Plasma 5.20 é lançada com várias melhorias e novidades

Nesta terça-feira (13) foi lançado o KDE 5.20, e foi mostrado alguma das melhorias que virão daqui para frente na DE. Aqui vamos dar uma “pincelada” pelas novidades, mas teremos uma matéria bem completona no blog feita pelo Jedi. [UPDATE, matéria completa]

Vamos começar com a apresentação que eles fizeram no post do blog deles, ficou muito show e isso é muito bom para quem vê o Plasma pela primeira vez, bola dentro do pessoal.

Depois eles falaram que “Ferramentas de todo dia como os painéis, o Gerenciador de tarefas, as Notificações e as Configurações do sistema foram todas refeitas para ficarem mais usáveis, eficientes e amigáveis.”

A primeira novidade foi o novo wallpaper, nominado de “A Concha” e que foi feito pelo Lucas Andrade.

No Gerenciador de Tarefas, teve uma repaginada e uma mudada no seu comportamento. Agora quando você tiver várias janelas do mesmo app aberto e estiver usando o estilo “somente ícones”, eles serão agrupados em um único ícone e quando clicar, você poderá percorrer as janelas abertas.

task-manager

Quem teve uma repaginada, foi a Área de notificações, que agora mostra os itens ali presente no formato de grade ao invés de uma lista, como era até então.

Outro ponto que teve melhorias foi o suporte para o Wayland, como por exemplo o Klipper (utilitário de área de transferência) e a colagem através do “clique do meio” já estão funcionando completamente no novo protocolo de servidor gráfico. O KRunner teve uma correção, que agora aparece no lugar certo quando usado com um painel no topo.

O suporte para mouse, touchpad e screencasting estão quase completos no Plasma 5.20. E também falaram no anuncio “O Gerenciador de tarefas exibe miniaturas de janela e no geral a área de trabalho inteira está mais estável e não sofre mais crashes mesmo que o XWayland quebre.”

Ótimas novidades pro Plasma 5.20, tomará que chegue logo nas distros.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

3 Curtidas

Vi vários comentários sobre problemas, esperei 2 dias.

Ontem à noite, atualizei no Arch. Várias configurações foram zeradas, mas levou pouco tempo para encontrar e refazer no System settings.

Hoje atualizei no KDE Neon, e achei mais polido. Minhas configurações quase não foram afetadas. ─ Mas por enquanto só fiz Logout / Login. ─ Ao sair, uma demora interminável para desmontar um velho SSD externo USB2 (“stop job is running”…)

2 Curtidas