Olá amigos de plantão… a placa de rede wireless do notebook Itautec Infoway W7655 simplesmente parou de funcionar do nada, talvez após alguma atualização automática causou isso. O detalhe que ele tem um botão que ativa e desativa a placa wireless, teclando esse botão nada acontece. Formatei o notebook e na instalação do Linux Lite OS ele detecta a placa, mas não pede senha pra conectar na rede.
Olá. ![]()
Uma vez aconteceu comigo, em uma distro Linux, de após uma atualização do sistema operacional o Wi-Fi parar de funcionar.
Uma das coisas que fiz pra tentar resolver foi excluir resquícios de kernels antigos ainda instalados (tinha uns cinco ou seis, pelo que me lembro).
E isso, excluir resquícios de kernels antigos, resolveu o problema. As redes Wi-Fi voltaram a aparecer quando eu clicava no ícone de rede.
No seu caso, base Debian/Ubuntu, você pode ir no terminal:
dpkg -l | grep linux-image
Verifique os kernels antigos, e copie e cole com “ctrl + shift + c” e “ctrl + shift + v”sudo dpkg --purge linux-image-blá-blá-blá-generic
“linux-image-blá-blá-blá-generic” é o kernel antigo que você copiousudo update-grubousudo update-grub2- Reinicie o sistema (meio que isso não é uma solução pro modo live, isso é, quando está instalando o sistema, porque as configurações se perderão… Isso é para o sistema já instalado).
Não deixe apenas um! Deixe os DOIS mais recentes para fins de: manter uma margem de segurança para evitar problemas. Se o problema for o kernel mais recente, você mantém a opção de usar o segundo mais recente.
Geralmente essa tela deveria estar listando as redes Wi-Fi próximas, e não as especificações do seu adaptador de rede. ![]()
Não lembro de ter visto algo assim. ![]()
Espera! A placa Wi-Fi do seu dispositivo é uma realtek RTL8187B 802.11g!
Você mexeu nas configurações do seu roteador Wi-Fi? Mexeu naquela configuração que faz ele deixar de ser compatível com tecnologias Wi-Fi um pouco antigas? A tecnologia 802.11g é anterior ao Wi-Fi 4 (802.11n)…
Vale a pena dar uma olhada nas configurações do seu roteador! ![]()
Às vezes ele deixou temporiamente de estar compatível com essa tecnologia apenas por estar funcionando por muito tempo.
Desligue o roteador por uns momentos e deixe que esfrie um pouco… Verifique também se os cabos estão bem.conectados (já vi alguns casos, por exemplo, em que a conectividade iPv4 ou iPv6 se perderam e retornaram por essa causa).
Você pode também tentar usar seu smartphone pra ancorar (transferir conexão de rede Wi-Fi mesmo, mas pode ser rede móvel também) via cabo USB, seguindo as orientações desse vídeo:
- COMO COMPARTILHAR A INTERNET DO CELULAR PARA O COMPUTADOR (Bruno Siqueira - Simplificando Celular)
… e seguir com a instalação clicando na opção “instalar softwares proprietários/de terceiros”.
Se após concluir a instalação, as redes wireless ainda não estiverem aparecendo você pode...
… seguir as orientações desse outro vídeo - Linux Lite é base Debian/Ubuntu, então você pode usar o Synaptic - para instalar os pacotes relacionados/referentes aos drivers (ou “módulos do kernel”) correspondentes:
- O linux não instalou minha placa! Como instalar driver no Linux? (Drops Tech Linux)