Agradeço ao @Jose_Jacsan essa dica, que resolvi explorar no Fedora:
Até agora, eu usava Data e Hora em linhas diferentes. – Funciona bem para “datar” as Capturas de Tela, pois o Painel está sempre visível (exceto quando coloco algum aplicativo em F11 Full Screen) – mas no dia-a-dia, às vezes fica difícil ler a data, naquelas letras miudinhas da “aparência padrão” do Relógio / Calendário:
(Sim, dá pra ler, e se for necessário, basta dar um Zoom – e além disso, minhas Capturas de Tela são nomeadas com a Data e a Hora. – Mas ao publicar num Fórum ou no Blog, e ser exibido numa tela menor ou num dispositivo móvel, sabe-se lá se alguém vai ver).
Ok, eu tenho a Data e a Hora, bem grandes, no alto do Conky – mas às vezes são ocultados por algum aplicativo que prefiro abrir no alto da tela, do lado esquerdo:
O formato de Data usado no vídeo do @Jose_Jacsan ficou bem legível – mas quando um estrangeiro vê “01/12” ou “12/01”, pode entender errado. – Além disso, gosto de incluir o Dia da Semana, pois é nos dias úteis que são liberadas a maioria das atualizações, mas eu costumo aplicá-las nos Domingos:
O primeiro resultado – ainda com a fonte “automática” do Widget / Painel / Tema – não me agradou muito, porque: – (1) Ficou muito maior que os “20ºC” do Widget do Clima; – (2) : A Data muito longa “quase escondeu” a Hora, que ficou espremida contra a margem direita da tela:
Com o coração sangrando, retirei o Dia da Semana – mas não melhorou grandes coisas:
Alterei a Largura do Painel, para afastar das margens da Tela. – Melhorou… mas acho que exagerei um pouco:
Reduzi o afastamento…
… mas o Menu do KDE Plasma ainda estava muito afastado – deixando ver uns pedacinhos o Conky, à esquerda:
O ajuste final, de poucos pixels, foi mais difícil, mas consegui chegar lá:
Alterei o “Text Display” – de “Automático” para “Manual”, escolhi fonte Verdana 16pt – e melhorou um pouco:
Restabeleci o Dia da Semana:
Tentei “Comic Sans 16pt”…
… e acabei achando melhor a fonte “PT Sans Caption 16pt”:
Parei por aí – por enquanto! (rs) – porque é cansativo, experimentar 300 fontes.
(Fiquei imaginando se não seria melhor apresentar primeiro a hora – coisa tão curta, que bem merecia esse destaque… como acontece na exibição em 2 linhas – mas ainda não descobri se é possível jogar a data para o final).
Sem “congelamento”, até agora
Fiz essa experiência somente no Fedora, que estou testando esta semana. – A sessão já dura 5 dias e 18 horas (uptime), sem nenhum “congelamento” – o que não quer dizer nada, afinal, “freeze” não tem dia nem hora para acontecer. – Por enquanto, me contento em testar 1 distro de cada vez durante 1 semana de uso. Não quero interromper essa experiência.
Sim, “congelamentos” também acontecem no Fedora – única distro em que uso sessão Wayland. – O que estou tentando descobrir, é se o problema foi corrigido ou reduzido no Plasma 6.3.1.
Widget espalhafatoso
Costumo configurar minhas 8 distros “quase igual” (todas com KDE Plasma) – mas também faço algumas “experiências malucas”, só em 1 distro (durante semanas, meses), para “ver” se vale a pena – antes de aplicar (ou não) em todas as outras distros.
Só no Fedora, eu estava avaliando esse Widget “Weather Report” – em 2 instâncias: (1) “Brasília”, na Área de Trabalho; e (2) “Aeroporto de Brasília”, no Painel. – Existem pequenas diferenças… Parece que há mais vento (e mais frio) no Aeroporto, “no alto a chapada”. Talvez a estação meteorológica “Brasília” esteja em um local mais baixo, mais protegido dos ventos.
… ou, quem sabe… a diferença esteja, simplesmente, porque cada Widget foi atualizado num momento diferente??
É um desgosto, ver esse Widget colorido, espalhafatoso, sempre na Área de Trabalho! – O pobre do Conky fica meio humilhado, tadinho. – Complicado, é chegar a uma decisão de qual estação meteorológica escolher, para deixar só a instância do Painel.
Pronto! – Escondido:
No Arch Linux, eu já estava usando outros 2 Widgets – ambos “ocultos” no Painel – para avaliar essas alternativas:
Uma delas indica a hora da última atualização (16:00) – mas não lembro se oferece possibilidade de atualizar manualmente:
Também acho meio chato, ter 1 Widget de Clima à direita do Relógio… Mas também seria chato ter 2 Widgets de Clima, um ao lado do outro, grudados… Nem Hamlet enfrentou tamanho dilema! Mas, deixa pra lá. São só experimentos.
No Arch, também estou experimentando o “wttr” no Conky – com escolha personalidade dos itens a serem exibidos. – Gosto de saber a que horas o sol nasce, chega ao zênite, e se põe:
(As horas do Sol seriam mais “simétricas”, numa cidade situada exatamente no centro de um Fuso Horário).
- Infelizmente, esse “wttr” às vezes falha – e fica um vazio no meio do Conky. – Coisas da vida! Fazer, o quê?
Plasma 5
O Widget que mais me agradou, infelizmente, ainda não foi adaptado para o Plasma 6. – Atualmente, só posso usá-lo no MX Linux e no PCLinuxOS:
Ele indica há quanto tempo foi atualizado pela última vez – e basta clicar ali, para atualizar de novo:
Rolling Problems
Podemos escolher entre 2 tipos de problemas:
-
Problemas “fixos” (e tediosos)
-
Problemas “sempre novos e emocionantes”
O mesmo se pode dizer de “frustrações”.
Problemas “fixos” e frustrações de longa duração, tive quando me apegava ao Kubuntu “LTS”, no meu antigo PC – e no Debian “stable” – e antes disso, no Windows.
Atualmente, me sinto mais à vontade com problemas sempre novos e variados.
Pela experiência passada, nas mudanças do KDE 3 para o KDE 4, e depois para o KDE Plasma 5, eu já sabia que “grandes mudanças” são verdadeiros terremotos – com muitas perdas (funcionalidades, widgets), que às vezes só são recriadas depois de meses, ou anos.
No DOS, por exemplo, havia um aplicativo incrível, chamado “Sky Globe”, que você podia pedir diretamente do desenvolvedor – um cara que só mexia com aquilo – e ele incentivava que você fizesse cópias e distribuísse aos amigos.
Quem gostasse, poderia “comprar” dele, para colaborar com novos desenvolvimentos.
Continuei usando no Windows – e só vim a substituir pelo KStars, uns 20 anos depois. – Existe também o Stellarium, mas acho pesado, complicado, nunca me acostumei.
É o caso, agora, dos Widgets “Moon Phase” (by Gealach) e “Weather”, que ainda não foram portados para o Plasma 6. – Fazer, o quê? – É a vida.