Placa Nvidia Geforce MX130 2gb reconhece somente 1GB no Fedora

Olá pessoal, já faz um tempo que quando ligo o notebook no Fedora 35 minha placa só reconhace só 1GB de Vram, no Windows está ok. Estava usando as ultimas versões do Driver Nvidia, mas esta acontecendo cada fez mais esse problema, mudei para a versão 470xx e melhou um pouco, mas ainda acontece, para resolver reinicio o computador até reconhecer a quantidade certa de Vram.

X11 ou Wayland? @xterminator tu que o cara do Fedora

1 curtida

Pra eliminar uma triste possibilidade, teste em ambiente live (sugiro Manjaro pq ele traz drivers proprietários já na ISO). Se ainda assim acusar só um 1 GB, acredito que possa ter queimado um dos “pentes” (tá, não é bem isso - um dos chips de RAM, vcs entenderam). E não tenho ideia se isso é consertável

2 curtidas

Estou usando X11

1 curtida

Kkkkkk e Nvidia né, daí não tem mágica, se funciona corretamente no Windows o proprietário da placa tem que pedir suporte a fabricante que é famosinha na comunidade por ter péssimos drivers.
No POST reconhece o total ao iniciar o PC? Existe configurações no firmware para a quantidade de memória da placa?

Desinstalei o Driver 470xx e reinstalei a ultima versão disponível que é a 510.68.02, até então tudo ok. Vou testar ficar sem atualizar o Kernel do sistema por um tempo para ver o que vai dar.

Infelizmente está acontecendo no Windows também, acredito que seja hardware o problema. Uma vez achei que tinha acontecido no Windows, mas depois fiquei na dúvida se não tinha me confundindo, então não aconteceu mais. Porém agora aconteceu no Windows, no gerenciador de tarefas aparece 1GB e no CPU-Z também.

1 curtida