Placa de video no Mission Center

Minha placa de video não aparece no mission center…isso significa que ela não está instalada ou funcionando? estou com o monitor conectado via HDMI na placa de video

Aparece o modelo da GPU? aliás, qual é?
lspci -k | grep -EA3 'VGA|3D|Display'

Em um Intel HDGraphics de 4gen que tenho aqui (i7 4790k com integrado) também não mostrou a utilização, apenas frequência:

No meu caso não aparece nada…não consta na lista dos hardwares instalados…estou usando um drive genérico e não um da Nvidia…será por isso?

Instala o driver opensource da nvidia

posso instalar por cima do genério ou tenho que desinstalá-lo primeiro? e como faço pra desinstalar o genérico caso precise?

Qual é o hardware do seu computador?

O que você chama de “genérico”?

NVIDIA Corporation GF119 [GeForce GT 610]
generico do proprio linux…driver: nouveau…nouveau gpu: nouveau
quando instalei o mint 22 na hora de instalar o driver da placa perguntava se eu queria o recomendado da Nvidia ou esse nouveau…acabei apertando ele sem querer…

baixei um drive da Nvidia…
Captura de tela de 2024-10-28 20-52-54
apareceu assim no gerenciador de drivers…
Captura de tela de 2024-10-28 20-54-42
e então deu esse erro…

pra piorar…reiniciei o pc e perdi o a imagem de video…precisei fazer backup retirando o ssd do sistema e colocando no notebook

Não sou usuario do mint mas creio que seria isso:

apt update
apt install nvidia-legacy-390xx-driver firmware-misc-nonfree

Qualquer coisa confere o wiki do debian, pega a versão na qual seu mint é baseado
https://wiki.debian.org/NvidiaGraphicsDrivers#Version_535.183.01

Sua placa de vídeo é baseada na arquitetura Fermi e o último driver da Nvidia suportado é o 390. Ele não está nos repositórios de quase nenhuma distro atual porque já não é suportado pela Nvidia há muito tempo e precisa de patches trabalhosos para funcionar com versões atuais do kernel Linux.

A única opção para o seu computador é usar o Nouveau. Ele não é “genérico”, mas sim totalmente open source, desenvolvido pela comunidade. E ele tem limitações, como esta que você descreveu no tópico, além de desempenho inferior (mas imagino que essa placa não seja usada para jogos).

Se seu computador possuir vídeo integrado, é provável que ele seja melhor que a GT 610 Fermi.

O driver parcialmente open source da Nvidia está disponível apenas para placas bastante atuais (a partir da arquitetura Turing).

4 curtidas

valeu amigo

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.