Plasma 6, Painel, Data, Hora, Clima... e "congelamentos"

Agradeço ao @Jose_Jacsan essa dica, que resolvi explorar no Fedora:

Até agora, eu usava Data e Hora em linhas diferentes. – Funciona bem para “datar” as Capturas de Tela, pois o Painel está sempre visível (exceto quando coloco algum aplicativo em F11 Full Screen) – mas no dia-a-dia, às vezes fica difícil ler a data, naquelas letras miudinhas da “aparência padrão” do Relógio / Calendário:

(Sim, dá pra ler, e se for necessário, basta dar um Zoom – e além disso, minhas Capturas de Tela são nomeadas com a Data e a Hora. – Mas ao publicar num Fórum ou no Blog, e ser exibido numa tela menor ou num dispositivo móvel, sabe-se lá se alguém vai ver).

Ok, eu tenho a Data e a Hora, bem grandes, no alto do Conky – mas às vezes são ocultados por algum aplicativo que prefiro abrir no alto da tela, do lado esquerdo:

O formato de Data usado no vídeo do @Jose_Jacsan ficou bem legível – mas quando um estrangeiro vê “01/12” ou “12/01”, pode entender errado. – Além disso, gosto de incluir o Dia da Semana, pois é nos dias úteis que são liberadas a maioria das atualizações, mas eu costumo aplicá-las nos Domingos:

O primeiro resultado – ainda com a fonte “automática” do Widget / Painel / Tema – não me agradou muito, porque: – (1) Ficou muito maior que os “20ºC” do Widget do Clima; – (2) : A Data muito longa “quase escondeu” a Hora, que ficou espremida contra a margem direita da tela:

Com o coração sangrando, retirei o Dia da Semana – mas não melhorou grandes coisas:

Alterei a Largura do Painel, para afastar das margens da Tela. – Melhorou… mas acho que exagerei um pouco:

Reduzi o afastamento…

… mas o Menu do KDE Plasma ainda estava muito afastado – deixando ver uns pedacinhos o Conky, à esquerda:

O ajuste final, de poucos pixels, foi mais difícil, mas consegui chegar lá:

Alterei o “Text Display” – de “Automático” para “Manual”, escolhi fonte Verdana 16pt – e melhorou um pouco:

Restabeleci o Dia da Semana:

Tentei “Comic Sans 16pt”…

… e acabei achando melhor a fonte “PT Sans Caption 16pt”:

Parei por aí – por enquanto! (rs) – porque é cansativo, experimentar 300 fontes.

(Fiquei imaginando se não seria melhor apresentar primeiro a hora – coisa tão curta, que bem merecia esse destaque… como acontece na exibição em 2 linhas – mas ainda não descobri se é possível jogar a data para o final).

Sem “congelamento”, até agora

Fiz essa experiência somente no Fedora, que estou testando esta semana. – A sessão já dura 5 dias e 18 horas (uptime), sem nenhum “congelamento” – o que não quer dizer nada, afinal, “freeze” não tem dia nem hora para acontecer. – Por enquanto, me contento em testar 1 distro de cada vez durante 1 semana de uso. Não quero interromper essa experiência.

Sim, “congelamentos” também acontecem no Fedora – única distro em que uso sessão Wayland. – O que estou tentando descobrir, é se o problema foi corrigido ou reduzido no Plasma 6.3.1.

Widget espalhafatoso

Costumo configurar minhas 8 distros “quase igual” (todas com KDE Plasma) – mas também faço algumas “experiências malucas”, só em 1 distro (durante semanas, meses), para “ver” se vale a pena – antes de aplicar (ou não) em todas as outras distros.

Só no Fedora, eu estava avaliando esse Widget “Weather Report” – em 2 instâncias: (1) “Brasília”, na Área de Trabalho; e (2) “Aeroporto de Brasília”, no Painel. – Existem pequenas diferenças… Parece que há mais vento (e mais frio) no Aeroporto, “no alto a chapada”. Talvez a estação meteorológica “Brasília” esteja em um local mais baixo, mais protegido dos ventos. :wink:

… ou, quem sabe… a diferença esteja, simplesmente, porque cada Widget foi atualizado num momento diferente??

É um desgosto, ver esse Widget colorido, espalhafatoso, sempre na Área de Trabalho! – O pobre do Conky fica meio humilhado, tadinho. – Complicado, é chegar a uma decisão de qual estação meteorológica escolher, para deixar só a instância do Painel.

