu… estou começando a achar que de PT na GPU.

Ezequiel, valeu pelos detalhes! Isso ajuda bastante a fechar o cerco.

Um ponto que pulou aos meus olhos: você disse que a GPU provavelmente é recondicionada, vinda de mineração. Isso me fez pensar em uma possibilidade específica que ainda não foi testada e que eu acho mais provável do que “queimou de vez”: placa de vídeo com vBIOS alterada pra mineração.

É comum minerador flashar uma BIOS “headless” na placa — sem inicialização de vídeo, porque quem minera não precisa de saída de imagem, só de poder computacional. Isso bateria exatamente com o que você está vendo: o Linux reconhece a placa (lspci vê ela), mas o driver amdgpu falha bem no início do probe (erro -22), antes de conseguir inicializar a parte de exibição — porque a BIOS da placa pode estar validando/reportando algo que o driver não espera.

A maioria das RX 5700 XT (referência e das principais fabricantes) tem um switch físico de BIOS dupla na lateral da placa (geralmente perto dos conectores de alimentação, tipo “P” e “S” ou “Performance”/“Quiet”). Isso é o teste mais barato e rápido que existe, porque não depende de outro PC nem de outra GPU:

1. Desligue o PC e desconecte da tomada.
  2. Olhe a lateral da placa (perto da entrada de energia) e veja se tem uma chavinha física com duas posições.
  3. Se tiver, mude de posição, remonte e tente bootar de novo (com e sem nomodeset).
  4. Se a placa não tiver esse switch físico, me avisa — nesse caso o teste não se aplica e a causa mais provável volta a ser desgaste físico mesmo.

Enquanto isso, dois testes extras que também não dependem de esperar seus amigos:

1. Você mencionou que a placa-mãe tem 2 slots PCIe x16 — já tentou trocar a GPU pro outro slot? É rápido e às vezes revela contato ruim que nem é da placa de vídeo.
  2. Dá uma olhada física na placa (com o PC desligado): capacitores estufados/vazando, marcas de queimado, cheiro de queimado, ou memórias (os chips ao redor do núcleo) muito gastos/manchados. Cartão que passou anos minerando 24/7 sofre desgaste térmico que às vezes é visível.

Se depois do teste do switch de BIOS (se existir) e da troca de slot o problema continuar idêntico, aí sim a suspeita de falha de hardware por desgaste de mineração fica bem mais forte — e o teste definitivo continua sendo isolar em outro PC, quando conseguir.

Opa,

tenta usar o modo de segurança do POP OS

Opa, Rodrigo! Boa noite.

Abri a placa de vídeo, mas não encontrei nenhuma chave física. Além disso, ela aparenta estar em bom estado, sem sinais de desgaste térmico ou danos físicos. Vou te enviar alguma foto para você dar uma olhada.

Também consegui outra GPU antiga da Nvidia (GeForce 9500). Instalei ela no mesmo slot PCI e o computador também ficou com tela preta durante a inicialização.

Como eu não tinha os drivers da Nvidia instalados no PC, não sei se isso poderia ter influenciado o boot e causado a tela preta. Depois tentei inicializar pelo pendrive com o Linux Mint, mas também não consegui.

Pode ser que o problema seja outra coisa, mas, sinceramente, não faço ideia do que possa ser. kakak

Obs: Ambas as placas testei em slots deferentes, mas o resultado foi o mesmo (tela preta)

Bom dia Ezequel,

A boa notícia é que provavelmente seu problema não é a placa de vídeo, mas a interconexão PCIe entre os slots e a CPU ou a própria CPU com falha de sinal PCIe.

Tem um bug conhecido documentado em placas X99 com BIOS AMI que bate exatamente com o sintoma: existe uma interação problemática entre CSM habilitado + Above 4G Decoding habilitado — a combinação causa tela preta em algumas placas X99, exigindo reset da BIOS pra recuperar.

Vale a pena checar a BIOS da placa e alternar entre UEFI puro e CSM/Legacy (mudar do que está agora para o outro), desligar/ligar “Above 4G Decoding” e isso depende de sua versão de BIOS. Se houver atualização do BIOS seria interessante fazer.

Tentar forçar uso de PCIe Gen2 ao invés de Gen3.

Teste com a Geforce primeiro.

Se nada funcionar, verificar o socket da CPU por Pinos tortos ou oxidação nos contatos PGA do próprio processador Xeon que você usa (deixe essa por último OK?). Se você usou interface térmica de metal líquido tem grande chance de ser uma das causas. Se esse for seu caso, olhar o processador, Socket e o entorno por gotas de metal líquido vira prioridade.

Me diz também se as duas placas deram sinal de erro igual sem o nomodeset.

Abraço

Estava olhando seu log de erro:

Esses parâmetros (nomodeset, amdgpu.dpm=0, amdgpu.dc=1) não vêm de fábrica, alguém os adicionou em algum momento, tentando resolver alguma coisa.

Se foi isso você tem um SO funcionando por trás de uma tela preta e pode acessar o terminal com Ctrl+Alt+F3 depois de um minuto de tela aparentemente bloqueada. Tente e me diz o que conseguiu.

Cara eu te recomendo também pedir ajuda no fórum do pop_os.

Se vc quer realmente saber se sua placa da AMD esta com problema, põe ela em outro computador, seja usando windows ou linux. É mais fácil e mais rápido e você vai saber se ela vai estar funcionando.
E se não ter como testar em outro PC, tenta outra distro. Teste o Mint, Ubuntu, Bazzite, CachyOS e veja se o mesmo problema ocorre.

Nada contra usar IA para tentar ajudar os outros, mas no primeiro post do Ezequiel ele disse que usou esses parâmetros como teste.
Então não foi “alguém” tentando resolver alguma coisa