Me aconteceu no Mint Cinnamon, uma vez, e encontrei a solução no Fórum. – Era só deletar 1 arquivo, e ele era recriado automaticamente, “padrão”, ao logar de novo. – Infelizmente, fóruns de KDE não são tão “concentrados”. É mais fácil procurar logo no Google, e clicar nas diversas postagens, de vários fóruns diferentes, espalhados pela internet.
Resolvi tentar de novo o KDE Neon Unstable – com outra ISO, apenas 6 dias mais recente – e dessa vez a experiência está sendo muito melhor. – Iniciei ontem, e neste momento já dura mais de 14 horas:
Agora:
neon-unstable-20231113-1400.iso
Operating System: KDE neon Unstable Edition
KDE Plasma Version: 5.81.0
KDE Frameworks Version: 5.245.0
Qt Version: 6.6.0
Kernel Version: 6.2.0-36-generic (64-bit)
Graphics Platform: Wayland
Há 6 dias:
neon-unstable-20231107-1001.iso
Operating System: KDE neon Unstable Edition
KDE Plasma Version: 5.27.80
KDE Frameworks Version: 5.240.0
Qt Version: 6.6.0
Kernel Version: 6.2.0-36-generic (64-bit)
Graphics Platform: X11
Em vez de Live DVD, agora resolvi rodar Live Pendrive. Me recusei a usar um aplicativo e sair clicando sem saber o que acontece por trás da GUI. – Deletei todas as partições do Pendrive pelo KDE Partition Manager (ficou só “espaço não alocado”, não-formatado), mudei a tabela de MBR (msdos) para GPT, depois usei o comando dd
, e ele criou as 2 partições necessárias, a partir da ISO. – Voltei ao KDE Partition Manager só para registrar o que o dd
tinha feito:
Por trás dos Aplicativos KDE (Gear), agora nomeadas “24.01.75”, estão essas versões Git:
App ISO 20231107 ISO 20231113
Konsole 4:23.08.2+p22.04+vunstable+git20231106.1611-0 4:23.08.3+p22.04+vunstable+git20231113.0043-0
Dolphin 4:23.08.2+p22.04+vunstable+git20231107.0354-0 4:23.08.3+p22.04+vunstable+git20231113.0106-0
Kate 4:23.08.2+p22.04+vunstable+git20231106.1611-0 4:23.08.3+p22.04+vunstable+git20231113.0036-0
Gwenview 4:23.08.2+p22.04+vunstable+git20231107.0045-0 4:23.08.3+p22.04+vunstable+git20231111.0653-0
-
O Dolphin ainda não apresentou sobressaltos – os painéis laterais (F9, F11) continuam firmes
-
Nenhum congelamento, após quase 15 horas
-
Nenhum crash do KWin, Dolphin etc.
-
No começo, havia uns sobressaltos, uns pulinhos, como o disparo de algum flash fotográfico. Isso se confundia com os sobressaltos do Dolphin, na sessão Live anterior, mas não sei se tinha alguma relação. – Desabilitei as “dicas” do Taskmanager (mouse hover) – e a tela se acalmou.
-
Uma das primeiras coisas que alterei, foi do duplo-clique para o clique único!
-
O ajuste do Fuso horário (de UTC para BRT) apareceu, e se realizou sem qualquer dificuldade. – Depois disso, fechei o KDE System Settings, e ele não queria abrir mais. – Bastou Logout / Autologin, e voltou ao normal.
-
A certa altura, o Taskmanager também não deixava reorganizar os ícones manualmente. – Logout / Autologin, e ficou tudo ok.
-
O Teclado ABNT2 ficou meio bagunçado, logo que apliquei a mudança, mas bastou eu alterar o modelo genérico, de “104 keys” para “105 keys”, para normalizar. – Nunca vi esse problema antes, mas o importante é que se resolveu fácil:
Continuo sem encontrar a opção de exibição do KDE System Settings em Ícones – o que dificulta identificar as mudanças. – O que me salva é o campo de Busca – e aproveitei para habilitar o destaque dos itens alterados (Highlight changes).
- É impressão minha, ou ficou meio estranho, a definição do usuário padrão e da sessão-padrão em “Cores e Temas”? Já era assim antes, e só eu que não percebi? – Consta lá que a sessão-padrão é “Plasma (X11)” – mas, desde o primeiro momento, o Login sempre se fez em Wayland:
-
Desisti de “unpinar” os aplicativos do Icons-only Taskmanager (e de tentar colocá-los no Quicklaunch). – É uma droga, mas, chega de perder tempo com isso!
-
Desabilitei aquelas notificações visuais das capturas de tela do KDE Spectacle – mas o Som que configurei, até hoje não se fez ouvir:
(Mas o VLC tá funcionando bem, mais canoro do que passarinho depois de comer alpiste).
-
Em algum lugar, desabilitei a centralização das janelas dos aplicativos ao serem abertos – e adicionei a regra de “lembrarem” a posição e o tamanho anterior. – Funciona bem (exceto qualquer nova instância do Gwenview, mas essa falha já existia no KDE 5). – Mas nunca mais consegui encontrar essas alterações, no KDE System Settings (e consta que continua “centralizado”).
-
Não encontrei “desligar tela” em Energy Saving. – Só opções de Dormir, Hibernar, Nanar, Emborcar, Desligar o PC, Bloquear (Lock). – Por sinal, Bloquear a Tela faz parte de outra seção.
Instalar?
Já tenho o “KDE Neon User Edition” – e é a única distro instalada em que consigo realizar 1 das (poucas) tarefas via Wine. – Quase não uso, mas preciso ter essa ferramenta pronta para uso, em caso de alguma emergência inesperada.
Foi complicado, conseguir que (pelo menos) 1 distro ficasse pronta para essa tarefa. – Por isso, desde 2020 me limito a fazer upgrade do KDE Neon. – Reinstalar, nem pensar!
Além disso, o Grub e / ou o UEFI Boot tem o péssimo hábito de confundir “Buntus” – KDE Neon e Mint, por exemplo. – Ok, atualmente, não tenho Mint instalado, mas ter 2 KDE Neon pode causar o mesmo problema.
To install or not to install – that is the question.
Uns “fetch” pra alegrar o dia: