Podcast: o exemplo de uma mídia descentralizada que funciona

Confira o post completo no blog: Podcast: o exemplo de uma mídia descentralizada que funciona - Diolinux

Como o podcast consegue sobreviver sendo uma mídia descentralizada.

4 curtidas

Como podcaster, (eu, Samej Spenser), acredito que quanto mais descentralizado o podcast, melhor!
Parafraseando aquela “famosa” história (que o excelente podcaster Luciano Pires dos podcasts Café Brasil e LíderCast) sempre cita quando pergunta ao seu entrevistado se o mesmo possui um blog: “é sempre melhor ter uma casa própria do que uma casa alugada!”. Isso é dito no contexto de que plataformas como Facebug/Instagram/YouTube têm regras e políticas próprias e podem mudar quando quiserem, (geralmente) sem prévio aviso, deixando na mão quem se utiliza de tais plataformas; enquanto que quem se vale de um blog/site próprio tem mais e/ou maior liberdade de dizer o que pensa, como pensa, quando e da forma que quiser (assumindo assim as responsabilidades que essa liberdade acarreta, diga-se de passagem).

Um dos meus podcasts está hospedado no Anchor. Porém, não significa que ficará ali para sempre; estou cogitando migrar para outro serviço de hospedagem. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Eu acho que se for como jornal e revista, que a plataforma é livre, não tem problema ter grandes nomes, como a Folha que tem vários colunistas famosos, podem ter outras pessoas em jornais menores que vão crescer se conseguirem uma boa penetração, problema é se a coisa ficar presa nas empresas.

1 curtida

Sem dúvida! Qualquer criador de conteúdo em um determinado momento vai aprender que não se pode apostar em uma plataforma só… Se aquela plataforma morre, cai em desuso, ou você é banido ou qualquer algo do tipo, acabou sua carreira… Quando é um blog, um podcast ou algo assim que você tem “100% de controle”, é muito mais seguro.

O que eu acho legal do Anchor é que ele possibilita de maneira muito simples alguém entrar nesse mercado dos podcasts, porém eu acho ele extremamente limitado. :confused:

Com certeza, e sempre vai ter uma grande empresa liderando o mercado né, é meio difícil fugir disso. O meu problema é quando começa essa coisa de exclusividade, te travando em uma plataforma se quiser ouvir determinados criadores.

2 curtidas