Confira o post completo no blog: Pop!_OS 20.04 LTS novidades e download - Diolinux
Concorrente poderosíssimo ao posto de distro Linux para referência, o Pop!_OS 20.04 LTS chega com muitas novidades e disponível para download
Eu passei o dia hoje atualizando o site da System76, o /r do Pop!_OS no Reddit e aqui, ansioso para esse release. Já coloquei pra baixar, vamos ver como está
Essa nova versão tá bem interessante
Esta distribuição foi a primeira que me fez pensar em sair do Ubuntu. Vou experementar, se for boa assim, vai se tornar a minha principal.
Vários tópicos sobre o Pop ultimamente aqui no fórum, Dio é o cara mesmo. Seria legal fazer um senso aqui no fórum.
Qual dificuldade do Pop OS instalar a versão correta do driver da NVidia? Passei um sufoco pra conseguir trocar, nem o Windows é tão difícil assim.
O Pop OS tem uma iso Nvidia, que já vem com o driver, ele instala sozinho durante a instalação do sistema.
Mas instala a versão errada, minha GPU é antiga e usa o driver 340.108. Na instalação o driver instalado foi o 440.64, que é incompatível, tive que fazer a desinstalação manual dele, pacote por pacote pra instalar a versão correta.
Fiz um “Test Drive” em minha máquina de testes e achei o sistema “legalzinho”…
Mesmo vindo com esse Gnome Manco (s/ botões) e essa Dock esquisita, mas nada que um Gnome-Tweaks + Dash to Dock não resolva rs
Sendo assim… pelo menos “pra mim” o Ubuntu 20.04 atende melhor nativamente e s/ ter que fazer manobras pra facilitar o que nele já vem fácil e prático… mas valeu a experiência e que venha o próximo Mint p/ testes e esperar que não seja só perfumarias rs
já fiquei triste pq tava com a beta e tinha a barra do firefox bugada quando ativava a opção de tirar a barra de titulo, instalei a versão final limpa e veio com o mesmo bug do beta… Mas depois de dar o update/upgrade e reiniciar o pc ele concertou o bug.
To com o Ubuntu no meu pc principal e o PopOS no secundário, vamos ver quem ganah essa batalha e se torna o SO principal hehe
Aqui o Ubuntu 20.04 foi vitorioso na máquina principal + 2 máquinas de entretenimento.
Na disputa semanal entrou o Kubuntu 20.04, Fedora 32 e agora o Pop…rs
Também estou com Ubuntu 20.04 instalado em produção. Mas, sempre testando Fedora 32 e Kubuntu 20.04. POP!_OS também entra nos testes via Live USB.
Gostei muito da resposta do touchpad no Fedora 32, pois, como Fedora 32 ativa Wayland por default no Gnome, o scrooling no Firefox fica como no MacOSX (Scroll funciona out of the box com kinetic e smooth). Só não fiquei com Fedora 32 instalado pois apresenta longo boot time, quando comparado ao Ubuntu 20.04 (Está rapido como nunca o boot do Ubuntu 20.04 no meu note). Ubuntu 20.04 está excelente, mas estou tendo que habilitar o Firefox para funcionar em Wayland na sessão do Gnome Wayland. Espero que Ubuntu 20.10 deixe o Xorg e já venha com Wayland por padrão. No meu note com GPU Intel o Wayland está funcionando perfeitamente.
Eu instalei todas e analisei o comportamento de cada… tb simpatizei com o Fedora, tanto que se acontecesse o inimaginável (encerramento do Ubuntu), esta provavelmente seria minha distro padrão… e estando em tempos de Flatpak, Snaps e AppImage, o fato dela ser outra base não é tanto problema. Apenas umas 2 ou 3 extensões e já era (visto que não me acostumo de maneira alguma com Gnome Puro)
O Kubuntu aqui ficou meio amarrado nas respostas… no jogo HorizonChase (que uso de referência nos testes) ele não ofereceu a mesma suavidade como no Ubuntu 20.04 e Fedora32… então já descartei logo de cara…
O fato é que a equipe da Cannonical está de parabéns… depois da decepção com o Ubuntu 18.04, finalmente entregaram algo de qualidade e com performance aceitável
Pop!_OS vem fazendo um trabalho muito bom.
Já dá para perceber a diferença no cuidado desde a landing page de download da distro, é diferente: apresenta o produto de forma dinâmica e bem explicativa, além de ser muito bonita.
E sempre justificando não ser apenas mais uma distro baseada no Ubuntu, trazendo novos recursos. Coisas simples como escolher a aparência na criação do usuário ou a criação do usuário ser pós instalação, mas que fazem uma diferença real no uso do sistema.
Segue como minha distro favorita, com certeza.
Eu já vinha olhando com bons olhos o Pop!_OS há bastante tempo (graças a um vídeo do próprio Dio no ano passado), mesmo ele sendo Gnome e não me adaptando bem a esse estilo. Mas ao menos para mim a “pá de cal” foi a demora no lançamento do Mint (que só deverá ocorrer em Junho) e todos eles usando a mesma base. Sequer um beta não foi lançado ainda. E nisso o Dio está certíssimo, o pessoal do Mint não tem noção do potencial da distro.
To com um bug muito doido.
Usando o firefox, ao abrir o gmail o navegador quebra, quando dou um refresh na pagina o gmail abre de novo e dessa vez o sistema inteiro trava e tenho que rebootar na força mesmo, mas é só no gmail.
Que doidera
Eu estava com a versão 19.04 instalada e tentei atualizar para a 20 mas deu um bug e optei por fazer uma instalação limpa. Adotei o PopOS sistema principal depois de passar raiva com o deepin. Por algum motivo chegava a 100% de uso de memória rapidamente. Notei q isso ocorreu depois de instalar o Spotify e o Java. Enfim, estou agora usa do o PopOS 20. Achei mto estranho o espaçamento exagerado entre os ícones do system tray, mas nada q uma extensão da tweak Tool não tenha resolvido
No mais, achei uma versão bem interessante. A loja é extremamente rápida e essa versão já conta com suporte à Flatpaks. Mto bom!
Pessoal, dando um ‘Up’ no tópico, alguém conhece algum modo de instalar ou mudar o plymouth no Pop!_OS? Dei uma pesquisada e acabei não encontrando nada a respeito, creio que devido ao não uso do GRUB.
Acabo de experimentar o Pop os 20.04 (intel/amd). Assim como o Ubuntu 20 (imagens abaixo), o Pop apresentou uma tragédia de interface. Visualmente toda bugada embora não travasse. Minha placa-mãe possue Nvidia integrada, vou tentar a versão Nvidia da distro.
Só para te alertar, o pop os instala a versão mais recente do driver da NVidia, independente se é compatível ou não com o seu chip gráfico.