Placa mãe SOYO B550 Branca do aliexpress

Olá, primeiramente obrigado pelo espaço para relato e discussão.

Estou com problemas para instalar Ubuntu, na verdade qualquer distro, na placa mãe SOYO B550 branca.

O Live CD funciona.

Seja mais específico, por favor. Qual erro apresenta? Qual o resto da máquina? Só a placa mãe não quer dizer muita coisa. Ficamos no aguardo.

Olá, grato pelo retorno.
Estarei em casa mais tarde para conseguir enviar mais detalhes do erro específico, porém irei adiantar as especificações aqui:

processador : RYZEN 5 5600
placa mãe : SOYO B550 BRANCA
memória : CUSO 32GB ( 2X16GB ) 3600MHZ
armazenamento: 1 nvme 512gb xpg gen 3 - 1 ssd 1tb genérico china
placa de vídeo : NVIDIA GTX 1650 SUPER 4GB ASUS TUF

Consigo utilizar esse conjunto com Windows perfeitamente, sem erros.
No linux ocorre erro na instalação, porém no Live CD funciona.

tenho a mesma placa so que preta unica coisa diferente eu não uso gpu nvidia
o que deve ta causando o problema, outra coisa que fiz foi update do bios q veio bem dezatualizado desabilitei security boot e liberei o xmp resizeblebar.
Depois mostra os erros para ficar mais claro.

Sim, cheguei a fazer alguns ajustes como por ex a questão do secure boot , mas outros ainda não observei como o fast boot e uma possível atualização de Bios.

Com certeza tentarei esses caminhos também, muito obrigado.

1 curtida

A Bios dessa página de download é compatível com a placa mãe que tenho?

https://www.soyocn.net/2020/0615/2786.html

Retificando:

O link correto é o 梅捷科技

para versão SY B550 ARGB, que é essa Branca.

Tem que olhar na caixa ou no manual p ter certeza se flashar a bios errada pode dar muito ruim.
tenta instalar uma distro como o popos com driver da nvidia e ve se funciona antes de mexer na bios talvez não seja necessario update.
eu acho q seu bo é por causa da placa de video, se quiser outra distro tem como abrir um terminal e instalar io driver tambem so que dai é mais complicado.
https://iso.pop-os.org/22.04/amd64/nvidia/57/pop-os_22.04_amd64_nvidia_57.iso

Certo, vou seguir com os ajustes recomendados na bios sem fazer atualização por enquanto, e com a iso do pop-os.

Retorno em breve com os resultados.

Muito obrigado pelas dicas, independente do resultado já são de muita ajuda.

Sim eu pensei q a sua placa fosse a mesma q tenho so com a cor diferente ja q o nome é quase o mesmo mas pelo que vi no link da bios ela é um modelo novo e so tem uma atualização que não parece ter nada relevante, o bios da minha é o primeiro link q vc postou e veio bem atrazado por isso atualizei.

Entendi, tá com cara de ser coisa de config de boot mesmo. Você tentou alternar o boot entre Legacy, somente UEFI, CSM etc? Tenta desligar completamente o secure boot também e retorna pra gente o que houve. Chuto que fuçando nessas opções de boot você consiga instalar. Meu computador de mesa apresentava erro também na hora de instalar o Fedora especificamente, sempre travava no meio da instalação, aí fuçando nessas opções de BOOT consegui fazer instalar qualquer distro.

Começa ligando o modo de compatibilidade que seria esse CSM e vê como ele responde.

Olá, retornando com a solução encontrada:
Na Bios deixei tudo como UEFI, somente UEFI.
Na Bios ativei a opção NX Mode, fica nas configurações de CPU.
Secure Boot está ativo.

Fazendo essa alteração do NX Mode , o Linux instalou , testei 2 distros: Fedora e o Ubuntu que deixei instalado pois prefiro lidar com apt.

Quero agradecer imensamente ao apoio que tive aqui no fórum, em especial ao @sparrow e @EntusiastaDeVelharia , obrigado por dedicarem tempo em prol do problema que eu estava lidando.

3 curtidas

Show, que bom que resolveu!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.