E ai galera, tudo blz?
Recentemente comprei uma placa Rock Pi 4B+ para homelab, queria rodar server linux e docker.
A placa utiliza o sock RK3399, 4GB RAM, um emmc de 32GB, entrada para cartão SD, entrada para NVME, HDMI, P2, USB A 2.0/3.0 e USB C para alimentação.
O problema:
Ao ligar, a luz verde acende indicando que a energia está OK, mas a luz azul que indica que o sistema iniciou não acende, não aparece imagem, fiz vários testes com os sistemas disponíveis no site do fabricante mas nada funcionou, tentei com o Debian, Ubuntu, Armbian e Android, testei com diferentes monitores, cabos HDMI, com o emmc da placa com cartões SD diferentes e nada.
A fonte que uso é compatível com a placa e o cabo tem uma tela que mostra o consumo, nessa tela indica 15.0V, 2.9W e 0.2A e o chip esquenta como se estivesse funcionando em teoria, mas sem vídeo.
Queria saber se alguém aqui tem algum conhecimento com essas placas que possa me ajudar?
Olá!
Utilize uma font PD 30W de um smartphone para testar.
Confira as specs da placa pois 15V se é que está injetando 15V é além da especificação e pode ter queimado algum componente, ou tomara que não apenas a placa está se protegendo e não deixando ir adiante.
A fonte tem que ser auto negociável, mas se forçar um padrão constante de 15V pode dar ruim.
No USB-C o padrão 5V com corrente de sobra deve funcionar muito bem. Fora isso o PD 30W de 6 a 12V negociável.
Edit: Estranhamente no site oficial não fala da tensão de 15V, já em anúncios como na Amazon fala de PD 2.0 tendo a opção 15V. Porém não fica claro se é somente um descrição da fonte PD 2.0 que contém essa capacidade e é sabido ou se é um padrão que a placa suporta… e embora fale que funciona nos 5V 3A, fala que não é recomendado. Então é estranho pois no site oficial não vi nada dizendo o contrário sobre o 5V.
De qq forma vale ver verificar os padrões de alimentação e conferir bem certo isso.
Edit 2: Olhando aqui há diversas docs para essa família de SBC.
A Rock Pi 4B+ não usa o Rk3399 e sim um outro SOC atualizado. A Rock Pi 4B sim usa o Rk3399.
Confuso pois da doc no site atual só aponta para a nova versão e no site legacy que tem informações da modelo anterior.
https://wiki.radxa.com/Rockpi4
Daí parece que tem umas diferenças tipo a rk3399 aceita o PD que negocie até 15V, já a Pi4B+ com o RKOP1 parece que com o PD 2.0 negocia até 12V.
Enfim. Só quis trazer essa questão da fonte em si porque ficou confuso e a priori pensei que o não boot pode ser por causa de tensão errada.
Obrigado pela Resposta, a fonte atual é PD e pode entregar até 100W, na fonte consigo ver a voltagem em 15V quando está plugada na placa, no anúncio da placa era model B, mas ao olhar as imagens da placa no site da Radxa as únicas imagens que batem certinho com a placa é o model B+ por isso achei que fosse esse o correto, olhando o chip na placa está gravado RK 3399 e gravado na placa tem ROCK PI 4 PLUS V.1.73, essa placa tem os botões físicos que não vi nas outras e vem com o eMMC soldado na placa.
A família dessa placa teve muitas variações em curto tempo. Mas o cerne da placa se mantém até por uma questão de suporte amplo.
Agora, fiquei pensando se há alguma imagem de auto teste ou de boot para restabelecer eeeprom ou algo assim. Talvez uma conexão em modo de desenvolvimento que permite forçar certa situação como boot por usb ou só boot pelo eMMC.
Há alguma garantia? Tem com trocar se for o caso? Pode ser que a placa não esteja funcionando de fato. Algo similar aconteceu tempo atrás com um Raspberry Pi3 meu. No caso eu vacilei duplamente. Tinha um cartão com o sistema num Pi4 e na confusão eu iseri esse no Pi3, o problema é que ele estava pra fazer overclock. Ao mesmo tempo estava com uma fonte na bancada com tensão ligeiramente acima dos 5.1V que o barramento do Pi3 aceita de boa tava batendo quase 6V. Daí liguei e fui pegar algo… ele até começou a sequencia de boot, mas apareceu o termômetro na tela e deu boot e nunca mais deu boot novamente… Ai já imagina. Liga acende luz e tal, mas nada na tela.