Pop!_OS e COSMIC em 2026: Da Issue #2005 à Realidade do Uso Corporativo
O Contexto: Veterano e Early Adopter
Sou usuário de longa data do Pop!_OS e acompanho o COSMIC desde as fases Alpha em ambiente controlado. Hoje, ele é meu sistema padrão. Em junho de 2025, abri a Issue #2005 no GitHub da System76, solicitando uma integração nativa e robusta com Active Directory (AD) via interface gráfica, algo vital para a adoção empresarial. Como a solução nativa ainda não chegou, usei a engenharia para contornar os obstáculos.
Desafio 1: Orquestração de Domínio (Universal AD-Orchestrator)
Para viabilizar o uso profissional, desenvolvi o Universal AD-Orchestrator. É um script em Shell baseado em Ansible que automatiza o onboarding na família Debian:
-
Inteligência de Rede: Eleição de DC saudável testando portas 389, 88 e 464 antes do join.
-
Provisionamento Completo: Configura DNS, SSSD, Kerberos, cria a pasta home e define privilégios de sudoers automaticamente .
-
Resiliência: Garante a convergência do NSS e limpa identidades prévias para evitar conflito s.
Desafio 2: Screenshots e Workflow
A ferramenta nativa ainda carece de anotações (setas, retângulos). Minha solução foi criar um serviço no Systemd que monitora a pasta de capturas via inotify-tools e abre o editor Drawing instantaneamente após o salvamen to.
Dores do Crescimento (Bugs e Limitações)
Nem tudo são flores na Epoch 1, e o uso real revela detalhes que só o dia a dia mostra:
-
Terminal e UID: O terminal nativo do COSMIC falha ao carregar meu usuário de rede (UID alto). Resolvi adotar o Tilix como terminal pad rão.
-
Gerenciador de Arquivos: Ainda limitado. Sinto falta de funções básicas, como renomear arquivos durante o diálogo de upload e encontrei travamentos ao exibir detalhes de arqu ivos.
-
Hardware e Periféricos: Meu fone Redragon (Bluetooth/Dongle) ainda apresenta instabilidades de funciona mento.
Veredito: Trabalho vs. Lazer
Apesar de precisar de “contornos” técnicos para o uso corporativo, o COSMIC brilha no uso casual e em sessões de games na Steam. Optei por não inundar o GitHub com novos reports, pois muitos desses bugs já possuem descrições similares; decidi dar “tempo ao tempo” para a System76 trabalhar.
O COSMIC é o futuro, mas para o usuário “Enterprise”, a visão que apresentei na Issue #2005 continua sendo o divisor de águas para a adoção em massa.
Link da Feature request: https://github.com/issues/created?issue=pop-os|cosmic-epoch|2005
Link do post no Reddit: Reddit - Please wait for verification