Pop_OS 22.04 fica travando com lag

Boa noite meus caros amigos!
tudo bem?

Estou abrindo esse tópico pq nao conseguir achar solução em nenhum lugar. Mas queria dicas e ideias do que está rolando…

Meu POP_OS 22.04 funciona tudo normalzinho. Até eu precisar abrir algum video.
E nao importa se é video local ou na web. Fica com muito LAG.

Percebi que Os videos locais, se nenhum programa estiver aberto, eles rodam normais.
Mas se abrir qualquer programa, já fica todo zoado.

outro erro bizarro, é que se estiver com o navegador aberto, as janelas do sistema também travam ao movimenta-las.

Eu gravei dois videozinhos curtos só para demonstrar o que estou falando.

1- IMG_3890.MOV - Google Drive
2- IMG_3892.MOV - Google Drive

Eu instalei a dois dias.
Ficaria feliz só de alguém compartilhar ideias. pq eu já nao sei oq fazer mais.

PS: eu usava o MInt antes e isso nunca ocorreu…

alguem me de uma luz rsrssr

Opa, blz?

Será que pode ser algum tipo de problema com a placa de vídeo? Se puder compartilhar mais detalhes sobre o hardware que você usa, pode nos ajudar a entender o problema :slight_smile:

1 curtida

Fala Dio!
Belezinha e vc?

Acho um pouco dificil ser problema na placa de video. Até semana passada quando estava no Mint, estava tudo normal rsrs

Mas a configuração do PC é a seguinte:
Ryzen 5 5600X
32GB de RAM
RTX 2060
1TB NVME

Muito obrigado pela atenção

Você instalou a versão para NVIDIA do Pop disponível no site? Só para confirmar

1 curtida

Sim sim. Iso Nvidia mais recente

Difícil mesmo, é um excelente hardware. Mas às vezes acontece com eletrônicos, ontem funcionava, hoje não funciona mais haha. :smiling_face_with_tear:

Mas continuado, meu hardware é parecido do seu, mesmo sistema (mesma placa de vídeo, mesma quantidade RAM, SSD NVEM também, só o processador é um Ryzen 7), nada disso ocorre aqui.

Mas percebo que o GNOME e o KDE dão uns engasgos com o Xorg e NVIDIA, como usar Wayland ainda é meio meme com NVIDIA, apesar de estar ficando melhor, uma das coisas que você pode fazer, caso fique muito crítico, é dar um refresh no GNOME.

ALT+F2

Depois digita: R

Isso vai reiniciar a interface sem fechar os apps ou desligar o computador, é de boas.

No Chrome, caso ocorra, você pode tentar habilitar e desabilitar a aceleração de hardware, e ver se em alguns dos estados, fica mais tranquilo usar.

Mas como eu disse, já me aconteceu uma vez ou outra, mas é raríssimo de eu presenciar algo assim.

Estou usando atualmente o driver 515.65.01 da NVIDIA e o Kernel 6.0.12.

1 curtida

Bem pessoal, Obrigado pela ajuda!

Depois de muito quebrar a cabeça, eu consegui normalizar aqui, pelo menos aparentemente.

Eu havia reaproveitado meu /Home na nova instalaçao do POP, pra popar tempo (mas nao adiantou muito neé? kkk)
Então pensei em refazer meu perfil.

E desde então está bem mais fluido o sistema.
Só o Google chrome que precisei desativar a aceleraçao de hardware, para evitar aquela travada ao movimentar as janelas.

Estarei trabalhando e testando o sistema assim. Se continuar de boas, volto aqui para avisar que realmente o problema estava no meu perfil antigo.

valeu!

1 curtida