Oi, pessoal! Tudo bem? Queria tirar uma dúvida em relação ao mercado de trabalho na área de tecnologia.
Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e durante a faculdade sempre ouvi da comunidade que só o diploma não era suficiente para conseguir um emprego. Concordei com isso e comecei a buscar conhecimento por fora.
Inicialmente, fui para a área de programação. Aprendi front-end, back-end, deploy, entre outras coisas. Minhas principais stacks sempre foram ReactJS, Node.js e JavaScript puro, que usei em alguns projetos mais simples. Consegui montar um portfólio — que considero modesto — mas consegui desenvolver, por exemplo, um site de hamburgueria com carrinho de compras responsivo, seguindo as boas práticas que geralmente se exige hoje em desenvolvimento web.
Apesar disso, percebi que o mercado é muito competitivo e conseguir uma vaga tem sido extremamente difícil.
Por isso, mudei um pouco o foco e comecei a estudar Análise de Dados, fiz alguns projetos nessa área também. Depois, mergulhei no mundo Linux. Hoje, meu sistema principal é o Arch Linux, e também mantenho um servidor com Ubuntu, que uso para praticar cibersegurança e redes de computadores. No momento, estou estudando protocolos como TCP/IP, ARP, entre outros.
Meu foco no Linux é entender o sistema a fundo — não apenas usá-lo, mas entender como ele funciona internamente. E o Arch Linux exige esse tipo de conhecimento mais profundo, o que me motivou ainda mais a estudar processos internos, gerenciamento de pacotes, permissões, serviços, etc.
O que me deixa frustrado é que, mesmo com todo esse esforço, não consigo uma vaga — nem mesmo como técnico de informática.
Minha dúvida é: será que ainda falta aprender mais? Ou o problema pode estar em outro ponto, como soft skills, networking ou portfólio mal direcionado?