Olá pessoal! Tudo bem por aí?
Recentemente resolvi voltar para o mundo Linux, mas estou enfrentando problemas recorrentes nas distros POP_OS, Ubuntu e Zorin no meu computador: (Intel i3-9100F / 16GB RAM / GTX 1650) e gostaria de orientações para estabilizar em qualquer um dos sistemas.
Não sei exatamente se é um problema nas distros baseadas em Ubuntu, ou se é algo do Gnome, mas alguns testes que fiz o POP trava demais, frequentemente crasha a interface toda dele. Pode ser alguma atualização de driver de vídeo? O melhor respondeu foi o Zorin, o POP está travando demais
Travamentos Críticos na Interface
Mesmo após reinstalação limpa, a interface (GNOME/COSMIC) trava com frequência.
- Sintoma: O mouse se mexe, mas nada responde aos cliques; o teclado trava e parece que estou clicando “fora das janelas”. Depois trava totalmente.
- O que já tentei: Reinstalar o pop-desktop, resetar o dconf e alternar entre X11 e Wayland.
- Nota: Aqui é pior no POP, ubuntu e zorin travam também, mas não travam totalmente, o POP simplesmente tenho que desligar e religar a máquina.
Problemas de Áudio (Headset Fuxi-H3 / Wireless 2.4GHz)
Este é o ponto que não consigo resolver definitivamente, aparentemente algo na interface não está sincronizando
-
O problema: O audio não funciona, ou só funciona acima de 100%, quando altero no alsamixer e abro o terminal ele volta a 100% o som e não consigo alterar o som de forma que funcione pelo Dongle USB
-
Tentativas via Alsamixer: Tentei salvar o estado com alsactl store e restaurar via .bashrc ou “Aplicativos de Inicialização”, mas o volume acaba desbalanceando (abaixa apenas um lado do fone) ou causa instabilidade na interface.
-
Perfis: O perfil ideal seria “Digital Stereo Output + Mono Input”(como na imagem), mas não tem isso nas distros que usei (foto abaixo retirada da internet)
O que vou fazer:
- Dualboot
- Jogar no Linux
- Edições e trabalhos com Design
Afinal, você já passou por isso? Parece menos complicado no Windows para corrigir esses problemas, mas sinto falta do trabalho de multitarefa que o POP e outras distros oferecem.
Pode ser o problema no Gnome? O que acham?