Olá, ouvi a palavra do Sr. Torvald através do pastor Dio e resolvi começar minha transição para o Linux. kkkkkkk.
Bem, instalei o Pop os versão 20.04 LTS já com drivers da Nvidia e estou tendo o seguinte problema: Tudo que eu abro no monitor principal (conectado à minha GPU dedicada) que não seja o sistema é executado lento, travando. Quando eu passo para meu outro monitor (conectado ao vídeo onboard da placa mãe) roda normal.
Já tentei instalar o driver mais recente para minha placa (driver 510) mas isso resultou nela não dar vídeo no pop os, então voltei ao driver que vinha por padrão (o 470), o vídeo voltou, mas continua lento.
Anteriormente tentei outras distros:
Mint, que mesmo instalando drivers não dava vídeo ou dava todo embaralhado exceto pelo cursor do mouse.
e Lite, que que dava vídeo, mas que ao maximizar vídeos (no monitor principal) os deixava em baixo fps e a steam rodava lentamente como descrito no caso do pop os.
Minha config é:
Fx-6300
8Gb de RAM (antes era 12, mas recentemente um pente deu defeito)
e uma GTX 1650 Super
Pretendo fazer upgrade daqui a alguns meses.
Olá, venho informar que descobri a fonte do problema. Se tratava de hardware defeituoso, ambos os meus pentes de memória ram estavam com defeito, mas um deles ainda possibilitava usar a maquina.