Pop!_Os ou Ubuntu?

Olá pessoal, sou usuário de ubuntu a muito tempo, atualmente uso o 24.04 LTS e gosto muito da experiência de uso e acho muito bom para produtividade, trabalho como desenvolvedor. Estava pensando em testar o Pop!_Os pois ouvi falar bem e vi também que o ubuntu não está mais tão famoso quanto já foi.

Tentei 2 vezes usar o Pop!_Os, porém não consegui me acostumar com o uso, tentei alterar algumas coisas para se parecer mais com o ubuntu, mas tive alguns bugs e eu acho que ter que configurar muita coisa para que o sistema se adeque ao meu uso não é vantajoso, pois se eu tivesse que formatar a máquina teria que reconfigurar tudo de novo. Eu sou muito fã de apenas instalar o sistema, mudar uma coisa ou outra e já ta pronta para o uso, o que o ubuntu me proporciona!

Na minha opinião, não achei a produtividade do Pop!_Os puro melhor que a do Ubuntu puro, mas claro que é algo pessoal e por eu já ter muito mais costume com o Ubuntu.

O que eu gostaria de saber de vocês é, o Pop!_Os é realmente muito mais vantajoso que o Ubuntu? Em quais aspectos?

A depender da resposta de vocês eu me forçaria um pouco mais a me acostumar com o uso e migrar de distro. Até mais!

1 curtida

Saudações @rebbd, espero que esteja tudo bem com você.

Cara, atualmente estou usando o Pop!_OS e, sinceramente, foi uma distro que não se deu muito bem no meu notebook. Tive alguns problemas com drivers de wifi a alguns meses e agora estou tendo com o audio, além de um uso de memória estranhamente alto, coisas que não aconteciam quando eu usava o mint ou o ubuntu.

Sinceramente a única vantagem que eu senti no pop sobre o ubuntu é o fato dele vir sem snap :joy:

Eu diria para você dar uma olhadinha no Zorin OS, a interface dele tem uma configuração que se assemelha muito ao gnome puro que, embora seja diferente bem do gnome do ubuntu, acho mais parecido do que a cosmic do pop, e acho que com algumas poucas configurações você consegue um resultado parecido com o Ubuntu, mas ainda não testei.

Acho que vc mesmo já respondeu sua dúvida. Se ao tentar usar o Pop vc tentou deixar a usabilidade dele igual ao Ubuntu então não há sentido em trocar o ubuntu por ele.
No aspecto técnico eu vejo apenas um motivo para trocar o Ubuntu pelo Pop que seria receber um kernel e pilha gráfica mais nova com maior frequencia, mas com a segurança de suporte da system76 o que garantiria uma maior estabilidade.

1 curtida

“Em time que está ganhando não se mexe.” kkkkkkkkk

Cara, isso é um “problema” no mundo Linux (repare nas aspas): como temos muitas opções, vamos ouvindo o que os outros falam e ficamos ansiosos, achando que perdemos alguma coisa.

Eu mesmo migrei para o Linux em novembro e fiquei até maio pulando de distro em distro, achando que tinha alguma que ia ter o pote de ouro no final do arco-íris.

2 curtidas

@JoaoWeslley Sim, vou testar o Zorin um pouco e ver como se sai, sobre o ubuntu, acredito também que a maior desvantagem dele seja os snaps, mas da pra contornar fácil instalando a loja de flatpaks. Valeu pela dica meu caro!

@kalebepsouza Verdade meu amigo, eu só queria mesmo ver se eu não estava desistindo rápido de me adaptar e por conta disso perdendo outros aspectos melhores. Pois talvez o Ubuntu para mim fosse melhor apenas pela experiência de uso e acho que as vezes vale a pena um pouco de esforço para se adaptar a algo que vai ser melhor a longo prazo. Valeu!

@iceness não existe bala de prata kkk

1 curtida

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

:white_check_mark: VANTAGENS DO POP!_OS (em relação ao Ubuntu)

1. Gerenciamento de janelas (tiling window manager)

• O Pop!_OS possui o Auto Tiling integrado (especialmente desde a versão COSMIC), que organiza automaticamente as janelas na tela.

