Então galera, tenho uma asrock do modelo sitado e nao consigo conectar o pc por cabo quando instalo qualquer distro linux nele! Gostaria de saber como resolver o problema pois gostaria de deixar o mint como o sistema principal do meu PC! Abraços!!!
Dá uma olhada nesse tópico aqui: Instalação e preparo do Ubuntu 64 bits na placa mãe ASROCK N68-GS4 FX [Dica]
Se o problema for só a placa de rede, segundo o tópico você tem que instalar o driver:
C) Instale o driver da placa de rede Atheros AR 8171 :
sudo apt-get install build-essential linux-headers-generic linux-headers-uname -r
$ wget -O- http://linuxwireless.org/download/compat-wireless-2.6/compat-wireless-2012-07-03-pc.tar.bz2 | tar -xj
$ cd compat-wireless-2012-07-03-pc
$ ./scripts/driver-select alx
$ make
$ sudo make install
Você terá de baixar o driver de rede por um outro computador, ou pode usar um celular Android para gerar a rede e poder baixar o driver.
Infelizmente quando tento usar o codigo no terminal a conexão eh recusada pelo site!
Pelo que eu entendi olhando no google seu hardware é bem antigo e problemático. Não consegui achar um outro link pro driver. Aconcelho a trocar o hardware para um mais novo. Caso você faça questão de usar esse computador existem adaptadores de rede usb tanto para wifi como para conexão cabeada. Você pode também tentar pesquisar e ver se acha esse driver para poder instalá-lo. Tem mais uma coisa que você pode tentar, vai no painel de controle, em programas e atualizações e veja se lá detecta algum driver no repositório para instalar.
Então, consegui resolver esse problema com algo relativamente simples. Qualquer distro Linux tem conflitos com o chipset dessa MOBO. Quando instalei um Linux pela primeira vez, ele travava no desligamento e etc. Então desativei a rede na BIOS e resolvi a questão do desligamento. Como uso uma placa de vídeo grossa, ela cobre a segunda entrada PCI, então comprei na Amazon uma placa de rede off board PCI X1 compatível com Linux por 40 reais e resolvi meu problema.
release loki - No Ethernet on latest version - elementary OS Stack Exchange nesse link tem a solução e funcionou para mim!