Plasma System Monitor é uma nova forma de monitoramento para o Plasma

Uma das ferramentas que mais se tem pedido para quem chega ou está no Linux, é uma que possa fazer o monitoramento do sistema de forma eficiente e porque não dizer bonita também? É aí que entra o Plasma System Monitor (Plasma System Monitor).

O anuncio da nova ferramenta de monitoramento foi feito por um dos devs que está encabeçando a iniciativa, Arjen Hiemstra, que fez um post no seu blog o Quantum Productions. Que em um trecho diz o seguinte:

“Quase dois anos atrás, um projeto foi iniciado para criar um novo back-end para monitorar os recursos do sistema. A intenção inicial era oferecer suporte a um novo conjunto de widgets do monitor do sistema para Plasma. Enquanto trabalhamos nisso, percebemos que o aplicativo do monitor do sistema também poderia ser atualizado, o que seria muito mais simples agora que tínhamos um novo sistema para construir.”

Esse novo Plasma System Monitor, vai contar com algumas sessões, como uso da memória, espaço em disco, rede e uso de CPU, além de ter uma visão de quanto um determinado app ta consumindo de espaço ou de memória, por exemplo.

Screenshot_20201015_185255

O Plasma System Monitor ainda está em desenvolvimento e a previsão é que ele seja lançado de forma oficial no Plasma 5.19 e que ele seja um sucessor do KSysGuard.

O anuncio completo com todos os detalhes e qual o procedimento para baixar o Plasma System Monitor e testá-lo, você encontra aqui.

Eu espero que chegue logo e que possa ser utilizado em outras interfaces, podendo ser via Snap, Flatpak ou AppImage, seria bem interessante testar uma ferramenta dessa.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

5 Curtidas