Eu tenho um Dell Vostro 1400 antiguíssimo, processador Core 2 Duo T5470, 4GB de ram, 160 (?) GB de HD IDE (sim, IDE) e estava tentando restaurar ele pra usar como um computador que eu posso fazer “o que eu quiser” sem medo de estragá-lo.
O Ubuntu não é a melhor distro por ser pesada, mas havia escolhido-a por ser “noob” no Linux e ser a que achei mais coisa sobre esse notebook com Ubuntu, a maioria com versões antigas, 8.04/10.04/12.04. A placa de rede com fio dele funciona perfeitamente, mas a placa de wifi dele (acho que é a Broadcom) não funciona nem com ndiswrapper. Alguém saberia como me ajudar? Se pudessem, peço que também recomendassem outras distros mais leves e como usar essa placa de rede nelas.
Desde já agradeço.
Qual a saída do comando rfkill
?
Sugiro também seguir essas instruções:
Entre outras coisas, ele identifica o modelo exato da placa de rede, e o driver que o sistema (possivelmente) carregou para tentar fazê-la funcionar.
Estranho, os relatos do Linux-Hardware dizem que era para ter funcionado, mesmo em distros modernas.
Só não botei pq o teclado dele tá zoado e to usando o windows 7, msm estando MUITO LENTO, e então não consigo usar esse comando. Se vc procurar placa de rede wifi dell vostro 1400 ubuntu nao funciona, vc acha um monte de relatos.
Poderia me ajudar pfv?
Fico um pouco de mãos atadas para ajudar se não tenho informações do que está acontecendo na sua máquina, ainda mais que os relatos (tanto os de “funciona” quanto os de que “não funciona”) sugerem que há uma certa variação no chip exato de Wi-Fi incluído no hardware – fora a possibilidade (ainda que improvável, mas deve ser pensada se o computador é usado) de um ex-dono ter precisado trocar a placa Wi-Fi.
Não achei nenhum relato “recente” (com menos de 12 anos) de “não funciona”, e mesmo entre esses, há pelo menos 3 soluções:
- Instalar o pacote
firmware-b43-installer
pelo terminal e seguir os passos + usar o gerenciador de drivers do Ubuntu para forçar o driver de código aberto – parece ser a mais plausível de funcionar nos dias atuais - Duas opções de arquivo para o ndiswrapper.
Dados vindos de alguma ferramenta que gere relatórios detalhados do hardware e drivers no Windows poderiam substituir os comandos para Linux que citei (se eu não me engano, Arquivo
→ Exportar
no programa “Informações do Sistema” deve servir).