Pronto! – Escondido:

No Arch Linux, eu já estava usando outros 2 Widgets – ambos “ocultos” no Painel – para avaliar essas alternativas:

Uma delas indica a hora da última atualização (16:00) – mas não lembro se oferece possibilidade de atualizar manualmente:

Também acho meio chato, ter 1 Widget de Clima à direita do Relógio… Mas também seria chato ter 2 Widgets de Clima, um ao lado do outro, grudados… Nem Hamlet enfrentou tamanho dilema! Mas, deixa pra lá. São só experimentos.

No Arch, também estou experimentando o “wttr” no Conky – com escolha personalidade dos itens a serem exibidos. – Gosto de saber a que horas o sol nasce, chega ao zênite, e se põe:

(As horas do Sol seriam mais “simétricas”, numa cidade situada exatamente no centro de um Fuso Horário).

• Infelizmente, esse “wttr” às vezes falha – e fica um vazio no meio do Conky. – Coisas da vida! Fazer, o quê?

Plasma 5

O Widget que mais me agradou, infelizmente, ainda não foi adaptado para o Plasma 6. – Atualmente, só posso usá-lo no MX Linux e no PCLinuxOS:

Ele indica há quanto tempo foi atualizado pela última vez – e basta clicar ali, para atualizar de novo:

Rolling Problems

Podemos escolher entre 2 tipos de problemas:

• Problemas “fixos” (e tediosos)

• Problemas “sempre novos e emocionantes”

O mesmo se pode dizer de “frustrações”.

Problemas “fixos” e frustrações de longa duração, tive quando me apegava ao Kubuntu “LTS”, no meu antigo PC – e no Debian “stable” – e antes disso, no Windows.

Atualmente, me sinto mais à vontade com problemas sempre novos e variados.

Pela experiência passada, nas mudanças do KDE 3 para o KDE 4, e depois para o KDE Plasma 5, eu já sabia que “grandes mudanças” são verdadeiros terremotos – com muitas perdas (funcionalidades, widgets), que às vezes só são recriadas depois de meses, ou anos.

No DOS, por exemplo, havia um aplicativo incrível, chamado “Sky Globe”, que você podia pedir diretamente do desenvolvedor – um cara que só mexia com aquilo – e ele incentivava que você fizesse cópias e distribuísse aos amigos.

Quem gostasse, poderia “comprar” dele, para colaborar com novos desenvolvimentos.

Continuei usando no Windows – e só vim a substituir pelo KStars, uns 20 anos depois. – Existe também o Stellarium, mas acho pesado, complicado, nunca me acostumei.

É o caso, agora, dos Widgets “Moon Phase” (by Gealach) e “Weather”, que ainda não foram portados para o Plasma 6. – Fazer, o quê? – É a vida.

4 curtidas

O velho e bom widget “Weather” do Plasma 5 apareceu no Plasma 6 – agora, com o nome “Weather 3”:

E apareceu no lugar mais inesperado: – Entre os widgets () “instalados” – em substituição ao “Weather 2”:

Procurei pelo “Get New Widgets” – que filtra os widgets compatíveis com a versão do Plasma instalado – e não encontrei:

Procurei no “KDE Store” – categoria Plasma 6 Weather" – e também não encontrei:

Recorri à aba “About” (em suas configurações) – e lá está o Github do bicho – atualizado para versão “3.0.4”, quase 1 ano atrás, em 24 Março 2024:

A explicação para essa boa surpresa é que o Mageia Cauldron atualizou, hoje, um arquivo “lib64weather_ion7 6.3.2” – assim como, na semana passada, tinha atualizado sua versão para “6.3.1”; e antes, para “6.3.0” – sempre, acompanhando as versões do Plasma… desde “5.19.2”, em meados de 2020!

E por que isso?? – Porque, ao instalar o “Mageia 8 alpha 1”, em meados de 2020, instalei o “Weather” via urpmi:

# urpmi plasma-applet-weather-widget

… enquanto nas outras distros, apenas “baixei” pelo “Get New Widgets”:

Isso tem história

Em 2019, no Debian e no Devuan, o antigo Weather só funcionava, se eu instalasse um pacote “QtQuick.XmlListModel”. – Não funcionou também no Mageia 7 beta 2, que não tinha aquele pacote Qt. – Na página do projeto, foi assinalado o problema, e alguém sugeriu instalar “plasma5-applets-weather-widget”… que resolveu o meu problema.

