Pop!OS 20.04 Beta é liberado no GitHub

Hoje foi atualizada uma página no GitHub da System76 que divulgou links para as imagens oficiais da versão beta do Pop!OS 20.04. Já baixei para testar as novidades como a extensão de “tiling” para o Gnome.

:vulcan_salute:

4 curtidas

O beta do beta! ahahah
Vou criar colocar num pendrive para ver como está, mesmo que nas vezes que eu testei o PopOS eu não gostei muito.

1 curtida

meu deus do céu o que é isso? parece que passaram manteiga, é tudo tão liso, adorei já vir com flatpak na loja, mas eu não entendi bem o funcionamento dessa coisa aqui, o primeiro icone

2020-04-17_01-03

às vezes funciona com todas as janelas cada um no cantinho, às vezes só fica 2 janelas uma ao lado da outra, sinceramente não entendi o funcionamento

O vídeo explica bem. Está em inglês mas dá para entender, caso você não saiba o idioma.
Basicamente é um plugin para o Gnome para organizar as janelas automaticamente, seja lado a lado ou com organizações mais complexas. Atualmente o Gnome só consegue fazer isso com 2 janelas lado a lado.

3 curtidas

eu testei por bastante tempo até e não me dei bem com o Pop tb

psé vi ontem no reddit, legal mas acho que meu jeito de usar pc não ia fazer muito proveito disso

Olá pessoal do fórum.

Estou testando o Pop!OS 20.04 Beta em meu fluxo de trabalho e até o momento o que posso dizer é que eu esperava bem mais. :frowning:

Os principais problemas que tenho observado estão relacionados ao tema:

  • ao menos no beta não é possível detectar melhorias no tema em relação ao 19.10, o pacote de temas e cores parece ser exatamente o mesmo.
  • aplicações flatpak ficaram sem bordas na primeira instalação ou com bordas pequenas demais para clicar, após resetar o tema esse problema foi resolvido.
  • ao utilizar a extensão de tiling alguns programas que implementam sombra na janela tem seu tamanho detectado de forma errada (incluindo a sombra) fazendo com que fiquem alguns buracos bem estranhos na organização.
  • alguns programas ao tentaram se ajustar ao “tiling” mudam para a versão da interface “mobile” o que até é um comportamento lógico, mas que atrapalha em muitos casos.

No geral a instalação está bastante fluida e com ótima performance como já era esperado, acho que eu posso ter ficado com expectativas altas demais por essa versão.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Testei aqui em modo live, vendo o video desse novo gerenciamento de janelas eu fiquei bem empolgado mas na hora de usar eu achei meio confuso e embolado, não correspondeu em nada minhas espectativas.

Outro problema foi o no firefox que a opção de tirar a barra de título da janela pra ocupar menos espaço não funciona e buga o navegador, aliás essa barra de títulos do gnome é absurdamente larga e feia. O notebook que testei tem uma tela HD 720p e isso compromete grande parte da tela já que a resolução é baixa, já no meu de produção FHD esse problema não foi tão "grave"mas é feio ainda assim.

Fora isso parece me pareceu bem leve, testei em um i5 de terceira geração com 4Gb de ram, rodando liso. Mas ainda não me convenceu a mudar do meu Kubuntu.