Placas de vídeo da Nvidia funcionam no Linux? Ou apenas no Windows?

@kevinlucasilva

Oi, estava lendo um debate sobre SOs em um vídeo do youtube e no decorrer do devate haviam uns comentários que diziam que placas da Nvidia só funcionam no Windows e que nem no Mac funcionam direito, mas em outros canais e lives sobre Linux vi gente afirmando que usam Nvidia com Linux e que não tem problemas e que fuinciona direito sim; afinal funciona ou não fuinciona?

Rapaz, eu tinha um notebook da Dell de 2017 com placa Nvidia e o desempenho era um pouco abaixo do Windows, talvez também porque os jogos e o Proton estavam começando a se desenvolver, e isso foi entre 17/20, então, se algum outro colega puder compartilhar com você a experiência seria bem mais preciso como deve estar agora, ou dê uma olhada em alguns outros tópicos já existentes.

1 curtida

Movi sua dúvida para tópico próprio. :wink:

Primeiramente, sobre a questão do MacOS, já faz tempo que a Apple não utiliza hardware da Nvidia em seus computadores. Ou seja, o hardware gráfico é Intel, AMD ou, mais recentemente, da própria Apple (M1 ARM). Placas relativamente modernas da Nvidia não funcionam no MacOS porque não existem drivers, já que apenas computadores da Apple podem rodar o MacOS e, portanto, não há necessidade de oferecer suporte a hardware da Nvidia.

Não faz sentido afirmar que “hardware da Nvidia não funciona direito no MacOS”, já que esse suporte sequer existiu. Quem questiona isso é o pessoal que faz Hackintosh, ou seja, que utiliza de artifícios para instalar o MacOS em computadores não fabricados pela Apple, o que constitui violação aos termos de uso e pirataria.

Com relação ao Linux, a Nvidia utiliza uma aproximação diferente daquela adotada pelas outras fabricantes de hardware, especialmente ao comparar com a AMD. Enquanto drivers de bom desempenho para chips gráficos da AMD podem ser encontrados em formato open source, já incluídos no kernel, os drivers abertos para hardware da Nvidia são bem ruins. Isso ocorre porque a AMD em determinado momento liberou o acesso à documentação da arquitetura do hardware e incentivou o desenvolvimento dos drivers abertos, enquanto a Nvidia insistiu nos drivers fechados (ou seja, de código proprietário).

Isso não quer dizer, contudo, que hardware da Nvidia não funcione muito bem no Linux. Se sua placa de vídeo for razoavelmente moderna (arquitetura Maxwell - GTX 800 de laptop, GTX 900 de desktop ou superior), terá suporte a Vulkan e ao driver proprietário mais recente. Esse driver entrega o mesmo desempenho gráfico que seria obtido ao usar o driver de Windows.

Se sua placa Nvidia for uma RTX, você também terá acesso aos novos drivers “open source” (não são totalmente abertos, mas parcialmente), que prometem muitas melhorias para o futuro.

Problemas com drivers da Nvidia no Linux estão geralmente associados a placas mais antigas, que já foram descontinuadas - ou seja, não funcionam com o driver mais atual - e possuem suporte apenas parcial - ou nenhum suporte - ao Vulkan. Esses problemas giram em torno de compatibilidade dos drivers antigos com o kernel e outros pacotes, e não têm relação direta com o desempenho.

Inclusive, há algum tempo atrás, os drivers da AMD tinham péssimo desempenho no Linux, enquanto os drivers da Nvidia, apesar de serem proprietários, entregavam bom desempenho. Neste artigo de 2015, por exemplo, a recomendação era adquirir hardware da Nvidia para jogar no Linux: Why you should avoid AMD and get a Steam Machine with Nvidia's GeForce graphics | PCWorld

6 curtidas

Posso falar só por mim, claro, mas uso no Linux apenas NVIDIA desde 2012, sempre me atendeu muito bem.

2 curtidas

:star_struck::star_struck::star_struck::star_struck::star_struck:

O que? :astonished::astonished: O próprio criador que possibilitou esse fórum existir acaba de me responder… :scream_cat::scream_cat::scream_cat:

Apesar dele ser bastante ocupado o dio sempre foi bem comunicativo e sempre ajuda quando pode aqui no fórum.

2 curtidas

A GPU da Nvidia sempre me atendeu muito bem, mas poderia melhorar, ela lança um software que so tem para Windows que é o “GeForce® Experience” mas este software não é um driver, é um software que te possibilita tirar foto dos games e talz.

1 curtida