Ao instalar o Mageia no novo PC, fiz a mesma coisa, depois de pesquisar o novo nome do pacote.

Configuração

A configuração do “Weather 3” não é simples – como, aliás, já não era, segundo minhas lembranças, no “Weather”, ou no “Weather 2”.

A interface para “metno” parece não estar funcionando (já faz um bom tempo) – assim como a antiga “yr.no”, de priscas eras. – Resta clicar em “+OWM”, para adicionar um “local” do Open Weather Map:

Os botões não me ajudaram em nada, para tentar configurar “Brasília” – e os links me levaram a páginas oferecendo “produtos” (e preços!) do OWM – onde, aliás, não encontrei “código”, nem “link” para colar nas configurações do Weather 3.

Por “sorte” :wink:, eu tenho mania de guardar todo tipo de coisas, como essa, em um TXT chamado “Diversos” – e lá estava o cóigo / link de Brasília no OWM:

E quem não tem esse código / link de sua cidade no OWM? – Tive de recorrer ao Google, para encontrar um link realmente útil:

Nesta página, sim, basta digitar o nome de sua cidade – e copiar o link / código do OWM.

Cole nas configurações o link / código – e não esqueça de preencher manualmente o nome de sua cidade – caso contrário, o “Weather 3” não irá indicá-la no canto superior do widget:

Ok – e em seguida, “Aplicar”, que vai aparecer lá embaixo:

Apareceram 2 “Brasílias” – mas a segunda fica perto do litoral do Piauí – quente e chuvoso:

3 curtidas

Encontrei o “Weather 3” também no AUR:

O nome “plasma-applet-weather-widget” não é confiável para buscas, porque às vezes pode ser “plasma5”, ou “plasma6” – e às vezes, “applets” (no plural) – mas estes também podem não dar resultado, quando a distro usa apenas “plasma”, ou só “applet” (no singular):

$ yay -Ss weather | grep plasma
aur/plasma5-applets-flipweather 0.2-1 (+1 0.00) (Orphaned) (Out-of-date: 2024-03-26)
aur/plasma6-applets-simpleweather-git r131.d353056-1 (+2 0.00)
aur/plasma-applets-weather-widget-2 3.0.4-1 (+9 0.00)
aur/plasma5-applets-eventcalendar 76-1 (+57 0.03) (Orphaned) (Out-of-date: 2024-03-28)
aur/plasma6-applets-weather-widget-3-git r366.6f7ea94-1 (+34 0.00)

Achei mais prático procurar por “weather-widget” – que até agora parece ser a parte fixa:

Comando para instalar no Arch:

yay -S aur/plasma6-applets-weather-widget-3-git

Depois de instalado, aparece na aba dos widgets:

Vem com um monte de cidades aleatórias – tal como aconteceu no Mageia, também. – Basta remover pelo “x” vermelho:

Configurar as unidades:

O Github é exatamente o mesmo do Mageia:

Não encontrei no openSUSE Tumbleweed.

No Fedora, encontrei e instalei o “plasma-applet-weather-widget” desde 2020 (1.6.10-5.fc31) – mas até hoje não mudou de versão. – Ainda é “Weather 2”, e o Plasma 6 não aceita:

# date; rpm -qa | grep weather-widget
Sun  2 Mar 20:19:41 -03 2025
plasma-applet-weather-widget-1.6.10-18.fc40.x86_64

KWeather

O KWeather está presente nos repositórios de várias distros (talvez todas; não verifiquei) – mas é um aplicativo. – Não é aceito como widget no Painel:

Nada a ver, isso que falei antes:

1 curtida

Agradeço o feedback, fico feliz por ter sido útil

1 curtida

Aprendo muito, com os colegas aqui no Forum – mas infelizmente, na maioria das vezes não chegamos a dizer explicitamente. – Só um Like, e bola pra frente:

Deixei para depois – e acabei esquecendo:

A sessão Fedora Plasma Wayland se estendeu até 6 dias 12 horas 55 minutos – quando chegou o Domingo – dia em que começo a fazer boot para atualizar todas as distros:

Como disse antes, isso não prova nada: – Outras distros podem ter ficado 7 dias sem “congelamento”, e não notei nem anotei. – Em geral, só anoto quando congela (e às vezes, nem anoto).

Em compensação, várias vezes o Conky – de repente – parou de “desenhar” os Gráficos e as Linhas horizontais:

… e depois de algum tempo (horas!), volta a exibir Gráficos e Linhas.

