Será que pode ser algum tipo de problema com a placa de vídeo? Se puder compartilhar mais detalhes sobre o hardware que você usa, pode nos ajudar a entender o problema
Difícil mesmo, é um excelente hardware. Mas às vezes acontece com eletrônicos, ontem funcionava, hoje não funciona mais haha.
Mas continuado, meu hardware é parecido do seu, mesmo sistema (mesma placa de vídeo, mesma quantidade RAM, SSD NVEM também, só o processador é um Ryzen 7), nada disso ocorre aqui.
Mas percebo que o GNOME e o KDE dão uns engasgos com o Xorg e NVIDIA, como usar Wayland ainda é meio meme com NVIDIA, apesar de estar ficando melhor, uma das coisas que você pode fazer, caso fique muito crítico, é dar um refresh no GNOME.
ALT+F2
Depois digita: R
Isso vai reiniciar a interface sem fechar os apps ou desligar o computador, é de boas.
No Chrome, caso ocorra, você pode tentar habilitar e desabilitar a aceleração de hardware, e ver se em alguns dos estados, fica mais tranquilo usar.
Mas como eu disse, já me aconteceu uma vez ou outra, mas é raríssimo de eu presenciar algo assim.
Estou usando atualmente o driver 515.65.01 da NVIDIA e o Kernel 6.0.12.
Depois de muito quebrar a cabeça, eu consegui normalizar aqui, pelo menos aparentemente.
Eu havia reaproveitado meu /Home na nova instalaçao do POP, pra popar tempo (mas nao adiantou muito neé? kkk)
Então pensei em refazer meu perfil.
E desde então está bem mais fluido o sistema.
Só o Google chrome que precisei desativar a aceleraçao de hardware, para evitar aquela travada ao movimentar as janelas.
Estarei trabalhando e testando o sistema assim. Se continuar de boas, volto aqui para avisar que realmente o problema estava no meu perfil antigo.