• Para quem curte esse estilo de gerenciamento (inspirado em i3, bspwm etc), a produtividade pode aumentar bastante — mas só se você gostar desse modelo.

2. Desempenho otimizado para hardware da System76

• Se você tiver um notebook da System76, o Pop!_OS é otimizado para ele.

• Drivers NVIDIA são bem tratados — com ISOs separadas (NVIDIA e Intel/AMD), evitando dores de cabeça.

3. Foco em desenvolvedores e ciência

• O Pop!_OS vem com alguns pacotes mais voltados para devs (como suporte nativo a Flatpak, CUDA, etc.), e um repositório separado mantido pela própria System76.

• Ferramentas como o Pop!_Shop (loja de apps) são mais leves que a Ubuntu Software, que usa Snap e costuma ser mais lenta.

4. Design limpo e sem Snap

• Nada de Snap por padrão. Isso é uma vantagem para quem prefere Flatpak ou APT puro.

• Interface GNOME levemente modificada para produtividade (embora você tenha sentido diferença demais).

:cross_mark: DESVANTAGENS (no seu caso específico)

1. Curva de adaptação

• Como você mesmo mencionou, você já está muito produtivo no Ubuntu, e mudar para o Pop!_OS exigiria readaptação e configurações extras.

• Se você teve bugs tentando deixá-lo mais “Ubuntu-like”, isso pode virar um custo desnecessário.

2. Menos personalizável sem bugs

• O Pop!_OS é uma experiência mais fechada que o Ubuntu. Tentar transformá-lo em algo diferente da visão da System76 pode trazer instabilidade (como você notou).

3. Ubuntu é mais testado e estável para a maioria dos fluxos

• Sendo LTS e muito utilizado, o Ubuntu costuma ter maior compatibilidade com diversos softwares, menos bugs e mais fóruns/comunidades para suporte.

4. Sem GNOME Vanilla

• O GNOME do Pop!_OS não é o mesmo que o do Ubuntu ou do GNOME puro — algumas extensões e temas podem não funcionar direito, ou funcionar diferente.

Conclusão (direta e sincera):

Se o Ubuntu 24.04 LTS já te atende muito bem, é estável, e você é produtivo com ele, não há uma razão forte para migrar para o Pop!_OS neste momento, especialmente se ele exigiria configurações extras para você se adaptar.

Por outro lado, se você tiver curiosidade real com tiling automático, uso intenso de Flatpak, ou quiser se afastar do Snap completamente, o Pop!_OS pode valer um teste mais focado, mas aí sim com o compromisso de usar o sistema “como ele é”, ao invés de tentar moldá-lo ao Ubuntu.

A escolha certa é aquela que te dá menos atrito no dia a dia.

1 curtida

Eu acho o tiling do Pop sensacional, até prefiro usar ele do que um window manager tipo i3 etc, pela familiaridade com o Gnome. Assim que o COSMIC ficar stable vou migrar pra ele, o pouco que vi gostei demais.

No mais, no seu caso, é o famoso em time que tá ganhando não se mexe. Se tá dando pouco atrito e já tá sendo produtivo, deixa assim mesmo, não tem pq ficar fuçando. No máximo uma VM por curiosidade pra ver como se sente usando, aí se realmente decidir mexer vai fundo e instala.

O bom de usar flatpak é que dá pra migrar de uma distro pra outra e manter o mesmo /home que tudo volta como estava antes, eu aqui posso mudar do Debian pro Ubuntu, pro Pop, Fedora, simplesmente monto meu /home no mesmo lugar de sempre e ele já puxa meus flatpaks e já tá tudo lá configurado sem problema algum.

Boa noite pessoal, sou nova no Linux, tentei a muito tempo atrás, mas desisti. Agora quero tentar de novo, baixei o Zorin Os, gostei bastante, ai instalei o Pop!_Os, já estou me acostumando ao Linux… Mas estou quase formatando de novo meu note pro Ubuntu.. rsrs oque vcs acham?

Não tem muita diferença do Ubuntu pro Pop, fica no Pop mesmo já que está mais habituada. O que pode fazer é testar o modo live ou fazer uma VM ou dual boot, se não gostar não tem muito prejuízo. No começo a coceira de testar coisas novas é forte rsrs