Pop!OS 20.04 - Algumas das novidades

Olá pessoal, tudo beleza?

Ano passado fiz um “mini-review” da versão ainda em desenvolvimento do Pop!OS 19.10 e agora venho falar um pouco sobre o desenvolvimento da versão 20.04.

Acabei de gerar uma ISO usando o script da própria System76 e já fiz alguns testes que me deixaram bem animado. Mas antes, algumas considerações:

  1. O desenvolvimento ainda está longe de ser concluído, então, ainda devemos ver várias mudanças e pacotes com versões mais novas como o Gnome 3.36 por exemplo.
  2. Ainda deverão ocorrer ajustes no tema se tomarmos com base as nas novas versões do Adwaita que a Canonical está desenvolvendo.
  3. Você não deveria cogitar usar o 20.04 em produção ainda.

Agora vamos para as novidades:

  • Flatpak instalado e com o flathub.org habilitado.
  • Integração dos repositórios de flatpaks na PopShop.
  • Menor consumo de RAM (mérito das atualizações do Gnome) no primeiro boot da VM o Pop estava consumindo aproximadamente 760M de memória.
  • O 20.04 deve ser lançado com o kernel da família 5.4, mas acredito que a System76 deverá lançar uma atualização própria para o 5.5 em breve, devido ao melhor suporte para AMD que está prometido.

Aparentemente a System76 adotou uma solução própria para integrar os flatpak’s ao sistema e não a mesma solução do pessoal do Elementary OS - o pacote sideload não está instalado no sistema.

Outra coisa diferente do Elementary é que o Pop!OS não está mostrando nenhum tipo de aviso ou notificação extra quando você instala um flatpak. Você simplesmente escolhe qual versão você prefere nativa ou flatpak e clica em instalar.

Por enquanto é isso! Seguem algumas captura de tela:

Consumo de memória

Repositório de flatpaks

Informações do sistema

Flatpaks na PopShop

:vulcan_salute:

15 curtidas

o pop é um sistema muito legal que gostei muito de utilizar. Obrigado pelo post

4 curtidas

Vou precisar formatar o HD e instalar o Pop!_OS 20.04 do zero ou será possível atualizar mantendo os arquivos?

1 curtida

Olá @leonardobd tudo beleza?
Quando a versão 20.04 for lançada será possível atualizar mantendo seus arquivos.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Obrigado! :slight_smile:

Tem alguma data já pro lançamento da 20.04 lts?
Quero usa como SO principal mas to esperando primeira essa nova lts xD

1 curtida

Eu li em algum lugar que o lançamento é esperado entre 15 e 30 dias após o lançamento oficial da Ubuntu 20.04, estou procurando onde vi isso mas não encontro em lugar algum.

:vulcan_salute:

2 curtidas

@YugiMoto a System 76 publicou no instagram oficial deles ontem que o lançamento do Pop!_OS 20.04 LTS vai ser amanhã (30/04/2020)

4 curtidas

Não vejo a hora de atualiza hehe (To usando o PopOS 20.04 beta, atualizei da 19.10 pra 20.04 e me arrependi um pouco kkj xD)

1 curtida

Aqui o Pop!_OS 20.04 iniciando com 1GB de RAM após o boot e na máquina física. É normal?

Completamente normal e dependendo por onde você esteja vendo esse consumo de RAM, é menos até, já que existem formas diferentes de se medir o consumo de RAM. Fique despreocupado, não é importante você ficar fiscalizando isso.

1 curtida

Uma coisa que não curti no Pop_OS 20.04 é a impossibilidade de instalar o Packet Tracer e o gns3.

Vejo no terminal, através dos comandos “free -h” ou “free -m”.

1 curtida

Isso porque a empresa responsável pelo Packet Tracer não fez uma versão do programa para a base 20.04. Atualmente eles só disponibilizam o Packet Tracer para a base 18.04.

Pois é, pior que um Snap, flatpak ou appimage resolveria isso em dois tempos.

Posso fazer uma pergunta de noob para vocês??
Tem como eu usar o tema dark, no meu caso no Pop!_OS, mas sem estender para aplicativos como o Libre Office, por exemplo?
Será que teria que configurar o próprio aplicativo para não usar o tema do sistema?
Fucei e não achei.