Instalei hoje o openSUSE Tumbleweed e gostava de instalar uns temas, mas após pedir a palavra passe para instalar o SDDM, o Plasma Settings crasha, e acho que os temas ficam corrompidos.
Alguém sabe o que se passa?
Obrigado
PS: Não tenho nenhum crash report nem sei onde encontrar, apenas recebo a notificação de que o Plasma Settings crashou.
As informações iniciais eram poucas – e não sei se na segunda mensagem o problema já estava resolvido.
Crash do KDE System Settings é coisa que acontece. Em geral, abro de novo e continuo fazendo o que eu ia fazer. – Parece que @Xinux26 abriu de novo e está funcionando, certo?
Quase não mexi nos Temas do KDE, nos últimos 12 anos. – Fiz um monte de experiências malucas com Temas em 2016, mas aquela versão do KDE não tinha nada a ver com o KDE atual. – Hoje em dia, me limito a baixar o tema Maia Transparent, e as decorações de janela Transparent Oxygen, pelo KDE System Settings.
Honestly boss, nobody here, just some KDE gremlins.
Tem Temas que simplesmente não instalam, dependendo da versão do KDE.
Comigo, isso não causa crash do KDE System Settings. Apenas, o Tema não instala.
Em geral, é porque o Tema foi feito para uma versão anterior do KDE. Temas são criações espontâneas, feitas por mil pessoas, de todos os tipos e qualidades, e não têm uma “garantia” do KDE.
Não são como os aplicativos nos repositórios oficiais, que por princípio devem funcionar.
Nunca me aprofundei no mecanismo de distribuição de Temas para o KDE. Me parece que qualquer um pode criar (ou modificar algo que já existia) e subir. Sei que há um ranking de “mais baixados”, outro de “mais votados” (estrelinhas), mas também posso ordenar por “mais recentes”. Nos “Detalhes” de cada Tema, costuma haver um link para o site oferecido pelo KDE para as pessoas subirem seus temas (Candy eyes?). Outros, botam link para algum Git, ou coisa assim. Nesses links, pode-se conversar com o desenvolvedor de cada Tema. Ali, você já vê se a pessoa ainda está “cuidando” do Tema, ou se já abandonou. Muitas vezes, as pessoas apontam falhas, e o desenvolvedor corrige, ou aperfeiçoa.
Tente ver se consegue baixar outros Temas… ou se o KDE System Settings dá crash com todos.
Meu Tumbleweed ainda é anterior ao 20211110, e esta semana nem cheguei a usar. Praticamente não saí do Arch – e para variar, não mexi com Temas. Uso sempre o mesmo Tema e a mesma Decoração de Janelas, há vários anos.
Talvez de para obter mais informações se você fizer pelo terminal.
systemsettings5
o terminal dirá se for o caso mas pode ser alguma bagunça de permissão nas pastas ocultas do usuário ou algum arquivo .lock que ficou pendurado em algum crash anterior.
Para qualquer crash no Plasma, o DrKonqi vai abrir e permitir que faça um crash report. Recomendo fazer isso. Embora eu não esteja experimentando qualquer crash com os temas do SDDM, eu estou com os window decoration, mas eu já reportei esse bug. Talvez o seu seja diferente do meu. Nesse caso, é reportar na próxima vez que isso acontecer
xicopensuse@localhost:~> plasmasettings5
Se 'plasmasettings5' não é um tipo, pode utilizar o comand-not-found para procurar o pacote que contem, como por exemplo:
cnf plasmasettings5
xicopensuse@localhost:~> systemsettings5
file:///usr/lib64/qt5/qml/org/kde/kirigami.2/private/RefreshableScrollView.qml:175:13: QML Binding: Not restoring previous value because restoreMode has not been set.
This behavior is deprecated.
You have to import QtQml 2.15 after any QtQuick imports and set
the restoreMode of the binding to fix this warning.
In Qt < 6.0 the default is Binding.RestoreBinding.
In Qt >= 6.0 the default is Binding.RestoreBindingOrValue.
file:///usr/lib64/qt5/qml/org/kde/kirigami.2/private/RefreshableScrollView.qml:175:13: QML Binding: Not restoring previous value because restoreMode has not been set.
QQmlEngine::setContextForObject(): Object already has a QQmlContext
kf.kirigami: Units.devicePixelRatio is deprecated (since 5.86 ): This returns 1 when using Qt HiDPI scaling.
QQmlEngine::setContextForObject(): Object already has a QQmlContext
kf.kirigami: Units.devicePixelRatio is deprecated (since 5.86 ): This returns 1 when using Qt HiDPI scaling.
file:///usr/lib64/qt5/qml/org/kde/kirigami.2/templates/OverlaySheet.qml:220:38: QML FocusScope: Binding loop detected for property "contentItemMaximumWidth"
QCoreApplication::postEvent: Unexpected null receiver
file:///usr/share/kpackage/kcms/kcm_lookandfeel/contents/ui/main.qml:118:13: QML Connections: Detected function "onEntryEvent" in Connections element. This is probably intended to be a signal handler but no signal of the target matches the name.
file:///usr/lib64/qt5/qml/org/kde/kirigami.2/AbstractApplicationItem.qml:94: TypeError: Cannot read property 'position' of null
file:///usr/lib64/qt5/qml/org/kde/kirigami.2/AbstractApplicationItem.qml:93: TypeError: Cannot read property 'background' of null
already installed.
installing...
installing...
already installed.
installing...
installing...
already installed.
KCrash: Application 'systemsettings5' crashing...
KCrash: Attempting to start /usr/lib64/libexec/drkonqi
[1]+ Interrompido systemsettings5
xicopensuse@localhost:~>
Isso tá acontecendo comigo a duas semanas, parece que não resolveram o bug, eu já até desisti de aplicar temas, porque toda vez que tento aplicar dá um crash, tentei até mesmo fazer teste em maquina virtual e ocorria a mesma coisa, provável que na próxima build eles resolvam isso completamente, parece que está a um mês com esse bug sim já fiz o report também (plasma 5.23.4)