Pop OS ou Ubuntu?

Senhores, boa noite!

Estou pretendendo utilizar Linux, sou usúario de Windows, estou em dúvida, pós sou muito pro lado do design, levando em consideração pra iniciante no mundo Linux, e PRINCIPALMENTE design, qual melhor opção Ubuntu? ou Pop OS?

2 curtidas

No aspecto Design gráfico, não há diferenças, os dois rodarão os mesmos programas: Inkscape, Gimp, Krita, FontBase etc.

No aspecto Dual Boot, o Pop! é bem enjoado pra fazer, nisso Ubuntu ou outras distros que usarem Grub são bem mais práticas. Até porque quem mexe nisso quase sempre continuará precisando do pacote Adobe… daí dual boot acabar sendo necessário (ao menos pra mim é).

@eddiecsilva, você que mexe nisso, dá teu pitaco aí!

1 curtida

Eu não entendi “design do quê”? Da Interface? Do sistema? Ferramentas de design?

:vulcan_salute:

1 curtida

Design, em termo de Interface, menus, sistema em si

Ah, então não é design gráfico… mas o que disse se mantém, com exceção do pacote Adobe (hehehehe) - dual boot com Pop!_OS não é moleza, mas é realizável. Se vc vai abrir mão do Windows, aí ir de Pop não é problema

Se você estiver se referindo desing como o aspécto visual da distro eu te recomendo a olhar o Kubuntu ou o Ubuntu Mate, pois são bem personalizaveis, olhe por exemplo como deixei o meu laptop com o Ubuntu Mate 20.04:

Mas se você refere-se ao campo de estudo do desings (usar photoshop e derivados) acho que não importa muito a distribuição (distro), pois no Linux você terá que usar o Gimp, Krita, Inkscape.
Como abordado pelo mago do Manjaro, vulgo Rodrigo_Chile

3 curtidas

Mago do q? Huahuahauhaua…

Continuando, as ferramentas de criação de UX (User eXperience) estão presentes nas duas distros

1 curtida

Se vc é iniciante vai de Ubuntu pra pegar o básico da usabilidade de uma distro Linux. Depois vc testa o Pop ou outros pra ver em qual se adequa mais.

1 curtida

Corrigi kkkk

1 curtida

É, corra do Windows

Cara, vc colocou em uma sinica de bico, o Ubuntu tem um ui design bem bonito o que é essencial pra quem trabalha com design por outro lado a ux é bem zoada, o PopOS por outro lado tem uma UX boa, porem um ui design não muito bom, nesse caso eu sugiro o PoP mas vc provavelmente vai querer (precisar trocar o tema)

1 curtida

Entendo sua preocupação com a interface, mas você não deu um parâmetro do que você gosta e design é algo bem subjetivo. Na prática as DE’s são tão customizáveis que fica difícil defender alguma interface em específico.

Eu por exemplo, utilizo o Pop!_OS mas instalo o tema Matcha e o pacote de ícones Paper e reduzo as fontes de 11 para 10 (às vezes 9). :wink:

Tem tantas variáveis que é quase impossível indicar um caminho só

A beleza das distros é que você pode ir testando até ver qual você mais curte:

  • No GNOME sugiro começar pelo Ubuntu, depois teste o Fedora e depois o Pop!_OS
  • No KDE o Nitrux é um dos que mais me agrada e é claro, o KDE Neon.

Eu não curto XFCE/cinnamon/mate então não recomendo nenhum. :wink: Mas se quiser testar, tudo está a um download de ISO de distância. Inclusive, você pode testar tudo isso sem formatar seu PC, usando uma VM ou mesmo um live-pendrive.

P.s.: Também considero o Solus uma boa pedida, tanto a versão Budgie quanto a KDE.

:vulcan_salute:

1 curtida

Mas você usa. :thinking:

Eu iria de Pop!_OS.

1 curtida

Pra design é desgastante, não é um sistema que tem um visual que traz prazer e inspiração, a própria fonte do sistema é ruim pra ler e escrever, as cores… pra (e no) design o Windows é todo errado

Ah, entendi o que você quis dizer, painel de Controle em tema branco, Microsoft Store em tema branco, explorer em tema escuro, configurações em tema escuro.

O Windows e totalmente incoeso no visual, espero que com a Sun Valley isso melhore.

Alguém me corrige se eu estiver enganado mas as fontes do POP parecerem “mal” renderizadas se comparadas as do Ubuntu que são mais suaves. É isso mesmo?

Nunca reparei em nenhum problema de renderização de fontes no Pop!_OS, mas é importante lembrar que o Ubuntu (Ubuntu, Sans, Ubuntu Mono) não utiliza as mesmas fontes que o Pop (Fira Sans Book, Roboto Slab, Fira Mono). O problema com as fontes ocorrem em aplicativos específicos ou é na interface em geral?

Você está utilizando algum tema?

:vulcan_salute:

1 curtida

é a fonte dele em si que é meio estranha, troque pra noto sans que o sistema inteiro vai parecer mais bonito
use esse setup de fontes aqui

4 curtidas

Na interface em geral. A percepção que tive foi o mesmo “problema” que ocorre no Fedora onde não há suavização nas fontes (talvez menos que o Fedora) mas não se compara as do Ubuntu. Uso Ubuntu a bastante tempo e em outra Distro q n percebi isso foi no Kubuntu onde as fontes também são suaves. Nota: Não estou falando do estilo da fonte e sim literalmente da suavização. Mas como n testei o PoP a fundo vou deixar isso como apenas uma impressão minha mesmo.

1 curtida

Acho que deve ser isso mesmo, porq duvido que o PoP sendo baseado no Ubuntu não tenha as fontes suaves tmb. Deve ser só a fonte que é mais diferente. Obg pelas respostas pessoal.

Kubuntu

1 curtida