Pop_OS 20.04 lts esta sendo uma experiencia e tanto

Eu devo ter feito algo errado ou na instalação do Pop ou na instalação do Windows (que já tem um tempo). A unidade EFI de inicialização do Pop e do Windows estão separados também, porque o Pop pede mais de 100mb, correto? Será que é isso? Eu deveria ter determinado uma unidade EFI para os dois sistemas juntos? Mas acho que se fizesse isso poderia bagunçar o Windows.

3 curtidas

Sim, é isso mesmo, o Pop inicialmente consome mais que o Ubuntu, principalmente na inicialização, mas por algum motivo, no Ubuntu quando chega um determinado valor de consumo ele pesa bem mais do que a mesma taxa de consumo no Pop (na minha experiência).

Por exemplo: Jogando CS GO, com Discord e Firefox aberto com poucas abas o Ubuntu dava umas travadas no jogo e chegava a mandar aquela janela de “forçar sair ou esperar”, clicando em esperar ele ficava de boa. A mesma experiência no Pop ontem foi totalmente diferente, o jogo não me mandou ela tela nenhuma vez e rodou muito bem. Tudo bem, eu não precisava ter o Firefox aberto nesses momentos, mas eu queria ver como o sistema lidava com isso.

Os bloatwares não me incomodam muito assim, mas isso é realmente pessoal, certamente preferiria eu instalar os programas que quero. Mas é como você falou, o grande diferencial de sistemas Linux é esse pra mim, você tem que testar pra ver se serve pra você, não adianta review (embora seja muito importante pra conhecer coisas do sistema ao invés de se aventurar sozinho), nem indicação: você precisa meter a mão na massa e ver se rola aquela química. kkkkkkkkk Eu amava os reviews do Elementary, mas meu Deus, que experiência ruim eu tive com ele.

6 curtidas

O meu não encontramos pacote os_prober

2 curtidas

Opa, desculpa brother, acabei errando mesmo, não é os_prober, é os-prober, e depois é update-grub.

3 curtidas

Como eu não estou usando EFI, eu não criei partição EFI, a única coisa que fiz mesmo foi separar o / e o /home na instalação, mais nada. E como eu tive o problema na versão 19, quando atualizei para a versão 20, a primeira coisa q fiz quando carregou o sistema foi instalar o os-prober e depois atualizar o grub com sudo update-grub

o resultado foi esse ó.
2020-05-02_12-00

Após isso, apareceu de boa na inicialização.

5 curtidas

Poderia ser por causa de swap? Tipo, tem vários programas pesados abertos e o sistema passou a usar o swap, isso pode ter feito ficar mais lento

Não sei exatamente qual a porcentagem de uso da RAM que o Ubuntu e o Pop!_OS passam a usar a memória swap :thinking:

3 curtidas

Consegui tbm :v:

3 curtidas

Ah, agora eu entendi. Eu tive que criar partição EFI porque o Windows só roda em moda UEFI (até onde sei); do contrário eu teria que mudar a BIOS para Legacy sempre que fosse usar o Pop e UEFI quando fosse pro Windows (eu fazia assim na minha primeira experiência dual boot kkkkkkk eu não sabia que dava pra instalar um sistema Linux em UEFI na época).

Em um possível dual boot entre dois sistemas Linux poderia fazer como você fez. Acho que é isso então.

3 curtidas

Realmente, pode ser isso. Mas eu tenho 8gb RAM e ele não chegava aos 100% do que eu tenho, antes disso já vinham os lags.

2 curtidas

Pedro, com o Grub Customizer dá pra alterar a sequência de boot sim :slight_smile:

2 curtidas

Rapaz, também achei o boot e o login lentos pra caramba e também senho SSD, mas como não tive problemas no sistema em si, ainda estou com ele instalado, por enquanto estou curtindo…

2 curtidas

Galera, dá um help aqui por favor. Instalei uma distro numa outra partição, só q eu uso /home compartilhado, e essa outra distro tb é Gnome, aí deu uma zuada em algumas coisas no tema do meu !POP_OS, já acertei mas a tela de gerenciamento de disco eu não consegui resolver e ficou ainda tá zuada…alguém sabe como resolver essa questão de cor? Já restaurei as configurações para os valores padrão mas essa tela não muda de jeito nenhum.

2 curtidas

Mas essa cor aí não é a do tema padrão do Pop?

2 curtidas

Ué, é? Rapaz se for to muito doidão kkkk pq eu jurei ter visto outra cor logo que instalei :sweat_smile: :sweat_smile: mas se for essa msm, fico tranquilo, mas q tá feio tá kkkkk

2 curtidas

Se não me engano é essa cor aí do tema Pop ou Pop dark (dá pra ver pelo Gnome Tweaks) kkkkkk e ele não me agradou também, esse esquema de cores, sei lá, não acho feio, mas não tá pro meu gosto kkkkk tá bem polido pelo menos. Eu mudei pro Ant-Dracula, tô curtindo mais :slight_smile:

2 curtidas

A cor realmente é do Pop, mas não o azul que aparece ao centro ali da imagem no GNOME Disks:

Realmente falta um contraste reverso quando um bloco está selecionado, mas não é tão zoado assim hehe.

6 curtidas

Pois é, eu mudei para o Adwaita-dark e fico show, inclusive gostei mais dele do q do pop-dark.

3 curtidas

Oi Pessoal,

Pesquisando sobre o tema do dual boot com o Pop!OS, encontrei esse video:

Não tentei fazer ainda e nem sei se vou. Sinceramente acho muita mão de obra…

Tenho um notebook com Windows 10 e tinha “multi-boot” com Mint + Zorin e Ubuntu. Instalação tranquila e sem problemas.

Quando fui tentar desavisadamente instalar o Pop!OS e percebi essa questão toda com o boot que eles tem… desinstalei e resolvi refazer todas as partições e instalações novamente.

Então, quem tiver saco e tempo… me parece que nesse video tem uma solução, inclusive de conserto de grub.

Cara, eu sou um usuário feliz do Kubuntu, mas confesso que dá uma vontade de testar o Pop!_OS 20.04.
Aliás, já testei em máquina virtual, mas não é a mesma experiência.
Ele consome muitos recursos, mesmo? Chega a atrapalhar?
No Virtual Box ele já sai comendo 1,2GB de RAM. Na máquina física chega a tanto?
O Kubuntu consome só 470MB em seguida do boot.
Eu uso muito o KDE Connect. Existe algum software semelhante para o GNOME?
Desculpem as dúvidas bestas, mas sou usuário noob de Linux (apenas um ano) e só usei Mint e Kubuntu na minha máquina. As outras distros que testei foram em VM e por pouquíssimo tempo.
Abraço, gurizada.

1 curtida

@Marcio_Monks vou te mostrar como está o meu Pop!_OS. Eu acho que consome muito recurso, só que como meu PC está com 28GB de RAM eu não sinto, mas qdo eu rodei no meu note com 4GB eu senti e muito. E não entendo o motivo. Neste momento estou usando o Brave com 19 abas abertas, Spotify, WhatsDesk, Flameshot e o Variety.
No print está rodando o Stacer e o Monitor de Sistema e não entendi o motivo da informação divergente em relação a memória.