Anotei pelo menos 5 vezes em que isso aconteceu – nos dias 23, 24, 25, 26, 27 Fevereiro – mas houve outras vezes que não anotei:

Tenho a impressão de que isto se associa a uns “sobressaltos” da renderização da tela – “pisca”, “dá um pulinho”, sei lá como chamar esse fenômeno, tipo um Flash – mas isso é difícil registrar… a menos que deixe o Gravador de Tela funcionando o tempo todo, horas e horas. Não vou fazer isso. Aliás, nem sei se a gravação registraria esses “sobressaltos” súbitos.

Esses “sobressaltos” também acontece em outras distros (todas em sessão X11) – mas sem afetar o Conky.

Também tenho a impressão de que esses “sobressaltos”, ou “piscadelas” da renderização da tela, podem ter relação com um novo recurso do Plasma 6 / Icons-only Taskmanager – mas neste momento (estou no Arch) não consigo lembrar como ele é, como funciona, ou como acioná-lo.

Sempre desabilito aquele recurso de “Show small window previews when hovering over tasks” – que na verdade são umas janelas enormes, às vezes quase caio da cadeira, quando pipocam de repente – e pouco informativas ou quase inúteis:

Sem elas, aparecem as mesmas informações – também pouco úteis – mas em uma micro-camada discreta, sem ofender nem causar sustos:

Em algumas distros, já notei que o Conky2 parece nunca atualizar as informações sobre o espaço ocupado nas partições. – Percebi isso no openSUSE, onde quero ver a redução após deletar antigos snapshots – e não acontece.

(E no entanto, atualiza outras informações).

É isso: – Ainda acho esses problemas “sempre novos e variados” – bem melhores do que “problemas fixos”, que nunca são consertados.

Na maioria das vezes, são tão insignificantes, que nem perco tempo anotando ou tentando documentar – e para ser franco, nem consigo lembrá-los – sinal de que não afetam o bom uso do PC.

1 curtida

Lembrei:

O “novo” recurso é este: – Você passa o ponteiro do mouse em cima do ícone de um aplicativo minimizado – e ele exibe uma mini-camada indicando do que se trata:

Se você move o ponteiro do mouse – do ícone para a mini-camada informativa – desaparece tudo que está na tela… e aparece o aplicativo que está minimizado:

Basta tirar dali o ponteiro do mouse, e tudo volta ao que era antes.

É uma dessas coisas que às vezes acontecem aleatoriamente: – Você quer tirar o mouse da frente de uma coisa – e sem querer, passa em cima de outra.

Bom… digo que é um recurso “novo”, mas não posso garantir, pois não investiguei “quando” esse recurso foi introduzido.

1 curtida

A Lua apareceu !

Trata-se, agora, de “Luna 3” – em substituição ao widget (do) Gealach, que funcionava no Plasma 5.

Configurar:

Personalizei o formato de data:

Aceitei a latitude (detectada), desabilitei a sombra (shadow), e apliquei opacidade 75%:

ops… Tava feio, a lua na frente, escondendo uma nuvem atrás dela:

3 curtidas

Vou instalar o kde de novo para testar, mas acho o tema dele bastante fraco.

Além de ter tanta coisa para configurar que você acaba se perdendo.

1 curtida

Pense numa confeitaria… cheia de doces coloridos…!

A gente não precisa comer tudo. :grin:

1 curtida

Eu faço duas modificaçoes desativo o floating panel e coloco a taskbar no centro e pronto :laughing:
Screenshot_20250407_101619

1 curtida

Aqui eu só altero o papel de parece e instalo o Conky. Agora descobri como remover a barreira que existe quando mudamos o apontador do mouse de uma tela para outra e ele dá uma “enroscadinha”, isso me incomodava um bocado, então mudo isso também. :grinning_face:

2 curtidas

Que eu me lembre, esse recurso já tem há um bom tempo. Ou estou viajando? :thinking:

1 curtida

É difícil ter certeza.

Ontem, verifiquei no MX Linux (Plasma 5), e não tem esse recurso.

Seria preciso examinar todos os anúncios do blog KDE, para ver se (e quando) citou sua introdução.

Só sei que está cada vez mais difícil mexer no mouse – sem que aconteça algum fenômeno indesejado.

Tento tirar o ponteiro do mouse de um lugar – e explode algum fenômeno, ao passar por outro lugar. :rofl:

1 curtida