Será que é algum problema na base do Ubuntu? Até semana passada eu estava usando Kubuntu e também vinha apresentando alguns travamentos. Mas não ao ponto de ter que reiniciar na unha.
Também tive esses problemas e muitos outros @Marcio_Monks que no fim acabei voltando para o Ubuntu 20.04, apesar desse feedback positivo do pessoal o Pop!_OS parece não funcionar tão bem para todo mundo, eu li não me lembro onde que essa distro parece só funcionar bem em hardware parecido com o que a system76 vende.
Infelizmente não sou avançado o suficiente para responder essa pergunta

Nem eu, hehe.
Pois é, cara… Também já li a respeito, que ele funcionaria melhor em hardware da system76, mas que não prejudicaria o uso em outros hardwares.
E aí, @Dio? Ainda tá usando o Pop? Já teve algum problema desse tipo.
Ah! Esqueci de mencionar que meu filho disse que quando travou, a tela ficava preta e depois voltava ao normal.
Gurizada, acho que achei o problema. Parece ser na extensão Dash To Dock.
Estava pensando em instalar o Pop_Os no meu notebook, mas depois que vi sobre essa afirmação de que funciona melhor com hardware parecido com o que a System76 vende…
…acho que o conceito de “hardware” é bem diferente do nosso aqui em terras tupiniquins.
Uma afirmação dessa faz tanto sentido quanto 1+1=3. Não pretendo me estender muito sobre, mas eu pergunto: por que diabos o Pop!_OS sendo baseado no Ubuntu só funcionaria bem com hardware parecido com o da System76?
@daniloancilotto, você deve ter lido sobre o Pop!_OS ter funcionalidades adicionais para as máquinas da System76, porque realmente ele tem, mas funcionar apenas em hardware parecido com o que eles produzem?
Nada é absoluto e temos que estar abertos a todas possibilidades, ou seja, 1.5 + 1.5 = 3, lembrando que não afirmei nada sobre esse ser o problema do Pop!_OS não funcionar legal em alguns PCs, só li sobre isso, eu não tenho propriedade para dizer porque não sei como são os repositórios do Pop!_OS se tem todos drivers proprietários ou só os do que eles vendem, mas enfim, eu falo o que aconteceu comigo, deu muito problema com meu PC e o que muda no meu em comparação com os outros é o hardware, sendo assim o que li faz um pouco de sentido, mas não sei se é isso, só sei que a instalação do Pop!_OS não é igual ao do Ubuntu e tem várias diferenças, e os problemas que dão creio ser algo que a system76 mudou porque no Ubuntu não acontecem.
Oi Marcio, sim, continuo usando. 
Entendo o que você quer dizer. Claro, experiências são diferentes e existem infinitas combinações de hardware, mas levando em consideração que eu uso Pop!_OS em um notebook bem modesto de 10 anos de idade, dois computadores distintos montados do zero por mim e um computador entregue pela firma onde trabalho, aliado ao fato do Pop!_OS ser inteiramente aberto e os representantes da System76 gostarem de dizer que o Pop!_OS funciona em qualquer máquina (em grande parte graças ao Ubuntu), acho extremamente improvável algo como o Pop!_OS só funcionar em máquinas semelhantes as que eles vendem. 1 é um número inteiro, 1.5 é um número fracionário que está entre 1 e 2, ambos são completamente diferentes. O número 1 é o número 1, não existe espaço para interpretação. 1+1!=3, não existe espaço para interpretação.
Mas não quer dizer que não funcione bem em outros hardwares.
No meu hardware tá funcionando tranquilo.
O problema de travamento que ocorreu, provavelmente, foi devido a uma extensão.
Desinstalei e instalei novamente e ficou tudo beleza.
Tenho vivido uma relação de amor e ódio como o pop_os, tinha testado numa maquina virtual e não tinha gostado, ai vi o vídeo do @Dio falando do Gnome, ai resolvi dar mais uma chance para o POP, formatei meu notebook de produção para instalar a distro, tudo ocorreu bem muito bem, usei instalação padrão formatando todo o HD, ai quando fui usar começo meu problema, o sistema não inicializava, ai instalei o Mint novamente e para minha surpresa ele pergunto se queia instala ao lado do pop_os, ai claro que disse sim. kkkk quando terminei a instalação do Mint e reinicializei meu note apareceu a opção de entra com o pop, ai foi a parte do amor, gostei muito dele e com as dicas do @Dio de atalhos me tornei ate mais produtivo vai ser minha distro padrão a partir de agora, minha unica frustração de utilizar o POP_os é que ainda não consegui instalar somente ele, tenho que usar em dualboot com o Mint.
Eu utilizava o Kubuntu antes e consegui instalar o Pop sozinho, de boas.
Travou de novo, gurizada 
Só ficou o mouse funcionando.
Acho que é coisa no Gnome Shell, só não sei se com relação ao dash to dock, ou ao tiling windows.
Dessa vez apareceu a mensagem: “Gnome Shell error: no fork entity found”.
E é sempre ao minimizar, ou maximizar alguma janela.
Provavelmente (quase certeza) é alguma extensão. Desabilite o Dash to Dock e veja se isso melhora a situação.
Já tá me parecendo que é no tile windows, cara… Ao trabalhar com muitas janelas com o tile windows, ao maximizar as que estão minimizadas, dá encrenca. Agora testei usando todas as janelas que vinha usando, mas mudando algumas para outra área de trabalho e não travou mais.
Já tô mais perdido do que cego em tiroteio, hahaha.
Ocorreu comigo também, no POP, Ubuntu e Zorin. Acho que é Gnome mesmo a raiz do problema.