Poeira / Fios / Pelos podem interferir nas conexões da Placa-Mãe?

Pessoal, sempre tive essa curiosidade mas nunca tive alguém que me pudesse tirá-la. Tenho uma placa que tem algumas poeiras, fios, pelos e corrosões em certas conexões. Queria saber se isso poderia levar a algum problema na placa, e falando especificamente dos pinos do socket do processador, será que se cair um pouco de poeira dentro ou ter alguns fios encostado entre dois pinos isso poderia levar a alguma interferência / problema?

Por exemplo esses conectores do VGA que estão cheio de poeira / pelos entre eles… Isso poderia dar algum problema? // Ou nessas corrosões nas soldas, que inclusive onde coloquei a seta parece como se tivesse juntado duas soldas separadas…

Inclusive nos pinos do meu socket tinha 2 pelos pequenos meio aninhados lá dentro que consegui tirar com um pincel.

PS.: Essa placa-mãe está com o problema de ligar e desligar depois de alguns segundos, levei pra um técnico mas ele não conseguiu diagnosticar o problema (só sabemos que é na placa). No momento vou tentar reprogramar / atualizar a BIOS para ver se resolve o problema, mas enquanto não chega da Ali o EPROM que comprei queria tirar essa minha dúvida antiga com vocês…

Eu sugiro você usar um pincel e/ou soprador de ar para retirar a poeira e os pelos, e depois aplicar um pouco de spray limpa contatos, principalmente no soquete e slots.

Isso acontece muito quando o cooler não funciona corretamente, não está devidamente encaixado, ou ainda, a pasta térmica está ressecada, e o processador começa a superaquecer. Pode ser, ou pode não ser a causa, mas vale a pena dar uma conferida nisso.


Não sei se essas minhas sugestões vão adiantar, mas é o que eu tentaria fazer se estivesse no seu lugar. Vamos aguardar mais respostas…

2 curtidas

Poeira em geral, na maioria das vezes só causa problema quando ela está atrapalhando o fluxo de ar dentro do gabinete, é sempre bom manter uma certa rotina de limpeza dos componentes internos, mas nada agressivo. Com relação aos pinos do socket, não tenho como afirmar se causa ou não problema, mas imagino que possa causar algum tipo de incompatibilidade já que essa área é bem sensível a mudanças, as vezes uma poeirinha pode acabar impedindo a conexão correta nos pinos.

Sobre as corrosões, a coisa muda, corrosões podem sim causar problemas no hardware, principalmente se forem em partes essenciais, as vezes um capacitor pode ficar inutilizado e a placa mãe não ligar por ele fazer parte do sistema de boot, uma trilha da placa mãe, etc etc

2 curtidas

antes de manusear a PM, n s esqueça de descarregar a eletricidade estática de seu corpo. encoste as mãos na parede por alguns segundos, segurando o pincel.

1 curtida

Essa opção já foi descartada…

Eu passei quase 3 anos da minha vida morando em cidade de praia, talvez a maresia possa ter entrado um pouco. Essa placa eu tenho ela desde 2016, e veio dar defeito agora esse ano. Por cima não vejo muita oxidação, acho que não seja esse o problema da minha. To na esperança de que uma att de BIOS resolva o problema…

Pessoalmente nunca sou de fazer isso, na maioria das vezes me esqueço. Isso é realmente importante? Talvez isso seja algo mais necessário em PM mais antigas, talvez essas mais recentes tenham alguma proteção contra esse tipo de coisa. Até porque acho difícil que as pessoas do mundo todo se lembrem de fazer isso toda vez que forem pegar numa PM, tlg…

Mas enfim, agradeço muito pelos comentários de cada um de vocês! Esses conhecimentos ajudam bastante! :wink:

a eletricidade estática pode danificar os componentes da PM. o ideal seria q vc ficasse com um pé descalço sempre em contato com chão (rsrsrsrsrsrs). eu qdo vou imprimir alguma coisa na minha casa ou no serviço, e tenho de colocar papel na bandeja, a primeira coisa que faço e colocar a mão na parede segurando o papel. descarrego a EE q pode danificar a cabeça de impressão.

é apenas um cuidado extra. n qr dizer q vai acontecer, mas é melhor evitar. uns 10 segundos e tá bom.

1 curtida

Nesse caso, tem que lembrar de tirar o dispositivo da tomada pra não levar choque kkk

1 curtida