Sempre tiver experiencias ruins com o Pop (sempre testei em pcs antigos), por isso fico com essa duvida: O Pop uma distro estável, tanto em pcs novos como em antigos?
Minha ideia é instalar ele em um computador do laboratório, minhas outras opções são o Mint e o Manjaro, mas uma distro .deb com algo parecido com o Gnome é a melhor opção para esse caso.
A estabilidade pouco se dá pela capacidade do hardware em si, mas sim por quão novos os pacotes disponibilizados são. Quanto mais antigos e testados, mais estável será a distribuição, quanto mais novos, menos estáveis.
As distribuições rolling release (como o Manjaro e Arch) disponibilizam os pacotes mais atuais para a distribuição e, portanto, são mais instáveis do que as distribuições com releases programados, como Debian, Ubuntu, Mint e também o Pop OS nesse caso, que preferem deixar uma janela maior para testes dos pacotes, em detrimento de ter a versão mais nova dos softwares: é uma troca, menos features por mais dureza no sistema.
Agora, na minha experiência, a estabilidade de não se quebrar o sistema depende muito mais do usuário e dos pacotes instalados no sistema, do que da distribuição per se.
Mas respondendo sua pergunta, acho que não teria problemas com o Pop OS ou com o Mint, ambas são consideradas bastante estáveis nesse ponto de vista — o Pop OS usa uma versão customizada do Gnome (por enquanto, enquanto o novo Cosmic não é lançado), e o Mint usa o Cinnamon, acho que daí vai depender da sua preferência. Não recomendaria o Manjaro se buscas estabilidade, pelos argumentos já citados.
Uma pergunta: algum desses PCs antigos tinha placa de vídeo Nvidia?
O Pop!_OS tende a ser uma opção bem ruim para quem usa hardware antigo da Nvidia, preso aos drivers proprietários sem suporte. Isso porque ele atualiza o kernel mais rapidamente e, assim como qualquer sistema com o mesmo comportamento, tende a ter problemas de compatibilidade com drivers antigos da Nvidia.
Eu, pessoalmente, não curto o linux mint… Não sei como, mas comigo quebrei a distro anterior do Mint, eu vi muitos falarem também que quando quebra, quebra mesmo.
Também testei, e uso, o Pop, confesso que quando mais novos são os pacotes, o Pop quebra. Porém, o Pop tem a vantagem de ter um certo foco em alguns apps de medicina, então se for um laboratório de ciências biológicas, eu acho o Pop melhor que o Mint.
Eu vivia uma grande frustração com programas fechando, não funciona direito nem o bluetooth, a interface não era o melhor pra mim, e eu fazia várias modificações que no final ficava parecendo o gnome.
Tinha trocado para o pop, só que ele não deu certo aqui, tava muito lento. Aí teve aquele vídeo no canal do Dio que cada um defendia sua distro, pop, fedora e Debian, então agora eu tô no Debian, e rapaz, a única coisa que eu mudei foi o tema pra o Darck, e o note apesar de ser muito fraco tá voando.
Tive os mesmos problemas com o Mint. Então voltei para o POP, eu testei o Tiger OS também, mas no final, eu descobri que o problema sou eu que não consigo usar direito e adoro ficar brincando com os sistemas
Olha, considerando que dificilmente teremos alguém que instalou um sistema num parque com milhares de máquinas, a maioria de nós vai dar as experiências pessoais, o que pode não ser o suficiente para indicar “estabilidade”.
No meu caso, uso o Pop!_OS desde 2019 sem problemas maiores. É um sistema que se mostrou estável, usando Ubuntu LTS como base, que também é uma base bem estável.
Nesse caso vale a experiência individual. O Mint também sempre se apresentou muito estável para mim, o Manjaro, por outro lado, não lembro de ter instalado alguma vez que ele não tinha algo quebrado já direto da instalação.
Entretanto, outras pessoas, que tiveram melhores experiências com o Manjaro poderão atestar o contrário, e elas não estarão erradas, afinal, é uma experiência individual.
Quanto a sistemas GNOME, com base .deb, estáveis para o lab, tirando o Mint, que usa Cinnamon, não GNOME, você poderia usar o Zorin OS ou o próprio Ubuntu, além do Debian com GNOME.
O Pop!_OS mesmo em breve deixará de usar GNOME, em favor da interface COSMIC. Talvez seja algo que você queira considerar.