Fala, galera… Estou usando o Pop OS 22.04 e, quando instalei, usei por um tempo com o XORG. Rodava liso, sem travamentos e sem problemas.
Aí decidi instalar a extensão Dash2Dock Animated, e ela tem alguns bugs no X11, então decidi habilitar o Wayland.
Acontece que, quando estou utilizando a sessão em Wayland, o sistema fica extremamente lento em diversas oportunidades. O framerate da tela cai aleatoriamente e o mouse fica extremamento lento, as vezes dá uma congelada de alguns segundos na tela e volta, está realmente bem ruim.
Alguém tem alguma ideia de como resolver? Li em um post no Reddit que pode ter algo a ver com o Tripple Buffering do Mutter, mas não faço ideia de como resolver.
Uso um Galaxy Book 3 360 com Intel Iris XE e um i5, ou seja, sem problemas com drivers da nvidia.
Não é só no pop não, estou usando arch gnome, e acontece o mesmo, ele começa a travar do nada sem muito uso, não sei oque acontece.
Como estava usando a mesma distro no x11 e estava tudo funcionando normalmente, acredito ser bug do gerenciador do Wayland.
Depois de muitos testes e com a ajuda do GPT, com um medo tremendo de quebrar a distro, resolvi da seguinte maneira:
1. Ajustar parâmetros do kernel
Teste desativar recursos experimentais que podem estar causando problemas:
- Edite o arquivo de configuração de boot:
bash
Copiar código
sudo nano /boot/efi/loader/entries/pop_os-current.conf
- Ajuste os parâmetros para algo mais conservador: Substitua os parâmetros por:
plaintext
Copiar código
options root=UUID=c8c027c5-0fc7-49de-9198-37d0aa3fe3e5 ro quiet loglevel=0 systemd.show_status=false splash i915.enable_psr=0 i915.enable_dc=0 intel_idle.max_cstate=1
3.Explicação dos parâmetros*:
i915.enable_psr=0
: Desativa o Panel Self Refresh, que pode causar lentidão ou travamentos.
i915.enable_dc=0
: Desativa o Deep Color, que pode ser instável em algumas GPUs.
intel_idle.max_cstate=1
: Restringe o processador a estados de sono superficiais, ajudando na estabilidade.
- Salve, feche e reinicie:
bash
Copiar código
sudo reboot
4. Ajustar o compositor no GNOME
O GNOME usa o compositor Mutter, que pode ser configurado via dconf:
- Instale o editor
dconf
:
bash
Copiar código
sudo apt install dconf-editor
- Abra o
dconf-editor
:
bash
Copiar código
dconf-editor
- Navegue até:
- /org/gnome/mutter
- Ajuste as configurações como “workspaces-only-on-primary” para reduzir a carga gráfica.
Não me perguntem o que isso faz que eu não faço ideia, mas deu certo!
1 curtida